segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tamanho da foto-Para que mais megapixels?

Em recente artigo publicado aqui em nosso blog,mostramos o questionamento de Nelson Ricciardi sobre a necessidade de mais megapixels na sua câmera digital.Resolvemos explicar melhor o assunto e dar alguns exemplos práticos sobre o tema.

Para escolher o tamanho da foto, é necessário que a foto tenha uma resolução adequada, permitindo uma impressão com qualidade. Fotos com baixa resolução ficam feias, sem qualidade e normalmente serrilhadas se impressas em tamanhos maiores.

Para se entender como obter uma impressão com "qualidade fotográfica" (semelhante à qualidade de uma fotografia tirada com filme de 35mm, o filme comum das máquinas analógicas), é necessário conhecer a resolução do equipamento que fará a impressão. No caso da FUJI, a resolução é de 300 DPI (dots per inches - pontos por polegadas) ou aproximadamente 118 pontos por centímetros.

Assim, para se obter uma fotografia de tamanho 10 x 15 cm, precisaríamos de uma resolução próxima de 1180 (10x118) x 1770 (15x118), ou seja, 1600 x 1200 (aprox. 2 megapixels). Já para uma impressão 20 x 30 cm, a resolução seria de aproximadamente 2360 x 3540 (aprox. 8 megapixels). O mesmo cálculo pode ser feito para os demais tamanhos.

Entretanto, para os olhos humanos é possível imprimir sem perda de qualidade com resolução de aproximadamente 85 pontos por centímetro, permitindo obter fotos de qualidade excelente com as seguintes resoluções de fotografia e tamanhos: para 10 x 15 cm, uma resolução de 1275 x 850 (1 megapixel) e para 20 x 30 cm, uma resolução de 2550 x 1700 (aprox. 5 megapixels)

Mas, mesmo assim, é possível obter fotografias de boa qualidade de impressão, com problemas praticamente imperceptíveis aos nossos olhos (excluindo os olhos de profissionais de fotografia), com resolução de aproximadamente 60 pontos por centímetro.

Veja a tabela a seguir indicando o tamanho mínimo de resolução para se obter uma impressão com as qualidades citadas:

Se você é um fotógrafo amador e seus albúns seguem o padrão do tamanho oferecido pelas lojas, ou seja 10x15 cm, um câmera de 2 mp resolveria seu problema.Acima está destacado o tamanho de 20x30 cm, que seria impresso de maneira excelente em uma câmera de 8 mp.Observe que este tamanho é usado em muitos albúns de casamento realizados por profissionais.
Pense bem ao se deixar influenciar pelas propagandas das empresas que te forçam a pensar que muitos megapixels são imprescindíveis para boas fotos.

Aplique seu dinheiro em conhecimento, vá a exposições de artes, veja fotos de grandes mestres, isto sim será um grande diferencial na qualidade de suas fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.