sábado, 29 de agosto de 2009

Uma Rua Chamada Pecado

Título original: A Streetcar Named Desire.
Direção: Elia Kazan.
Roteiro: Oscar Saul, baseado em peça de Tennessee Williams.
Produção: Charles K. Feldman.
Edição: David Weisbart.
Música: Alex North.
Fotografia: Harry Stradling Jr.
Elenco: Vivien Leigh, Marlon Brando,Kim Hunter,Karl Malden e Rudy Bond.
Genêro: Drama teatral.
E.U.A.-1951.

Nota: 10

Sinopse

Blanche DuBois, que é uma mulher frágil e neurótica, vivida por Vivien Leigh de "O vento Levou", vai visitar sua irmã que está grávida, em Nova Orleans, em busca de um lugar onde possa morar, pois após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Sua vinda vai afetar fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado, vivido por Marlon Brando e a sua própria vida.

Comentários

Este filme, para quem gosta da arte em seu sentido mais amplo, é a referência mais sólida que se possa ter do sublime.
A sua força reside principalmente na união das três formas de arte: cinema, literatura e teatro.História baseada no livro de Tennessee Williams, adaptada para o teatro e filmada quase na íntegra.
O filme lança um jovem ator que se tornaria o maior símbolo que o cinema americano já produziu: Marlon Brando.
Para aqueles que querem saber o porquê que este ator é o maior de todos os tempos, neste filme terão a resposta.Sua atuação juntamente com a Vivien Leigh, é uma aula, das melhores de interpretação.
A primeira aparição de Brando é estonteante, cheia de carisma, virilidade e sensualidade.Ele interpreta Stanley Kowalski, polonês, não muito inteligente, bruto e que aparece falando com a boca cheia, camiseta colada ao corpo, dando o aspecto brutalmente selvagem que o personagem pedia.Seus ataques de fúria, seu desprezo pela personagem de Vivien,seus olhares de arrependimento para a sua esposa são demontrados de forma majestal e profunda.Destaque vai para a cena que ficou muito conhecida e que é realmente forte e emocionante.Stanley grita por Stella, chamando-a para supostamente pedir-lhe perdão. É um grito forte, do âmago de seu ser.
A atuação de Vivien também é linda, pois representa as loucuras de sua personagem de forma poética e triste.Ela conseguiu captar toda a essência decadente, perdida e mostrá-la de uma forma que se ficasse em vários momentos com pena da personagem.
A trilha sonora, indicada ao Oscar, de Alex North ficou lendária e conseguiu dar o clima poético e dramático que a produção exigia.Um primor.
A direção de arte e fotografia, ambas indicadas ao Oscar, são excelentes.
De maneira estranha Brando não ganhou o Oscar por este filme, sem sombra de dúvida, a melhor atuação daquele ano, mas ganhou dois anos mais tarde por "Sindicato de Ladrões".
Das adaptações feitas para o cinema, tendo como base peças clássicas da literatura americana, esta é sem dúvida a melhor.Justifica a fama que o diretor Elia Kazan tem como renovador do teatro e cinema.

Curiosidades

A atriz Jessica Tandy, foi inicialmente a indicada para interpretar a personagem Blanche DuBois em "Uma Rua Chamada Pecado", pois já havia interpretado o papel na Broadway. Entretanto, Vivien Leigh terminou ficando com o papel devido a questões de bilheteria, pois o nome de Leigh atrairía mais público aos cinemas do que o de Tandy.

Olivia de Havilland chegou a ser contactada para assumir o personagem Blanche DuBois, ainda antes da contratação de Vivien Leigh, mas terminou recusando o papel.

Todos os atores de "Uma Rua Chamada Pecado"já haviam interpretado os mesmos papéis na Broadway. A exceção fica por conta de Vivien Leigh, que havia interpretado Blanche DuBois em Londres apenas.

Na época de seu lançamento, foi exibido com 3 minutos a menos, devido a cenas censuradas na época.

A tradução literal, para o português, do título original é: "Um bonde chamado desejo", que seria muito boa e fiel a estória, mas criadores de títulos no Brasil à época não acharam.

Oscar de melhor ator coadjuvante (Karl Malden).
Oscar de melhor atriz (Vivien Leigh).
Oscar de melhor atriz coadjuvante (Kim Hunter).
Oscar de melhor direção de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.