quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pequeno glossário de equipamentos de estúdio


Alguns equipamentos

Cartão cinza
Cartão que reflete uma percentagem conhecida da luz que incide sobre ele. Em geral, tem um lado cinzento que reflete 18% da luz e um lado branco que reflete 90% da luz. Padrão utilizado para aferir leitura de todos os fotômetros e flashmeters (esse conceito baseia-se em leituras de exposição num tom de cinza de 18% de reflexão).

Rebatedor
Qualquer superfície branca ou prateada - sombrinha teto, cartão laminado, isopor, etc. - usada para rebater a luz sobre o objeto ou cena a ser fotografada.

Rebatedor de guarda-chuva ou sombrinha
Dispositivo auxiliar construído em forma parabólica, como guarda-chuva com a superfície refletora na parte interna. Utilizado para produzir luz rebatida ou difusa sobre o objeto.

Gelatina
Folha transparente com alta resistência ao calor, possui uma ampla variedade de cores e serve como um filtro de cor. É acoplado em frente a tocha.

Sombrinhas Refletoras
São peças que refletem a luz, produzindo efeitos levemente duros, perfeitamente controláveis.

Sombrinhas Difusoras
Este tipo de sombrinha transmite uma luz difusa que caracteriza a iluminação suave e, também, perfeitamente controlável.

Sombrinhas Prateada e dourada
Sombrinhas especiais de superfícies metalizadas, aplicadas em casos especiais (fotos de jóias, cristais, peças metálicas, etc.).

Refletores
Estes acessórios permitem controlar o campo de abrangência, da fonte luminosa, existindo três tipos básicos de refletores: Para ângulos de 80º, 50º e 40º. A combinação sombrinha-refletor deverá ser cuidadosamente analisada para não termos perdas desnecessárias de luz.

Haze Light (Caixa difusora de luz)
Produz uma luz difusa e suave. É usado na finalidade de não mostar o fundo, e para ter uniformidade na iluminação, não causando brilhos indesejáveis ou altas diferenças de contraste. È uma tocha com vegetal na frente.

Fundos
Existem vários tipos de fundos, eles ajudam o fotografo a chegar ao seu objetivo estético. São cenário para completar a cena.

Fundo Infinito: totalmente branco que dá impressão de infinito.

Fundo Preto: não reflete luz, pode ser qualquer coisa preta, como pano ou até um tablado de madeira.

Mesa Still
Funciona como um fundo infinito, é usado para fotografar livros, vidros, perfumes, etc.


Tocha ou Lâmpada incandescente (Luz Amarela)
Equipamento que quando ligado a um gerador, gera uma luz de acordo com sua potência. Este equipamento possui vários acessórios, como o cone (snoot), haze light, refletores, colméia, gelatina, texturas, etc… Esta luz gera uma temperatura de cor equivalente a 3400 K.

Girafa
Serve para iluminar lugares de difícil acesso, e lugares inalcançáveis. Este aparelho é uma espécie de tripé com uma barra de ferro em cima, que em uma ponta possui uma tocha e na outra uma contrapeso (algumas não possuem contrapeso, sim um parafuso para fixar).

Snoot
Concentra luz, funciona como um funil.

Colméia
Também conhecida como favo de mel, serve para colocar em frente da luz e criar um efeito de textura.

Tripé
O mesmo que o tripé para câmera, porem este é normalmente menos reforçado.

Tripé p/ câmera
O tripé normalmente possui uma cabeça com 3 movimentos, pés com 3 seções, bolha para nivelamento e placa superior removível com encaixe rápido. Algumas dicas são importantes, sempre verificar se a câmera esta firme na sapata (placa superior) e para uma maior estabilidade do tripé é aconselhável deixar os pés bem abertos. Também é possível usar a câmera na parte inferior do tripé invertendo o cano central. Existem tripés com sistema hidráulico para diminuir o impacto da câmera ao descer o tripé (este sistema normalmente existe em tripés muito altos).

Existem muito mais equipamentos e em um próximo post explicaremos mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.