sábado, 29 de agosto de 2009

Uma Rua Chamada Pecado

Título original: A Streetcar Named Desire.
Direção: Elia Kazan.
Roteiro: Oscar Saul, baseado em peça de Tennessee Williams.
Produção: Charles K. Feldman.
Edição: David Weisbart.
Música: Alex North.
Fotografia: Harry Stradling Jr.
Elenco: Vivien Leigh, Marlon Brando,Kim Hunter,Karl Malden e Rudy Bond.
Genêro: Drama teatral.
E.U.A.-1951.

Nota: 10

Sinopse

Blanche DuBois, que é uma mulher frágil e neurótica, vivida por Vivien Leigh de "O vento Levou", vai visitar sua irmã que está grávida, em Nova Orleans, em busca de um lugar onde possa morar, pois após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Sua vinda vai afetar fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado, vivido por Marlon Brando e a sua própria vida.

Comentários

Este filme, para quem gosta da arte em seu sentido mais amplo, é a referência mais sólida que se possa ter do sublime.
A sua força reside principalmente na união das três formas de arte: cinema, literatura e teatro.História baseada no livro de Tennessee Williams, adaptada para o teatro e filmada quase na íntegra.
O filme lança um jovem ator que se tornaria o maior símbolo que o cinema americano já produziu: Marlon Brando.
Para aqueles que querem saber o porquê que este ator é o maior de todos os tempos, neste filme terão a resposta.Sua atuação juntamente com a Vivien Leigh, é uma aula, das melhores de interpretação.
A primeira aparição de Brando é estonteante, cheia de carisma, virilidade e sensualidade.Ele interpreta Stanley Kowalski, polonês, não muito inteligente, bruto e que aparece falando com a boca cheia, camiseta colada ao corpo, dando o aspecto brutalmente selvagem que o personagem pedia.Seus ataques de fúria, seu desprezo pela personagem de Vivien,seus olhares de arrependimento para a sua esposa são demontrados de forma majestal e profunda.Destaque vai para a cena que ficou muito conhecida e que é realmente forte e emocionante.Stanley grita por Stella, chamando-a para supostamente pedir-lhe perdão. É um grito forte, do âmago de seu ser.
A atuação de Vivien também é linda, pois representa as loucuras de sua personagem de forma poética e triste.Ela conseguiu captar toda a essência decadente, perdida e mostrá-la de uma forma que se ficasse em vários momentos com pena da personagem.
A trilha sonora, indicada ao Oscar, de Alex North ficou lendária e conseguiu dar o clima poético e dramático que a produção exigia.Um primor.
A direção de arte e fotografia, ambas indicadas ao Oscar, são excelentes.
De maneira estranha Brando não ganhou o Oscar por este filme, sem sombra de dúvida, a melhor atuação daquele ano, mas ganhou dois anos mais tarde por "Sindicato de Ladrões".
Das adaptações feitas para o cinema, tendo como base peças clássicas da literatura americana, esta é sem dúvida a melhor.Justifica a fama que o diretor Elia Kazan tem como renovador do teatro e cinema.

Curiosidades

A atriz Jessica Tandy, foi inicialmente a indicada para interpretar a personagem Blanche DuBois em "Uma Rua Chamada Pecado", pois já havia interpretado o papel na Broadway. Entretanto, Vivien Leigh terminou ficando com o papel devido a questões de bilheteria, pois o nome de Leigh atrairía mais público aos cinemas do que o de Tandy.

Olivia de Havilland chegou a ser contactada para assumir o personagem Blanche DuBois, ainda antes da contratação de Vivien Leigh, mas terminou recusando o papel.

Todos os atores de "Uma Rua Chamada Pecado"já haviam interpretado os mesmos papéis na Broadway. A exceção fica por conta de Vivien Leigh, que havia interpretado Blanche DuBois em Londres apenas.

Na época de seu lançamento, foi exibido com 3 minutos a menos, devido a cenas censuradas na época.

A tradução literal, para o português, do título original é: "Um bonde chamado desejo", que seria muito boa e fiel a estória, mas criadores de títulos no Brasil à época não acharam.

Oscar de melhor ator coadjuvante (Karl Malden).
Oscar de melhor atriz (Vivien Leigh).
Oscar de melhor atriz coadjuvante (Kim Hunter).
Oscar de melhor direção de arte.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Relax


Tirinha extraída do jornal "Folha de São Paulo".

NÍQUEL NÁUSEA de Fernando Gonzales.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Shrek 4

Título: Shrek 4.
Direção: Mike Mitchell.
Roteiro: Josh Klausner.
Produção: Tony Cosanella.
Elenco: Mike Myers, Cameron Dias, Eddie Murphy, Antonio Banderas e Paul MacCartney.
Gênero: Animação.



Estréia Prevista: 21/05/2010.


Sinopse

Depois de enfrentar um dragão, ter a princesa resgatada, salvar o reino de seus sogros, Shrek virou um homem do lar.Ao invés de ficar assustando o moradores locais, ele agora vive dando autógrafos.Refletindo sobre o passado, decide assinar um pacto com o duende "Rumplestiltskin, para voltar à sua vida de aventuras, porém, de repente se vê em uma versão alternativa e deturpada deo reino de "TÃO, TÃO, DISTANTE", na qual, para variar os ogros são caçados.Além disto, ele e Fiona perdem seus postos, uma vez que o duende tomou seus lugares e se tornou rei do local.Agora só Shrek pode desfazer o erro, salvar seus amigos, sua esposa e seu reino.

