quinta-feira, 27 de maio de 2010

História da fotografia-Talbot

William Henry Fox-Talbot (1800-1877) nasceu em Fevereiro de 1800, em Lacock Abbey, na Inglaterra (Grã-Bretanha),descendente de nobre família, membro do parlamento britânico, estudou matemáticas em Cambridge.

Escritor filósofo e cientista, usava a câmera escura para desenhos em suas viagens e foi um dos pioneiros no âmbito fotográfico, como fotógrafo veio a ser conhecido e suas experiências foram de grande contribuição na área da fotografia.
Talbot era um homem bem mais discreto e recolhido que Daguerre.

Ele vinha pesquisando a fixação da imagem da câmera escura há tempos.
Por causa de seus problemas como desenhista, interessou-se por outra classe de métodos mecânicos para capturar e reter as imagens.
Os conceitos de câmera escura e câmera de luz já tinham sido desenvolvidos com anterioridade, mas foram a grande base para Talbot em suas primeiras investigações.
Na intenção de fugir da patente do daguerreótipo em seu país e solucionar suas limitações técnicas, pesquisava uma fórmula de impressionar quimicamente o papel.

Talbot iniciou suas pesquisas fotográficas, tentando obter cópias por contato de silhuetas de folhas, plumas, rendas e outros objetos. O papel era mergulhado em nitrato e cloreto de prata e depois de seco, fazia seu contato com os objetos, obtendo-se uma silhueta escura. Finalmente o papel era fixado sem perfeição com amoníaco ou com uma solução concentrada de sal. Às vezes, também era usado o iodeto de potássio.

Enquanto Daguerre gravava as imagens diretamente em placas metálicas, sem possibilidade de outras cópias, Talbot as obtinha no papel, tornando-se possível realizar muitas reproduções.m 1841, William Fox Talbot inventou e patenteou na Inglaterra o Calótipo, processo que inicialmente foi batizado de Calotipia.
Dedicou o resto de sua vida à impressão mecânica de fotografias.


Fonte:wikipedia,cotia.net,kodac.com,alternativafotografica.wordpress


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.