sábado, 18 de julho de 2009

Cinema Paradiso

Direção e Roteiro:Giuseppe Tornatore
Fotografia:Blasco Giurato
Música:Enio Morricone, Andrea Morricone
Ano:1990-Itália,França
Elenco:Philippe Noiret
Jacques Perrin
Salvatore Cascio
Marco Leonardi
Gênero:Drama
Nota:9,0









Sinopse:Salvatore, importante diretor e produtor de cinema recebe uma ligação de sua mãe comunicando a morte de um certo Alfredo.Ficando muito perturbado ele começa a recordar sua infância numa pequena cidade do interior da Sicília, Giancaldo, onde Alfredo é projecionista da única sala de cinema do local e herói de Salvatore quando este era apenas um menino.Adolescente é encorajado por Alfredo, a quem ele salvou de um incêndio no cinema, a deixar a cidade para buscar a realização de seus sonhos.

Este é o primeiro artigo sobre filmes clássicos e dentre várias escolhas possíveis para comentários, tais como: "Cidadão Kane","E o vento levou", "As vinhas da ira", "Casablanca", e a lista segue por grandes maravilhas da sétima arte, este foi escolhido por uma característica marcante e pilar central de sua estória, que é o amor ao cinema.
O filme de uma maneira poética, dá uma aula sobre a história do cinema, mostrando como eram projetados os filmes, algumas características técnicas, como eram as salas de exibição e como era realizada a "censura" ou literalmente cortes à algumas partes do filme.Ele foi muito bem produzido com excelente roteiro, música e grandes atuações.
Em síntese, é um filme imperdível, gostoso e fácil de assistir.
Curiosidade: este filme fez sucesso no mundo inteiro ganhando o Oscar de melhor filme estrangeiro, mas em sua terra natal, Itália, foi um fracasso de bilheteria.


quinta-feira, 16 de julho de 2009

Jean Charles

Direção:Henrique Goldman
Roteiro:Henrique Goldman
Marcelo Starobinas
Elenco:Selton Mello, Vanessa Giácomo, Daniel Oliveira, Luis Miranda, Patrícia Miranda, Sidney Magal.
Sinopse:Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Jean Charles, o brasileiro assassinado pela polícia britânica no metrô de Londres.





Comentário:


Não tenho muito a dizer sobre este filme que em um contexto geral foi fraco.Tenho somente algumas indagações a fazer.
Por que este filme foi lançado na mesma época de lançamento das grandes produções americanas?E com outros filmes do próprio ator Selton Mello?
Não gostei de como começou o filme dando a idéia de os brasileiros serem "espertos" e os britânicos não.Se a proposta era homenagear Jean Charles, isto deu um aspecto negativo ao personagem.
O filme focou muito pouco quem foi a pessoa "J.Charles" em detrimento de sua prima, vivida pela atriz Vanessa Giácomo.
Em síntese, o filme diz pouco e limita sobremaneira a capacidade de atuação de Selton Mello


quarta-feira, 15 de julho de 2009

Acontece...

Na onda das adaptações de HQs para o cinema, a atriz Natalie Portman, interpretará a enfermeira Jane Foster no filme de Thor. O papel do herói fica por conta de Chris Hemsworth. A previsão é que o longa chegue às telonas em maio de 2011.

Você sabia?

Que os cinemas brasileiros são obrigados a reservar parte de sua programação para filmes nacionais, numa determinação do governo chamada "cota de tela"?
Foi estipulada pelo Decreto da União 6325 de 2007 e regulamentada pela Intrução Normativa 67, que estabelece um número mínimo de dias e diversidade de títulos fixados para cada local.
O ato visa promover a auto-sustentabilidade da indústria cinematográfica nacional.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dicas para casa

Para parar o barulho infernal de uma simples goteira em uma torneira quebrada , basta amarrar uma linha que saia da boca da torneira e vá à base da pia.As gotas seguirão pela linha e não haverá mais o barulho.

domingo, 12 de julho de 2009

Frases da semana

"A verdade é a coisa mais preciosa que temos.Economizemo-la."
Mark Twain
1835-1910
Escritor americano


"A natureza e os livros pertencem aos olhos que os vêem."
Ralph Waldo Emerson
1803-1882
Poeta americano

"Tolerância significa desculpar os defeitos dos demais; tato, não reparar neles."
Arthur Schnitzler
1862-1931
Dramaturgo austríaco

Dicas de fotografia

Glossário Digital


Primeiro artigo de uma série para ambientar os leitores as palavras mais utilizadas no campo da fotografia digital.
Acrobat. Aplicativo desenvolvido pela ADOBE que gera arquivos em PDF(portable document format).Podem ser visualizados pelo ACROBAT READER ou programas similares, em qualquer computador, independente de plataforma, sistema operacional ou tipo de fonte.
Artifact-distorção de cor que pode afetar uma imagem JPEG com alta taxa de compressão.O defeito é perceptível como um halo branco ou preto ao redor das áreas constrastadas da imagem.Este problema ocorre devido uma má interpretação da informação da imagem durante o processo de compressão do JPEG.
Arquivo digital-conjunto de informações as quais podem ser, planilhas, textos, imagens e etc..Usualmente os arquivos são armazenados em mídias ópticas(CD-R, CD-RW, DVD-R, etc.) ou magnéticas(Disco Rígido do computador, ZIP DISK, disquete)
Balanço de branco-Recurso destinado a pré-ajustar o equipamento em relação a iluminação utilizada.Tem o branco como referência.Muito importante.


Sinopse

"A proposta" com Sandra Bullock, expõe o conflito entre o lado pessoal e o profissional de uma executiva canadense que intima um de seus funcionários a casar-se com ela, com o objetivo de conseguir o visto de permanência nos Estados Unidos.

Com um agente da imigração na cola dos dois, o “casal” é obrigado a comportar-se como tal, inclusive envolvendo suas famílias na farsa. Com o tempo, porém, a dupla acaba se apaixonando de verdade, e precisam lidar com essa situação conflituosa.