sábado, 22 de agosto de 2009

A Rosa Púrpura do Cairo

Título original: The Purple Rose of Cairo.
Direção: Woody Allen.
Roteiro: Woody Allen.
Edição: Susan E. Morse.
Fotografia: Gordon Willis.
Produção: Robert Greenhut.
Elenco: Mia Farrow, Jeff Daniels, Danny Aiello, Dianne Wiest.
Gênero: Comédia.
Lançamento: 1985 - E.U.A.

Nota: 8,5



Sinopse

Em um local pobre dos Estados Unidos, durante a grande depressão, a garçonete Cecília( vivida por Mia Farrow), sustenta com seu trabalho, o marido bêbado e desempregado que eventualmente a agride e espanca.Cecília têm uma vida dura e a realidade para ela é insuportável, por isso, como vávula de escape, ela vai constantemente ao cinema ver diversos filmes, com o intuito de fugir de sua vida medíocre e fantasiar com as aventuras fantásticas que vê nas telas.
Cecília vai então à estréia de um filme que vai mudar sua vida, "A Rosa Púpura do Cairo", pois se apaixona pelo filme e vai vê-lo constantemente.Ao assití-lo diversas
vezes consecutivas o personagem principal do filme, Tom Baxter( vivido por Jeff Daniels) faz o impossível, olha para ela e pergunta o por quê que ela está vendo o filme pela quarta ou quinta vez e sai da tela para o "mundo real" para viver uma aventura romântica com Cecília.
Isto provoca um tumulto nos outros atores do filme e outros "Tom Baxter" de outros filmes que estão em cartaz em outras salas também começam a se rebelar.A situação se complica ainda mais quando o ator que interpreta Tom, um tal Gil Sheperd, vivido também por Jeff Daniels, imagina que sua carreira vai acabar por causa deste tumulto e decide ir ao encontro de seu personagem para convencê-lo a voltar para dentro da tela, mas o inimaginável acontece quando o ator também se apaixona por Cecília.Assim ela fica divida entre o amor do personagem e o ator dele.

Comentários

O filme não precisa de muitas explicações ou análises profundas para seu entendimento, pois toca em algo que mexe com todos aqueles que algum dia foram ao cinema e ficaram imaginando como seria viver a realidade de dentro das telas dos filmes que estão sendo exibidos.
Este longa é um dos melhores já feitos por Woddy Allen e ele já declarou diversas vezes que dos filmes que fez este é o que mais gosta.
Muitas cenas são excelentes e cômicas, como: ao beijar Cecília, Tom fica espantado por não haver o "fade-out"( o escurecimento da tela nas cenas de amor, recurso muito utilizado em filmes antigos), o dinheiro que Tom usa para pagar o restaurante é cenográfico, seu amor é puro com o uso de frases "clichês" e com comportamento de herói de cinema.As revoltas dos outros "Toms" são muito boas, persongens esquecendo suas falas por exemplo, e Woody faz uma sátira aos atores egocêntricos.
O caminho inverso da saída da tela também é possível, pois quando Cecília entra no filme com Tom criam algumas cenas fantásticas como quando chegam a um restaurante e pedem mesa para sete e o garçom se espanta, pois no roteiro original era sempre uma mesa pra seis.
Para variar, Woody propõe uma discussão sobre DEUS, discutindo a função do Criador e da Criatura.Tom vai com Cecília à uma igreja onde vê uma imagem de DEUS, que para ele o Deus-Criador não é Cristo, mas os roteiristas que o inventaram e assinaram o roteiro.
Um filme muito bom e fácil de assistir, fato raro em filmes de Woody Allen.

Curiosidade

Originalmente, Michael Keaton iria interpretar os personagens Tom Baxter e Gil Sheperd.Foram gravadas algumas cenas com os personagens, mas o diretor Woody Allen não gostou do resultado e resolveu trocá-lo por Jeff Daniels, que estava em começo de carreira.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Relax


Tirinha extraída do jornal "A Folha de São Paulo".

