sábado, 15 de agosto de 2009

O Mágico de Oz

Título Original: The Wizard of Oz
Direção: Victor Fleming
Roteiro: Noel Langley, Florence Ryerson e Edgar Allan Wolf, baseado em livro de L. Frank Baum
Edição: Blanche Sewell
Fotografia: Harold Rosson
Música: Harold Arlen
Elenco: Judy Garland, Frank Morgan, Ray Bolger, Bert Lahr, Jack Haley, Billie Burke e Margaret Hamilton
Ano: 1939 - E.U.A.
Produção: Mervyn Leroy
Gênero: Musical
Nota: 9,2



Sinopse

A menina Dorothy vive em uma fazenda do interior do estado americano do Kansas, com seus tios, empregados e o cachorro Totó.Um dia acontece um tornado e sua casa vai pelos ares até a mágica terra de OZ, onde cai acidentalmente em cima de uma bruxa(a bruxa má do leste).Este fato torna Dorothy heroína do povo de OZ, os "Munchinks".
Dorothy, então começa sua aventura pela estrada de tijolos amarelos, onde vai encontrando seus companheiros de viagem, o
homem de lata, o leão e o espantalho, que a acompanham até a capital de OZ, com o intuito de pedir ajuda ao grande mágico para voltar ao seu lar.





Comentário

Se existe um filme que se pode realmente dizer que é um clássico envolvendo todas as acepções da palavra, este é "O mágico de OZ".Apesar de ser um filme antigo, foi feito em 1939 e muitos atualmente não o terem assistido, sua estória ou simbologia é bem conhecida de todos, porque seus elementos foram muito copiados e explorados em diversas formas de arte e propagandas.
Quem nunca ouviu falar ou ver algo parecido, como a estrada de tiljolos amarelos, o leão medroso, o espantalho sem cérebro, o homem de lata sem coração, a bruxa má do oeste, a bruxa má do leste com suas meias listradas, a canção "Over the Rainbow", entre outros.

O filme começa em preto em branco e quando Dorothy é atirada no reino de OZ tudo fica colorido, para depois no final, ficar preto e branco novamente.Este foi um dos recursos de sucesso do filme.
As atuações do elenco foram exuberantes, fazendo os espectadores se apaixonarem ou odiarem os personagens, que por sinal são maravilhosos.Destaque para a atuação de Margaret Hamilton como a bruxa má do oeste.
Desculpe-nos os excessos de elogios, mas eles são merecidos.
A estória passa uma mensagem simples, porém otimista, que pode ser resumida na frase do filme "Não há lugar como o lar".
É um filme que deveria ser visto por todas as crianças, principalmente, mas é diversão garantida também para as pessoas de qualquer idade.Em suma, é uma obra de arte imperdível e eterna.


Curiosidades

A canção "Over the Rainbow" quase foi excluída, porque o estúdio achava que ela alongava demais a fita.Ela ganhou o Oscar de melhor canção.
O diretor Victor Fleming teve que largar a direção no meio do filme para trabalhar em outro mais importante: "E o vento levou".
O papel de Dorothy seria inicialmente da atriz mirim Shirley Temple, mas a Fox não a liberou.Então foi convidada Judy Garland, já com 16 anos, que tinha que enfaixar o busto para ele não ficar visível demais.
Os produtores chegaram a cogitar a utilização de um leão de verdade nas filmagens e sua voz seria dublada por um ator contratado.
A maquiagem usada por Bert Lahr, para compor o leão, o impossibilitava de comer comida sólida, sob o risco de se desfazer.O ator, durante a filmagens só comia sopas e milk-shakes.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Relax

Tirinha extraída do jornal "Folha de São Paulo"

NÍQUEL NÁUSEA de Fernando Gonzales

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Tron: Legacy


Começa a ser divulgada a primeira sinopse oficial do filme "Tron-Legacy", que será uma continuação, bem parecida, do filme de 1982 "Tron-Uma odisséia eletrônica".
Para quem não lembra ou não tem idade de ter visto, este foi o primeiro longa a utilizar recursos de computação gráfica, muito rústicos, em cenas com efeitos especiais.E, tinha como roteiro, um programador que entra no mundo virtual do computador para combater "vilões cibernéticos" dentro da máquina e eles se movimentavam utilizando motocicletas de luz.A palavra cibernético não existia na época, foi criada depois, mas isto é outro assunto.


