domingo, 23 de agosto de 2009

Dicas de fotografia: composição

Nesta postagem vou dar dicas de como tirar suas primeiras fotografias, o que deve-se levar em conta para melhorar suas fotos.
Sei que na última postagem dei dicas da compra da primeira câmera e que agora deveria mostrar como configurá-la, mas resolvi inverter as informações, tendo como base algo que aprendi de um professor.Ele dizia que a fotografia começava na cabeça, ou seja, primeiro escolhemos o que fotografar, depois como fazê-lo, para então finalmente apertar o botão.E é isso que farei.

Fotografia: Conceitos básicos.
Para evitar fotos tremidas.

1. Segure a câmera com firmeza, com as duas mãos, uma na lateral e outra embaixo da máquina.
2. Mantenha os cotovelos o mais próximo do tronco, para conseguir mais estabilidade.
3. Segure a respiração na hora de apertar o botão.
4. Não hesite de apoiar a câmera em uma superfície firme, seja na mesa que está usando ou na parede ao seu lado.
5. Pressione o disparador com muita delicadeza.

Sempre preste atenção ao fundo de sua foto.
Evite algumas situações

1. Quando for fazer uma foto de alguém no centro da cidade, não permita que um prédio desponte da cabeça dele.
2. Não fotografe uma pessoa com uma paisagem ao fundo e o horizonte lhe saindo pelas orelhas.
3. Quando fotografar alguém pescando, enquadre a cena com o lago ao fundo e não com o carro estacionado ao lado do lago.
4. Quando fotografar um parente em festa de aniversário, assegure-se que a placa de saída de emergência do restaurante não tire a atenção do bolo.
5. Quando fotografar uma criança jogando futebol, escolha uma posição em que apareçam as árvores do parque, e não o ginásio cinzento e feio atrás da imagem de ação que você deseja fazer.
6. Quando roubar uma foto da sua amiga tomando sol na praia, espere até que o homem que passeia com o cachorro atrás dela saia de cena.
7. Ao fotografar pessoas, observe se no fundo do plano existe qualquer objeto que vá despontar na cabeça das pessoas, formando chifres ou grandes orelhas.

Regra dos Terços

Esta regra não foi criada por fotógrafos, mas por pintores os quais descobriram a séculos que utilizando-se deste recurso, suas imagens ficavam mais fortes e harmoniosas.
É simples, divida a cena que quer fotografar em duas linhas horizontais e duas verticais, como se fosse um jogo da velha.Agora coloque o que você acha importante em sua foto na intersecção destas linhas e se for fotografar paisagens sempre deixe a linha do horizonte alinhada na primeira ou segunda linha horizontal.
Veja as fotos ao lado

Aqui estão apenas algumas dicas sobre conceitos básicos de posicionamento e composição em suas fotografias, mas que se seguidos melhorarão consideravelmente suas fotos.
E, lembre-se, uma boa foto começa a ser tirada na cabeça do fotógrafo.
Sigam este lema: "Pense, olhe, aperte o botão."

Boas fotos!

Livro utilizado como base:"Guia completo de fotografia"-National Geographic



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.