sábado, 25 de julho de 2009

Os brutos também amam (Shane)


Direção:George Stevens.
Roteiro: A.B. Guthrie Jr.
Música: Victor Young.
Fotografia: Loyal Griggs.
Elenco: Alan Ladd, Jean Arthur, Van Heflin e Jack Palance.
Gênero: Faroeste.
E.U.A. - 1953
Nota: 9,5







Sinopse
Um misterioso pistoleiro (Shane) chega a um local do velho oeste onde vivem uma família de colonos composta por mãe e filho, que está sendo ameaçada por um grande fazendeiro local, a deixar suas terras.Shane, passa a ser o anjo protetor desta família, conquista a ternura da mulher e o afeto do garoto, derrotando o demoníaco rancheiro.

Comentário.
"Shane", que o título em português, lamentavelmente é "Os brutos também amam", é um dos melhores filmes de faroeste de todos os tempos, com componentes na estória que foram copiados em muitos filmes que vieram depois dele, por exemplo: desconhecido com um passado duvidoso, mas que ajuda estranhos, criança com papel relevante e duelo bem definido no final entre o bem e mal entre outros que foram usados em filmes de diversos gêneros.
A fotografia do filme é excepicional, a tal ponto que poderíamos pensar que teria sido feito com computação gráfica, recurso impensável para a época, porém foi o resultado de um árduo trabalho, meticuloso, com muita paciência para aguardar os melhores momentos para gravar.O filme é extremamente rigoroso e acadêmico, com tudo devidamente planejado e no seus devidos lugares.
As atuações são excelentes com destaque para atuação da criança ( Joey Brandon).
É um clássico filme de faroeste com duelos a tiros, brigas com socos e mocinho (vestido com roupas claras) e bandido ( com roupas escuras), porém a violência é usada como último recurso e os tiros também são poucos.
Shane dá uma visão poética, lírica e nostálgica do velho oeste e é embalado por uma emblemática trilha sonora de Victor Young.Fica gravado em nossa memória a frase do garoto "Came back Shane!".
Um filme que é muito bom de assistir, chegando a ser tocante e pricipalmente marcante.
Curiosidade: Jack Palance na época do filme assinava seu nome ainda como Walter Jack.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.