sábado, 1 de agosto de 2009

Janela Indiscreta


Título original: Rear Window
Direção: Alfred Hitchcock
Roteiro: John Michael Hayes
Fotografia: Robert Burks
Música: Franz Waxman
Elenco: James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey e Thelma Ritter
Produção: Alfred Hitchcock
Ano: 1954-E.U.A.
Gênero: Suspense
Nota: 9,8




Sinopse
Em um condomínio da cidade de New York, estilo vila de apartamentos, um fotógrafo profissional fica confinado em sua casa por ter quebrado a perna.Como não tem o que fazer, a não ser receber visitas de sua massagista(Ritter) e sua namorada(Kelly), começa a vasculhar a vida de seus vizinhos com um binóculo.Então uma série de eventos fazem com que ele começe a acreditar que um crime fora cometido por um dos moradores do condomínio.

Comentário
"Janela indiscreta" não pode ser resumido em poucas palavras, mas uma vêm a nossas mentes ao falarmos dele; impressionante.O filme foi totalmente rodado dentro dos estúdios da Paramount, onde foi contruído um set com 31 janelas de apartamentos e com isso não foi realizada nenhuma cena externa.Hithcock, nesta produção, que muitos críticos consideram sua obra-prima, dá uma verdadeira lição de cinema, pois a estória se passa em um único cenário, o interior do apartamento do fotógrafo.Neste filme tudo é perfeito, o roteiro, a fotografia o elenco.E, Hitchcock, por meio do uso de uma câmera dinâmica, consegue nos envolver na trama de tal maneira que ficamos ansiosos como se estivéssemos vendo um filme de muita ação.As atuações são impecáveis e Grace Kelly nas telas é impagável.
"Janela indiscreta" impressiona por sua capacidade de prender a atenção do espectador, não se percebendo o desenrolar do enredo.
Em suma, é extremamente gratificante e fácil assistir este filme.

Curiosidade
Hitchcock comprou os direitos de exibição de alguns de sues filmes, incluindo "Janela indiscreta" e ele ficou por pouco mais de duas décadas sem ser exibido em nenhum lugar.A sua exibição só voltou a ocorrer em 1984.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Relax

Tirinha extraída do jornal "A Folha de São Paulo".

Fernando Gonzales-Níquel Náusea

quinta-feira, 30 de julho de 2009

2012

Direção: Roland Emmerich
Roteiro: Roland Emmerich e Harald Kloser
Elenco: John Cusack, Thandie Newton, Amanda Peet, Woody Harrelson, Chiwetel Ejiofor e Danny Glover
Gênero: Drama
E.U.A. 2009
Estréia prevista: 13/11/2009




Sinopse
Nunca antes uma data na história foi tão significante para diversas culturas, religiões, cientistas e governos."2012" é uma aventura épica sobre o cataclisma global que mostra o fim do mundo e conta a heróica luta pela vida dos sobreviventes, liderados por um cientista ( vivido por Cusack).Esta data é baseada na teoria do calendário Maia que previu o fim do mundo para 21 de dezembro de 2012.
O filme conta com grande elenco e a ótima direção de Roland Emmerich que dirigiu "O dia depois de amanhã", "Godzilla" e "Independence Day".Nos trailers apresentados até agora, as imagens são fantásticas.Espera-se um grande filme, vamos aguardar.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Acontece

"7° Curta Santos" prorroga inscrições até 10 de agosto e podem ser feitas pelo site www.curtasantos.com .O material deverá ser enviado à Oficina Pagu, em Santos, Praça dos Andradas s/n°, antiga cadeia municipal perto do túnel.O Festival acontecerá entre 15 a 19 de setembro.
Estão sendo aceitos voluntários para trabalhar no evento, interessados devem enviar seus currículos para o e-mail producao@curtasantos.com .

Você sabia?

Que o cineasta sueco Ingmar Bergman foi consagrado primeiro pela crítica paulistana, em 1954, pra só dois anos depois ser reconhecido mundialmente.
Ganhou três Oscars de melhor filme estrangeiro com "A fonte da virgem"(1959), "Através de um espelho"(1961) e "Fanny e Alexandre"(1982)

terça-feira, 28 de julho de 2009

Dicas de informática

Segurança on-line. Parte final.

6) Não repasse, mesmo que o site peça, informações pessoais a desconhecidos.Principalmente no MSN, sites de bate-papo ou chats.

7) Cuidado com sites de comércio on-line.Pesquise para saber se a empresa é idônea, veja a política de privacidade dos dados fornecidos e se a página onde você preencherá as informações pessoais possui, na parte inferior, uma imagem de cadeado, significando que a página é protegida com códigos criptografados.

8) Cuidado ao usar computadores públicos ( lanhouse, faculdade, trabalho e etc.).Certifique-se que o navegador de internet não está configurado para armazenar os dados digitados, como logins e senhas.Quando sair de uma página pessoal, clique em "Sair", "Fechar", "Logoff", "Logout".

