domingo, 26 de julho de 2009

Dicas de fotografia

Glossário Digital-Parte III

Digitalização: processo no qual converte-se imagens convencionais em arquivos com extensão de bitmap.
Disco flexível: antigos diskets, que é um disco magnético para armazenamento de dados.Pouco utilizado no processo de imagens, pois possui pequena capacidade de armazenamento, 1.44 mb.
Disco Jaz: Meio de armazenamento desenvolvido pela IOMEGA, no qual podemos uma grande quantidade de dados.Pode ser definido por um disco rígido acondicionado em um cartucho.
Disco magnético-óptico: Meio de armazenamento de dados que utiliza as duas tecnologias, magnética e óptica,.
Dropout: é omais comum problema de vídeo.Partículas de metal desprendem-se da camada de óxido que recobre a superfície do tape, produzindo ruído eletrônico na imagem e problemas de sincronismo.
DPI: (dots per inch) ou ponto por polegada.Unidade para medir resolução da entrada da imagem.Refere-se a quantidade de pixels que estão dispostos em uma polegada.
Dye sublimation: processo de impressão no qual os pigmentos de cores são aplicados a um papel base, através da sublimação dos mesmos.
Espectro visível: parte do espectro eletromagnético o qual é visível ao olho humano.
Feather: efeito digoital usualmente aplicado para atenuar áreas de transições entre imagens.
Filtros digitais: Algoritimos matemáticos que podem aplicados a imagens , visando obter determinados efeitos.Nitidez, polarização, neblina, dentre vários.
Fotomultiplicador: dispositivo eletrônico fotosensível, superior ao CCD, principalmente nas áreas de sombra.Este tipo de sensor está presente somente em scanners de cilindro, destinados ao mercado gráfico.
Fireware: Porta de conexão de alta velocidade para a transmissão de grande quantidade de dados.O fireware, também conhecido como ilink, está a um passo a frente do USB, devido a alta taxa de transferência, 420 mb por segundo contra 12 mb por segundo na conexão USB.
Firmware: sistema operacional das câmeras digitais.As câmeras DSLR ou profissionais precisam de constantes atualizações.
Gravador de filme: equipamentos destinados a efetuar a sensibilização de filmes ou chapas fotográficas, atrvés de arquivos digitais.Existem basicamente dois segmentos, CRT e LASER.
Highlight: área de altas luzes da imagens.
Histograma: gráfico disponível em câmeras digitais ou programas de edição de imagens onde é possível visualizar a exposição e fazer ajustes de contraste, densidade e brilho.Muito útil.
Interpolação: método usado por softwares de imagens quanto em algumas câmeras digitais para aumentar o número de pontos e consecutivamente a resolução da imagem.O processo consiste na criação de novos pixels baseados nos valores dos pixels vizinhos.
IDE: ( intregated drives eletronics), padrão adotados em discos rígidos que possuem a controladora integrada diretamente na placa de circuitos controle mecenismo.
ISO: nas câmeras digitais a sensibilidade a luz depende dos sensores, CCD ou CMOS.Uma das vantagens das câmeras digitais é poder escolher o ISO a cada foto, ou seja, você determina com base na luz fornecida no ambiente o "quanto quer clarear a imagem", ISO digital mais alto pode fazer surgir "ruídos" ou impurezas eletrônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.