quinta-feira, 22 de abril de 2010

"RAW" - Introdução

As câmeras digitais mais modernas, acima de 6.0 megapixels principalmente as de uso profissional, oferecem este novo modo de gravação. No formato “raw” os dados são gravados a partir do sensor digital CCD ou CMOS, na sua forma bruta, sem processamento, sem compressão, sem interpolação. Gera arquivos menores que o formato tiff. Considerado o “negativo digital” por guardar todas as características da imagem na captura.
Raw é um termo muito genêrico que significa "cru", um formato de arquivo que conserva as informações originais da captura, sem nenhum processamento. Os sinais luminosos são convertidos em código binário, sem processamento posterior, executado pelo sistema operacional da câmera.
Normalmente as câmeras prosumer e reflex atuais nos disponibilizam três formatos de imagem: raw e jpeg e TIFF. O tipo de arquivo de imagem mais popular hoje é o Jpeg (Jpg). Este padrão difere-se do Bmp e do Tiff por usar compressão de dados com perda de qualidade. O Jpeg reduz o tamanho final da imagem removendo pontos da imagem original. Com isso, o Jpg possui qualidade inferior aos dos outros dois padrões apresentados, mas é útil em várias situações do dia-a-dia. Por exemplo, torna-se inviável colocar fotos com 12 mb(tamanho do arquivo da foto produzida em raw em uma câmera de 12 mp) cada em sites da Internet (demoraria uma eternidade para cada uma ser carregada), então o formato Jpeg é o preferido para fotos na web. Para enviar fotos por e-mail, ou mesmo para imprimir imagens em laboratório fotográfico, este é o formato a ser usado.
Ao contrário do Jpeg , a extensão raw não é um formato de arquivo universal. Cada fabricante utiliza seu código fonte próprio. No caso da Canon,o “Cr2”, da Nikon, “Nef” e assim sucessivamente.
a Nikon é dona do NEF e para cada câmara da Nikon tem um NEF diferente, E isso vale também para outras marcas. Assim quando um dia a Nikon passar a fabricar a D3, e a D4, e a D5, etc. pode até ser que não tenha mais como abrir os velhos arquivos da D2x. Pode ser? Existe essa remota possibilidade? Sim, apesar desta possibilidade ser remota. Por isso, no seu fluxo de trabalho, além do arquivo NEF conserve um arquivo DNG, desenvolvido pela Adobe e que tem a pretensão de ser mais livre, mais universal, mais segurador.Opinião dos especialistas.
Em um próximo artigo daremos informações mais específicas sobre arquivos raw.

Boas fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.