Sinopse

Sam Flynn (Garrett Hedlund), gênio tecnológico de 27 anos, filho de Kevin Flynn (Jeff Bridges), investiga o desaparecimento de seu pai e se descobre engolido pelo mesmo mundo de programas e gladiadores virtuais onde seu pai mora há 25 anos.Ao lado da fiel confidente (Olivia Wilde) de Sam, pai e filho embarcam em uma jornada de vida ou morte por um universo cibernético mais avançado e perigoso que antes.
Veterano do filme de 1982, Bruce Boxleitner, também retorna ao elenco.Parte do filme será rodada em 3D e a direção será de Joseph Kosinski.

As musas do cinema e televisão,Olivia Wilde (foto ao lado) que interpreta a médica Remy Hadley no seriado "House" e Beau Garret ( foto abaixo), já foram convidadas para participar do elenco do filme.
Em flynnlives.com, um relógio em contagem regressiva, com instruções de localização, possivelmente aponta a hora e o local em que acontecerá a apresentação de "Tron" em San Diego, mas não se sabe ao certo.








Uma das principais atrações da "San Diego Comic-Con", foi a apresentação da motocicleta de luz e a música de fundo era uma do "Daft Punk", que todos suspeitaram que faria parte da trilha sonora do filme ( até o momento só especulações).
O longa tem estréia prevista para dezembro de 2010 e até lá teremos que esperar mais divulgações sobre detalhes da produção.
Pelas primeiras imagens e tease-trailers disponíveis até o momento pode-se aguardar um grande filme, vamos ficar ligados.
Bruce Boxleitner em foto do filme original.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Você sabia?


Que o primeiro filme da saga "Star Wars" foi lançado em apenas 32 salas de cinema em maio de 1977.Já "Star Wars II-O império contra-ataca" estreiou em mais de 3000 salas só nos Estados Unidos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Relax


Tirinha extraída do jornal "Folha de São Paulo"

NÍQUEL NÁUSEA de Fernando Gonzales

Dicas para MS-WORD

Se você precisar inserir símbolos em seus textos, como moeda de Euro, seta, sinal de igualdade, símbolo de copyright, caracteres gregos, entre outros, no MS-WORD isto é fácil.

Na versão 2003 do programa, vá ao menu INSERIR, escolha a opção SÍMBOLO e na caixa que surgir escolha o símbolo ou caracter desejado.Clique no menu SUBCONJUNTO para escolher a categoria do caracter desejado.

Na versão 2007, vá a aba INSERIR, no canto superior direito localize e clique no botão SÍMBOLO.Ao fazer isso, o WORD mostrará uma pequena lista com os caracteres mais comuns.Para acessar a caixa que exibe todos os caracteres, clique em MAIS SÍMBOLOS.
Em ambos os casos, após selecionar o caracter desejado, clique no botão INSERIR.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Para odorizar a cozinha

Para perfurmar a cozinha depois de usá-la, basta colocar em um recipiente( borrifador), álcool, aproximadamente 500 ml, juntamente com uma porção de cravos da índia, 2 g bastam e deixar descansar por alguns dias.Depois é só usar. Além de perfurmar o ambiente irá afastar as moscas.É excelente e ecológicamente correto.

domingo, 9 de agosto de 2009

Frases da semana

"A melhor fonte de informação são as pessoas que prometeram não contar nada aos outros."
Marcel Mart
1948-
Escritor francês
"O homem nada pode aprender senão em virtude do que já sabe."
Aristóteles
384-322 a.C.
Filósofo grego

