domingo, 19 de julho de 2009

Glossário Digital - Parte II

Bit: unidade básica de informação.No sistema binário podemos representar apenas dois valores, 0(zero) e 1(um).
8 bits = 1byte
1024 bytes = 1Kb
1024 kybytes = 1megabyte
1024 megabytes = 1gigabyte
1024gigabytes = 1terabyte

Bitmap: uma imagem em bitmaps é aquela que registramos as informações (cor e posicionamento) de cada pixel, utilizando uma matriz bidimensional(mapa x,y).

BMP: formato de gavação de arquivos, difundido pela Microsoft, no qual as informações são gravadas utilizando um "bitmap".

Byte: conjunto de 8 bits.

Buffer: é um dispositivo que funciona como a memória RAM da câmera digital onde as imagens ficam temporiariamente arquivadas antes de serem gravadas no cartão de memória.É responsável pelo recurso de fotos sequenciais, poi trata-se de uma memória extremamente rápida, permitindo que o tempo entre um disparo e outro seja curto.

Burst Mode ou Continuous Mode: modo de disparo contínuo, para capturar várias imagens consecutivas, apertando o disparador uma única vez.Indicado para fotos de ação e movimento.

Canvas: em alguns softwares o canvas refere-se ao tamanho da imagem.Em outros, refere-se a uma funçaõ na qual podemos ajustar o tamanho da imagem sem altera-la, ou seja, adicionando bordas.

Cartão de armazenamento: cartão de memória, utilizado para armazenar as informações digitais.

CCD(charge couple device): dispositivo eletrônico feito de milhões de pequenos sensores (fotocélulas), que converte a energia luminosa em impulsos elétricos.Funciona como uma espécie de olho da câmera digital.

Clone: ferramenta presente na maioria dos programas de manipulação de imagens, a qual é utilizada para fazer cópias fiéis de determinadas regiões da imagem.

CMOS ( complementary metal oxide semiconductor): sensor alternativo ao "CCD", é mais barato.É considerado menos eficiente que o CCD, entretanto apresenta menor consumo de energia.

CMYK: espaço de cor na qual são utilizadas as cores subtrativas.Ciano, magenta e amarelo, aliadas ao preto.Padrão de imagem aplicado às impressões em gráficas.

Compact Disk: popularmente conhecido como CD, serve para armazenar dados.CD-R, permite apenas uma gravação, CD-RW, permite várias.

Compressão de Arquivos: processo de redução do tamanho dos arquivos em bytes.Programas de compressão são utilizados, WINZIP, WINRAR, são os mais populares.

Conversor analógico digital: dispositivo usado em câmeras digitais e scanners para quantificar as cargas elétricas registradas pelo CCD.Converte o sinal analógico para o digital.

Cropping: processo de corte de uma imagem digital.

CRT: tudo de raios catódicos.Trata-se dos tubos utilizados nos monitores de vídeo.

Cursor: objeto gráfico que possui normalmente o formato de seta, permitindo identificar a posição do mouse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.