domingo, 9 de maio de 2010

Siglas de Lentes Parte VI - Sony-Minolta

MF (Manual Focus - Foco Manual)
São velhas lentes de foco manual da Minolta. Para operar nos corpos Sony Alpha mais modernos, necessitam de um adaptador especial.

MD (Minimum Diaphragm - Diafragma Mínimo)
Acredita-se que signifique "Minimum Diaphragm", pois as lentes MD têm uma aba para indicar qual a abertura mínima da lente ao corpo.

ED (Extra-Low Dispesion Glass - Elemento ótico extra de baixa dispersão)
Trata-se dos um elementos óticos de baixa dispersão, ou seja, um elemento ótico caro e de altíssima qualidade que garante redução da aberração cromática ou "cor fringing"

IF (Internal Focusing - Focagem Interna)
É o foco interno. Significa dizer que a lente não tem o comprimento físico modificado em relação ao trabalho de focagem.

SSM (Supersonic Wave Drive - Motor de Onda Supersônica)
Trata-se de um motor piezelétrico que contribui para tornar a operação de auto foco (AF) mais rápida e principalmente mais silenciosa. Semelhante ao USM da Canon ou o sistema AF-S das lentes Nikon.

ADI (Advanced Distance Integration - Integração de Distância Avançada)
É o sistema de medição integrado para flashs. Esse sistema está disponível desde as Alpha A100, utilizando flash externo TTL da Sony. Ele fornece medição mais avançada do que o sistema convencional TTL (medição pela lente), independendo da refletividade de luz do assunto ou do fundo da cena. Este sistema determina a potência do flash, dispensando o uso de pre-flash para medir a exposição apropriada.

DT
São as lentes Sony projetadas para cobrir toda a superfície dos sensores APS-C (cropados). Uma grande vantagem é produzir lentes mais compactas e menores, não precisando o fotógrafo carregar lentes pesadas do sistema Full Frame. A desvantagem deste sistema é que essas lentes não poderão ser usadas em corpos Full Frame ou filme 35mm, justamente por não conseguirem preencher todo o fotograma exigido.

G (Golden - Douradas)
São as lentes de maior qualidade do sistema Sony Minolta. Possuem grandes aberturas, alta durabilidade e os seus elementos óticos possuem tratamento ED de baixa dispersão, produzindo imagens com uma resposta de cor mais fiel e baixa aberração cromática, além de posuir SSM e focagem interna. Definitivamente uma lente para profissionais avançados e que estão dispostos a pagar por essa tecnologia. Seria o equivalente das lentes L do sistema Canon.

T (Treatment - Tratamento)
Refere-se a um revestimento ótico anti-refletivo desenvolvido pela Carl Zeiss nos anos 1970. Essa tecnologia permite aumentar a transmissão de luz, reduzindo as reflexões dentro da objetiva, corrigindo as ondas de baixo contraste crescente. Em princípio, as lentes de câmeras SLR digitais de todos os fabricantes possuem algum revestimento semelhante.

APO (Apochromatic Treatment - Tratamento Apocromático)
Define a tecnologia apocromática utilizado nos elementos óticos das objetivas Sony, para que haja uma menor aberração cromática nas imagens.

HS (High Speed - Alta Velocidade)
Presentes em algumas objetivas "G", traduzindo aquelas que focam mais rapidamente apesar de não possuir motor piezelétrico (SSM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.