sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pensadores - Sêneca

"É parte da cura o desejo de ser curado."

"Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las."

"Nada é tão lamentável e nocivo como antecipar desgraças."

"Ninguém chegou a ser sábio por acaso."

"O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário."

"Para a nossa avareza, o muito é pouco; para a nossa necessidade, o pouco é muito."

"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico."

"Toda arte é imitação da natureza."

"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida."

"A fome não é exigente: basta contentá-la; como, não importa."

"As coisas que nos assustam são em maior número do que as que efetivamente fazem mal, e afligimo-nos mais pelas aparências do que pelos fatos reais."

"A deformidade do corpo não afeia uma bela alma, mas a formosura da alma reflete-se no corpo."

"Na vida pública, ninguém olha para os que estão pior, mas apenas para os que estão melhor."

"Viver significa lutar."

"A vida, sem uma meta, é completamente vazia."


Lúcio Aneu Séneca (português europeu) ou Sêneca (português brasileiro) (em latim: Lucius Annaeus Seneca; Corduba, 4 a.C. — Roma, 65 d.C.) foi um dos mais célebres escritores e intelectuais do Império Romano. Conhecido também como Sêneca, o Moço, o Filósofo, ou ainda, o Jovem, sua obra literária e filosófica, tida como modelo do pensador estóico durante o Renascimento, inspirou o desenvolvimento da tragédia na dramaturgia européia renascentista.

Sêneca ocupava-se da forma correta de viver a vida, ou seja, da ética, fisica e da lógica. Via o sereno estoicismo como a maior virtude, o que lhe permitiu praticar a imperturbabilidade da alma, denominada ataraxia (termo utilizado a primeira vez por Demócrito em 400 a.C.). Juntamente com Marco Aurélio e Cícero, conta-se entre os mais importantes representantes da intelectualidade romana.

Para Sêneca, o destino é uma realidade. O homem pode apenas aceitá-lo ou rejeitá-lo. Se o aceitar de livre vontade, goza de liberdade. A morte é um dado natural. O suicídio não é categoricamente excluído por Sêneca.
Sêneca influenciaria profundamente o pensamento de João Calvino. O primeiro livro de Calvino foi um comentário ao De Clementia, de Sêneca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.