NÍQUEL NÁUSEA de Fernando Gonzales.

As Crônicas de Nárnia: A viagem do peregrino da alvorada

Título: As crônicas de Nárnia: A viagem do peregrino da alvorada.
Direção: Michael Apted.
Roteiro: Christopher Markus e Stephen MacFeely.
Produção: Perry Moore, Douglas Gresham e Andrew Adamson.
Elenco: Ben Barnes, Georgie Henley, Skandar Keynes e Will Poulter.

Estréia prevista: dezembro de 2010.


Sinopse

Na mágica terra de Nárnia, Edmundo e Lúcia ao lado de seu primo Eustáquio, se unem ao Rei Caspian na missão de encontrar os sete Lordes banidos de Nárnia.Para isso, começam uma nova e perigosa busca que os leva à fronteira do mundo, no extremo oriental próximo ao poderoso Peregrino da Alvorada.Cruzando mares desconhecidos, os amigos devem sobreviver à diversos perigos, tais como: uma terrível tempestade, serpentes marinhas, dragões, inimigos invisíveis e magos que fazem misteriosos encantos.Eles necessitam de toda a coragem que têm e da ajuda do leão Aslam para triunfar em sua aventura.

Para este filme, a Disney que era a detentora dos direitos sobre a série, os repassou para a Fox depois do relativo fracasso do segundo filme nas bilheterias.Andrew Adamson foi sbstutuído na direção do filme, ficando apenas com a função de produção.O atual diretor, Michael Apted, dirigiu "007- O mundo não é o bastante".O filme terá o menor orçamento dos três, US$ 140 milhões.
Agora só nos resta esperar para ver se esta continuação recuperará o ritmo do primeiro filme.
Aguardaremos e veremos.

Você sabia?


Que o nome do robô do filme "2001: Uma odisséia no espaço", de Stanley Kubrick, 1969, não foi criado por acaso.
O nome escolhido foi "HAL", as três letras precedem cada uma das letras da empresa de informática "IBM".

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Relax


Tirinha extraída do jornal "Folha de São Paulo".

NÍQUEL NÁUSEA de Fernando Gonzales

Dicas para PowerPoint

Oculte a apresentação sem sair do PowerPoint.

Durante a apresentação de slides, você pode deixar a tela do PowerPoint totalmente preta ou totalmente branca.Este recurso é útil para, por exemplo, fazer os expectadores prestarem atenção em algo que você tem em mãos.Para isso faça o seguinte:
  • Para deixar a tela toda preta, pressione a tecla E em seu teclado.
  • Para deixar a tela toda branca, pressione a tecla C em seu teclado.
  • Para voltar à apresentação de onde parou, simplesmente pressione qualquer tecla.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Dicas na cozinha

Algumas dicas para aproveitar os alimentos que já passaram do ponto e fazer render aqueles que têm pouco em sua casa.

1. Para engrossar o feijão que está aguado, acrescente uma mistura de água com maisena.Um copo do tipo americano para uma panela média é suficiente.

2. Quando preparar omeletes, bata os ovos com meio copo de água, meio copo de leite e uma pitada de fermento em pó.Eles renderão muito mais e ficarão mais cremosos.

3. Brócolis e couves amareladas ganham nova vida se refogadas com uma pitada de bicarbonato de sódio.


4. Retire a maionese que ficou no fundo vidro espremendo o suco de meio limão.A mistura dará um bom molho para saladas.

5. Para requentar purê da batatas adicione um pouco de leite e bata vigorasamente com uma colher da pau.

domingo, 16 de agosto de 2009

Frases da semana

"Só os pessimistas forjam o ferro enquanto está quente.Os otimistas confiam em que ele não esfrie."
Peter Bamm
1897-1975
Escritor alemão
"Os que não crêem na imortalidade acreditam na história.
José Marti
1853-1895
Político e poeta cubano

"Saber demasiado é envelhecer prematuramente."
Provérbio russo

Minha primeira máquina digital




Chegou o momento de você adquirir sua primeira câmera digital ou trocar a que ganhou de presente, então você vai à loja e o vendedor mostra uma infinidade de aparelhos, que supostamente um é melhor que o outro, máquinas que quase tiram as fotos sozinhas.
Os preços são variados, muitas cores, marcas, umas com pilhas, outras com baterias, uma com 8 Mp, outra com 10, e você se pergunta, qual devo comprar.
Aqui vão algumas dicas para ajudá-los a escolher o aparelho mais adequado as suas necessidades, tendo como base a fotografia amadora e principiante.

