sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pensadores - Platão

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."

"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa."

"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele."

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."

"Uma vida não questionada não merece ser vivida."

"Só os mortos conhecem o fim da guerra."

"Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência."

"Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua."

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento."

"A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos."

"É a esta força que mantém sempre a opinião justa e legítima sobre o que é necessário temer e não temer, que chamo e defino coragem."

"Vivemos no mundo do irreal onde tudo o que vemos é somente uma sombra imperfeita de uma realidade mais perfeita."

Platão 427 A.C. 347 A.C.

Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.

Em linhas gerais, Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens das realidades inteligíveis.

Tal concepção de Platão também é conhecida por Teoria das Ideias ou Teoria das Formas. Foi desenvolvida como hipótese no diálogo Fédon e constitui uma maneira de garantir a possibilidade do conhecimento e fornecer uma inteligibilidade relativa aos fenômenos.

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