"O segredo de expor as pessoas ao ridículo reside em conceder talento àqueles que não o têm."
Cristina da Suécia
1626-1689
Rainha da Suécia

Glossário Digital - Parte Final

Raw: Formato de gravação de imagens.No formato RAW, que em inglês significa "cru", os dados são gravados a partir do sensor, na sua forma bruta, sem processamento, sem compressão e sem interpolação.Considera-se o "negativo digital" da imagem.
Resolução: refere-se a quantidade de pixels de uma imagem.Pode ser apresentada em duas formas diferentes, DPI( dots per inch) ou Pontos por Polegada e PPI( pixels per inch) ou Pixels por Polegada.DPI geralmente é visto em imagens provenientes de scanners e PPI em câmeras digitais.
Resolução Óptica: resolução real de uma câmera ou scanner.É o número de pixels que pode ser gravado.
Resolução Interpolada: recurso de cálculo para ampliar o tamanho de imagens, no qual os pixels são analisados para efetuar a adição de outros extras.
Restauração de imagens: processo de recuperação de imagens ou partes delas por meio de programas de manipulação de imagens.
RGB: espaço de cor descrito pelas cores primárias .RED( vermelho), GREEN( verde), BLUE( azul).
RS232: padrão de comunicação de dados em forma serial, ou seja, os dados são transmitidos por uma única via, um após o outro.
Sangramento: termo utilizado para impressões que se estendem além do tamanho do papel.
Scanner: Dispositivo utilizado para digitalizar imagens.
SCSI: (Small Computer System Interface), trata-se de um padrão de conexão de periféricos onde cada um possui sua controladora.
SECAM: sistema de televisão utilizado na França.
Serrilhado: efeito indesejável que surge em imagens de baixa resolução, também conhecido como pixelização.A imagem fica com pequenos quadrados.
Servidor: microcomputador que executa um sistema operacional de rede, usualmente dotado de grande capacidade de armazenamento e responsável por serviços de comunicação e impressão.
Shadow: áreas de sombra em uma imagem.
Sharpness: referente a nitidez ou foco de uma imagem.
Sistema Operacional: conjunto de programas dedicados a controlar e efetuar as operações básicas em um computador.
Template: são molduras criadas, utilizando motivos variados( caledários, datas comemorativas, etc.), visando a fusão em imagens digitais.
Twain: padrão de comunicação utilizado pela maioria dos scanners e câmeras digitais.Este padrão permite que se faça a aquisição de imagens diretamente do software de manipulação de imagens.
Zoom digital: recurso eletrônico que amplia a área central da imagem por meio de interpolação de dados.O resultado geralmente não é satisfatório.
Zoom óptico: Recurso para se ampilar o tamanho da imagem pelo uso das lentes da câmera.É o mais indicado para aproximarmos o objeto da foto que se quer destacar.

Fica aqui concluído o pequeno e básico glossário digital que poderá ajuda-lo a iniciar no mundo da tecnologia de computadores e câmeras fotográficas.

Segue abaixo breve elucidação sobre Padrões de Conexão.

USB( Universal Serial Bus): transfere os dados de forma serial.Fluxo de dados a 12 Mbits/s.
USB 2.0 ou HI-SPEED USB: fluxo de dados a 480 Mbits/s.
FIREWARE(IEE 1394 ou ILINK): semelhante ao USB 2.0, foi desenvolvido pela APPLE.Fluxo de 400 Mbits/s.
Paralela convencional: trnasmissão paralela em conjuntos de 8 bits em uma única direção.
ETHERNET: protocolo para redes locais.Interliga computadores através de cabos.

Nas próximas postagens iremos começar a dar dicas sobre câmeras digitais, ou seja, o que se deve levar em consideração na hora de comprar seu equipamento.
Até lá e um ótimo Dia dos Pais a todos.E que voçês façam excelentes fotos.