sábado, 25 de julho de 2009

Os brutos também amam (Shane)


Direção:George Stevens.
Roteiro: A.B. Guthrie Jr.
Música: Victor Young.
Fotografia: Loyal Griggs.
Elenco: Alan Ladd, Jean Arthur, Van Heflin e Jack Palance.
Gênero: Faroeste.
E.U.A. - 1953
Nota: 9,5







Sinopse
Um misterioso pistoleiro (Shane) chega a um local do velho oeste onde vivem uma família de colonos composta por mãe e filho, que está sendo ameaçada por um grande fazendeiro local, a deixar suas terras.Shane, passa a ser o anjo protetor desta família, conquista a ternura da mulher e o afeto do garoto, derrotando o demoníaco rancheiro.

Comentário.
"Shane", que o título em português, lamentavelmente é "Os brutos também amam", é um dos melhores filmes de faroeste de todos os tempos, com componentes na estória que foram copiados em muitos filmes que vieram depois dele, por exemplo: desconhecido com um passado duvidoso, mas que ajuda estranhos, criança com papel relevante e duelo bem definido no final entre o bem e mal entre outros que foram usados em filmes de diversos gêneros.
A fotografia do filme é excepicional, a tal ponto que poderíamos pensar que teria sido feito com computação gráfica, recurso impensável para a época, porém foi o resultado de um árduo trabalho, meticuloso, com muita paciência para aguardar os melhores momentos para gravar.O filme é extremamente rigoroso e acadêmico, com tudo devidamente planejado e no seus devidos lugares.
As atuações são excelentes com destaque para atuação da criança ( Joey Brandon).
É um clássico filme de faroeste com duelos a tiros, brigas com socos e mocinho (vestido com roupas claras) e bandido ( com roupas escuras), porém a violência é usada como último recurso e os tiros também são poucos.
Shane dá uma visão poética, lírica e nostálgica do velho oeste e é embalado por uma emblemática trilha sonora de Victor Young.Fica gravado em nossa memória a frase do garoto "Came back Shane!".
Um filme que é muito bom de assistir, chegando a ser tocante e pricipalmente marcante.
Curiosidade: Jack Palance na época do filme assinava seu nome ainda como Walter Jack.


quinta-feira, 23 de julho de 2009

Estréia

Holloween-O início.

Direção: Rob Zombie.
Roteiro: Rob Zombie baseado em roteiro de John Carpenter e Debra Hill.
Música: Tyler Bates.
Fotografia: Phil Parmet.
Elenco: Malcolm Macdowell, Scout taylor-Compton, Tyler Mane.
Gênero: Terror.
E.U.A-2007.
Estréia: 24/07/2009.






Sinopse

Aos 10 anos, Michael Myers é um garoto problemático e excluído por todos.Sua mãe é uma stripper de um clube local e vive brigando com o namorado.Para descontar sua raiva do mundo, Michael desconta sua raiva nos animais até que um dia o diretor da escola descobre e informa a sua mãe que ele tem tendências psicopatas.Numa noite de halloween, fantasiado com uma de suas máscaras preferidas, ele perde totalmente o controle, assassina todos numa casa e vai parar num reformatório para crianças.Depois de ficar recluso por 17 anos, ele foge da instuição e retorna a cidade natal buscando por vingança e qualquer um que cruzar seu caminho estará em perigo de vida.







quarta-feira, 22 de julho de 2009

Acontece

II Festival Paulínia de Cinema.

"Só dez por cento é mentira", de Pedro Cézar, foi escolhido o melhor documentário.Entre os filmes de ficção, o prêmio foi para "Olhos Azuis", de José Joffily."Timing", de Amir Admoni e "Spectaculum", de Juliano Luccas, ganharam como melhores curtas nas categorias nacional e regional, respectivamente.
fonte: uol

Você sabia?



Que o rei Roberto Carlos é o primeiro e único artista latino-americano a vender mais discos que os Beatles?

São mais de 70 milhões de cópias em todo mundo.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Dicas de informática

Segurança on-line.Parte I
A internet facilita a vida das pessoas em muitos aspectos, porém abre uma série de portas para a atuação de criminosos.Para que estes tenham êxito em suas ações é necessário o máximo possível de informações sobre suas vítimas e a internet é meio mais rápido e fácil de consegui-las.Por isso aqui vão algumas dicas para você, dentro do possível , manter-se seguro na rede.