Vamos aguardar a divulgação dos primeiros tease-trailers, para ver se o filme terá o mesmo dinamismo e empolgação tão características da série.E, com a presença de MacCartney no elenco de dubladores, espera-se que a trilha sonora seja novamente um primor.
Estaremos de olho nesta franquia que já é um clássico em longas de animação.

Você sabia?

George Lucas, o criador da saga "Star Wars", quando era pequeno, queria ser piloto de carros de corrida.Desistiu do sonho ao sofrer um sério acidente de carro quando era adolescente, fazendo-o ficar vários meses internado para recuperação.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Dicas para MS-WORD

Repita a última ação executada com um botão.
Suponha que você alterou a cor e o tamanho da fonte de um parágrafo.Se logo em seguida você quiser aplicar esta mesma formatação em outro trecho do texto, basta selecioná-lo e pressionar a tecla F4.Este procedimento faz com que o WORD repita a última ação realizada, portanto funciona com outros recursos além dos de formatação.

Dicas para casa

Para facilitar a limpeza dos queimadores do seu fogão proceda da seguinte maneira: coloque os queimadores para ferver em uma solução de água, vinagre, sal, gotas de limão e saponáceo em pó.
Depois de 10 minutos retire do fogo e esfregue com palha de aço.As manchas sairão mais rápido.Cuidado com o manuseio dos queimadores quentes.Evite queimaduras.

domingo, 23 de agosto de 2009

Frases da semana

"Qualquer mulher que consiga administrar os problemas de uma casa está muito próxima de entender os problemas de país."
Margareth Thatcher
1925-
Ex-primeira ministra britânica

"Nas novelas da Globo, só tem preto na cozinha."
Tim Maia
1942-1998
Cantor brasileiro

"Nada é tão vivo quanto as lembranças.Acabam por tornar a vida insuportável."
Federico García Lorca
1898-1936
Poeta espanhol

Dicas de fotografia: composição

Nesta postagem vou dar dicas de como tirar suas primeiras fotografias, o que deve-se levar em conta para melhorar suas fotos.
Sei que na última postagem dei dicas da compra da primeira câmera e que agora deveria mostrar como configurá-la, mas resolvi inverter as informações, tendo como base algo que aprendi de um professor.Ele dizia que a fotografia começava na cabeça, ou seja, primeiro escolhemos o que fotografar, depois como fazê-lo, para então finalmente apertar o botão.E é isso que farei.

Fotografia: Conceitos básicos.
Para evitar fotos tremidas.

1. Segure a câmera com firmeza, com as duas mãos, uma na lateral e outra embaixo da máquina.
2. Mantenha os cotovelos o mais próximo do tronco, para conseguir mais estabilidade.
3. Segure a respiração na hora de apertar o botão.
4. Não hesite de apoiar a câmera em uma superfície firme, seja na mesa que está usando ou na parede ao seu lado.
5. Pressione o disparador com muita delicadeza.

Sempre preste atenção ao fundo de sua foto.
Evite algumas situações

1. Quando for fazer uma foto de alguém no centro da cidade, não permita que um prédio desponte da cabeça dele.
2. Não fotografe uma pessoa com uma paisagem ao fundo e o horizonte lhe saindo pelas orelhas.
3. Quando fotografar alguém pescando, enquadre a cena com o lago ao fundo e não com o carro estacionado ao lado do lago.
4. Quando fotografar um parente em festa de aniversário, assegure-se que a placa de saída de emergência do restaurante não tire a atenção do bolo.
5. Quando fotografar uma criança jogando futebol, escolha uma posição em que apareçam as árvores do parque, e não o ginásio cinzento e feio atrás da imagem de ação que você deseja fazer.
6. Quando roubar uma foto da sua amiga tomando sol na praia, espere até que o homem que passeia com o cachorro atrás dela saia de cena.
7. Ao fotografar pessoas, observe se no fundo do plano existe qualquer objeto que vá despontar na cabeça das pessoas, formando chifres ou grandes orelhas.

Regra dos Terços

Esta regra não foi criada por fotógrafos, mas por pintores os quais descobriram a séculos que utilizando-se deste recurso, suas imagens ficavam mais fortes e harmoniosas.
É simples, divida a cena que quer fotografar em duas linhas horizontais e duas verticais, como se fosse um jogo da velha.Agora coloque o que você acha importante em sua foto na intersecção destas linhas e se for fotografar paisagens sempre deixe a linha do horizonte alinhada na primeira ou segunda linha horizontal.
Veja as fotos ao lado

Aqui estão apenas algumas dicas sobre conceitos básicos de posicionamento e composição em suas fotografias, mas que se seguidos melhorarão consideravelmente suas fotos.
E, lembre-se, uma boa foto começa a ser tirada na cabeça do fotógrafo.
Sigam este lema: "Pense, olhe, aperte o botão."

Boas fotos!

Livro utilizado como base:"Guia completo de fotografia"-National Geographic