1. Qual a melhor marca de câmeras digitais?
Não existe uma melhor, apenas algumas marcas que tem mais tradição no ramo fotográfico que outras.Mas, parta do princípio de comprar aparelhos de companhias que tem sua história firmada no desenvolvimento da fotografia, ou seja, as câmeras são sua atividade principal e não secundária ou terciária.Dicas de fabricantes conceituados e comprovadamente seus aparelhos, na era digital, são bons: Canon, Nikon, Panasonic e Sony, apesar de ser nova no ramo.

2. Quantos megapixels devem ter minha máquina?
Comprar câmeras baseado na quantidade de megapixels é pura perda de dinheiro.
Os megapixels só indicam qual pode ser o tamanho da foto que vai ser revelada.Se você vai querer fotos para pôr em albúns comuns, 10x15 cm ou no máximo um pôster de 15x21 cm, uma câmera com 4 megapixels é suficiente, apesar de não ser possível encontrá-las nas lojas, não são mais fabricadas.Isto mesmo, você não está lendo errado, só 4 mp bastam, o resto é desnecessário, é apenas um artifício das empresas para vender máquinas novas.Atualmente podem se encontrar modelos de 8 mp a bons preços.

3. Câmeras com pilhas ou baterias?
Existem alguns prós e contras em cada uma.
Pilhas.
  • Prós: preço e facilidade de encontrá-las a venda.
  • Contra: carga para poucas fotos.
Baterias.
  • Prós: carga para muitas fotos.
  • Contras: preço e dificuldade de encontrá-las a venda.
4. Zoom Óptico ou Digital?
Sempre dê preferência ao zoom óptico, quanto mais, melhor.
O zoom digital é um artifício de computação, as fotos que utilizam este recurso, na maioria das vezes ficam ruins.

5. Cartão de memória.
Isso é algo que vale gastar algum dinheiro a mais.Pois, quanto mais memória sua máquina tiver, mais fotos e vídeos você poderá fazer e isto é muito importante, principalmente em uma viagem que não se quer perder nenhum detalhe.Porém, um cartão de 4 gb (gigabytes) é suficiente.

6.Recursos "mágicos" da câmera.
Geralmente são mencionados para fazer você comprar o aparelho, mas na prática e no uso comum não servem para muita coisa.Ex. : detector de sorrisos, detector de faces, sensibilidade ISO muito alta, ser a prova d'água, ter entradas HDMI, entre outros.
Obs. pergunte se a câmera possui recursos anti-vibração, este é realmente importante.

7.Se possível, faça um "teste-drive" na hora da compra.
Pegue a câmera na mão, sinta seu peso, veja se ela parece frágil, tire algumas fotos, sinta a máquina, veja se é fácil tirar fotos mesmo sem conhecer o aparelho.
O ideal é se você já viu algumas fotos reveladas por este modelo de máquina, para saber a qualidade final das fotos.

8. Possuir um bom visor LCD.
Um visor ideal é de 3 polegadas, pois você poderá ver com mais clareza se a foto realmente ficou boa logo após tirá-la.

9. Oficinas autorizadas.
Óbvio que você não pensa na possibilidade de quebrar sua máquina, mas caso aconteça é preciso saber se existe alguma oficina autorizada em seu município.Pergunte ao revendedor.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-los a comprar suas primeiras máquinas digitais.
Esperamos ter podido elucidar as dúvidas mais frequentes com relação ao que é importante na aquisição de seu aparelho.Outras dúvidas, contate-nos.

Agora dê um click.

Até a próxima.