1) Cuidado com blogs ou fotologs.
Evite informar:
a) lugares que visita com frequência.
b) sua situação financeira.
c) onde voce mora ou estuda.
d) onde trabalha e seu cargo.
e) seu telefone.

2) Cuidado com sites relacionamento social.Ex.Orkut.
Valem as mesmas regras anteriores.

3) Mude regularmente suas senhas.

4) Evite mandar currículos para várias empresas.
Tente saber sobre a política de privacidade de dados da empresa.

5) Cuidado com sites que solicitam muitas informações pessoais.
Pricipalmente dados de documentos.
Na próxima semana será publicada a parte final destas dicas.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Dicas para casa

Copo encaixado sobre outro, ficando preso.
Existem duas soluções para o problema:

1ª) Role os dois copos sobre uma superfície, em movimentos para frente e para trás, exercendo média pressão nos copos.Se eles não estiverem muito presos isto bastará para solta-los.

2ª) Encha o copo de cima com água fria e, ao mesmo tempo, coloque o copo debaixo em água quente.O calor expandirá o copo e a água fria evitará que o outro também se expanda, saindo facilmente.Cuidado com o manuseio de água quente, evitando queimaduras.

domingo, 19 de julho de 2009

Frases da semana

"Todo mundo fala de progresso, mas ninguém sai da rotina."
Émile de Girardin
1806-1881
Jornalista francês

"Quase todos sabem começar, o difícil é colocar um fim."
George Bernand Shaw
1856-1950
Dramaturgo irlandês

"O jornalismo é o deslumbramento da notícia."
Gabriel Garcia Márques
1928-
Escritor colombiano

Glossário Digital - Parte II

Bit: unidade básica de informação.No sistema binário podemos representar apenas dois valores, 0(zero) e 1(um).
8 bits = 1byte
1024 bytes = 1Kb
1024 kybytes = 1megabyte
1024 megabytes = 1gigabyte
1024gigabytes = 1terabyte

Bitmap: uma imagem em bitmaps é aquela que registramos as informações (cor e posicionamento) de cada pixel, utilizando uma matriz bidimensional(mapa x,y).

BMP: formato de gavação de arquivos, difundido pela Microsoft, no qual as informações são gravadas utilizando um "bitmap".

Byte: conjunto de 8 bits.

Buffer: é um dispositivo que funciona como a memória RAM da câmera digital onde as imagens ficam temporiariamente arquivadas antes de serem gravadas no cartão de memória.É responsável pelo recurso de fotos sequenciais, poi trata-se de uma memória extremamente rápida, permitindo que o tempo entre um disparo e outro seja curto.

Burst Mode ou Continuous Mode: modo de disparo contínuo, para capturar várias imagens consecutivas, apertando o disparador uma única vez.Indicado para fotos de ação e movimento.

Canvas: em alguns softwares o canvas refere-se ao tamanho da imagem.Em outros, refere-se a uma funçaõ na qual podemos ajustar o tamanho da imagem sem altera-la, ou seja, adicionando bordas.

Cartão de armazenamento: cartão de memória, utilizado para armazenar as informações digitais.

CCD(charge couple device): dispositivo eletrônico feito de milhões de pequenos sensores (fotocélulas), que converte a energia luminosa em impulsos elétricos.Funciona como uma espécie de olho da câmera digital.

Clone: ferramenta presente na maioria dos programas de manipulação de imagens, a qual é utilizada para fazer cópias fiéis de determinadas regiões da imagem.

CMOS ( complementary metal oxide semiconductor): sensor alternativo ao "CCD", é mais barato.É considerado menos eficiente que o CCD, entretanto apresenta menor consumo de energia.

CMYK: espaço de cor na qual são utilizadas as cores subtrativas.Ciano, magenta e amarelo, aliadas ao preto.Padrão de imagem aplicado às impressões em gráficas.

Compact Disk: popularmente conhecido como CD, serve para armazenar dados.CD-R, permite apenas uma gravação, CD-RW, permite várias.

Compressão de Arquivos: processo de redução do tamanho dos arquivos em bytes.Programas de compressão são utilizados, WINZIP, WINRAR, são os mais populares.

Conversor analógico digital: dispositivo usado em câmeras digitais e scanners para quantificar as cargas elétricas registradas pelo CCD.Converte o sinal analógico para o digital.

Cropping: processo de corte de uma imagem digital.

CRT: tudo de raios catódicos.Trata-se dos tubos utilizados nos monitores de vídeo.

Cursor: objeto gráfico que possui normalmente o formato de seta, permitindo identificar a posição do mouse.