9) Utilize programas anti-vírus, fireware e spyware.Os mais utilizados são: Norton, Avira, AVG, Avast, MacAfee, Spyboot e etc.

10) Não adicione em sites de relacionamentos e sociais, pessoas desconhecidas à suas listas de amigos.

11) Nenhum site sério manda e-mails para confirmação de dados.Apague estes e-mails sem abri-los e entre em contato com a empresa que supostamente os enviou.

Todos estes procedimentos podem parecer trabalhosos, porém colocá-los em prática poderá evitar futuros problemas.Espero ter podido ajuda-los a ficar mais seguros ao acessar a internet.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Geladeira com mau cheiro


Existem três maneiras de acabar com mau cheiro de geladeira, todas eficientes.

1) Preparar uma solução de água com bicarbonato de sódio ( facilmente encontrado em qualquer supermercado), passe por toda a parte interna da geladeira uma espuma umedecida com a solução, inclusive em gavetas e outros compartimentos.

2) Colocar pedaços de carvão vegetal nas prateleiras e gavetas da geladeira.

3) Por último, cortar uma maçã ao meio e seguir o exemplo acima.
Estas soluções são muito eficazes para eliminar qualquer tipo de mau cheiro proveniente do interior da geladeira e também do congelador.

domingo, 26 de julho de 2009

Frases da semana












"O homem era antes dono de seu saber.Seu saber é hoje seu domínio."

John Steinbeck
1902-1968
Escritor americano

"Se o vinho prejudica teus negócios, deixa teus negócios."
Gilbert Keith Chesterton
1874-1936
Escritor inglês

"A arte é a única força capaz de reconquistar o ser humano submetido ao poder político ou à tecnologia."
Nadine Gordimer
1923-
Escritora sul-africana

Dicas de fotografia

Glossário Digital-Parte III

Digitalização: processo no qual converte-se imagens convencionais em arquivos com extensão de bitmap.
Disco flexível: antigos diskets, que é um disco magnético para armazenamento de dados.Pouco utilizado no processo de imagens, pois possui pequena capacidade de armazenamento, 1.44 mb.
Disco Jaz: Meio de armazenamento desenvolvido pela IOMEGA, no qual podemos uma grande quantidade de dados.Pode ser definido por um disco rígido acondicionado em um cartucho.
Disco magnético-óptico: Meio de armazenamento de dados que utiliza as duas tecnologias, magnética e óptica,.
Dropout: é omais comum problema de vídeo.Partículas de metal desprendem-se da camada de óxido que recobre a superfície do tape, produzindo ruído eletrônico na imagem e problemas de sincronismo.
DPI: (dots per inch) ou ponto por polegada.Unidade para medir resolução da entrada da imagem.Refere-se a quantidade de pixels que estão dispostos em uma polegada.
Dye sublimation: processo de impressão no qual os pigmentos de cores são aplicados a um papel base, através da sublimação dos mesmos.
Espectro visível: parte do espectro eletromagnético o qual é visível ao olho humano.
Feather: efeito digoital usualmente aplicado para atenuar áreas de transições entre imagens.
Filtros digitais: Algoritimos matemáticos que podem aplicados a imagens , visando obter determinados efeitos.Nitidez, polarização, neblina, dentre vários.
Fotomultiplicador: dispositivo eletrônico fotosensível, superior ao CCD, principalmente nas áreas de sombra.Este tipo de sensor está presente somente em scanners de cilindro, destinados ao mercado gráfico.
Fireware: Porta de conexão de alta velocidade para a transmissão de grande quantidade de dados.O fireware, também conhecido como ilink, está a um passo a frente do USB, devido a alta taxa de transferência, 420 mb por segundo contra 12 mb por segundo na conexão USB.
Firmware: sistema operacional das câmeras digitais.As câmeras DSLR ou profissionais precisam de constantes atualizações.
Gravador de filme: equipamentos destinados a efetuar a sensibilização de filmes ou chapas fotográficas, atrvés de arquivos digitais.Existem basicamente dois segmentos, CRT e LASER.
Highlight: área de altas luzes da imagens.
Histograma: gráfico disponível em câmeras digitais ou programas de edição de imagens onde é possível visualizar a exposição e fazer ajustes de contraste, densidade e brilho.Muito útil.
Interpolação: método usado por softwares de imagens quanto em algumas câmeras digitais para aumentar o número de pontos e consecutivamente a resolução da imagem.O processo consiste na criação de novos pixels baseados nos valores dos pixels vizinhos.
IDE: ( intregated drives eletronics), padrão adotados em discos rígidos que possuem a controladora integrada diretamente na placa de circuitos controle mecenismo.
ISO: nas câmeras digitais a sensibilidade a luz depende dos sensores, CCD ou CMOS.Uma das vantagens das câmeras digitais é poder escolher o ISO a cada foto, ou seja, você determina com base na luz fornecida no ambiente o "quanto quer clarear a imagem", ISO digital mais alto pode fazer surgir "ruídos" ou impurezas eletrônicas.