quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Arquivos Raw

Um arquivo RAW é submetido a vários processos antes de ser convertido em um arquivo final de imagem JPEG ou TIFF e em cada uma dessas etapas são feitos diversos ajustes irreversíveis. Uma das principais vantagens da RAW é permitir ao fotógrafo adiar a aplicação destes ajustes - dando mais flexibilidade para aplicar depois essas alterações de uma forma mais adequada a cada imagem. O diagrama a seguir ilustra a seqüência de processo para gerar um arquivo JPEG ou TIFF e um RAW.


O processo de Bayer “demosaicing” e balanço de branco acontecem no mesmo passo do processo e envolvem interpretação e conversão de uma imagem com todas as três cores em cada pixel. Se nessa parte conseguíssemos ver a imagem, poderíamos ver que o Bayer array deixa a imagem pixelada e dá um tom esverdeado e devido ao processo a intensidade luminosa será quadruplicada e nossos olhos não perceberão tudo isso. Uma câmera digital, por outro lado, as diferenças nos registros leveza linearmente - duas vezes a luz produz o dobro da intensidade da resposta no sensor da câmara. Devido a isso as primeiras duas partes do processo a imagem aparecerá mais escuras do que nos próximos passos. Para que os números registrados (pixels) no âmbito de uma câmera digital para ser mostrada como nós percebemos precisam ser aplicados as curvas e tons.

A saturação de cor e contraste também pode ser ajustada antes de tirarmos as fotos dependendo da configuração utilizada na câmera. Na imagem então é aplicado um “sharp” para compensar o efeito “soft” causado pelo demosaicing.
A alta profundidade de bits de uma imagem RAW é então convertido em 8-bits por canal, e compactado em uma compressão JPEG com base na definição dentro de sua câmera. Até esta etapa as informações do RAW estão no buffer de memória da sua câmera.

Existem várias vantagens de se efetuar qualquer uma das etapas acima para conversão de RAW depois no computador pessoal ao invés de fazer tudo direto na câmera. Abaixo vou descrever podemos utilizar esses arquivos RAW e melhora o processo de conversão.

DEMOSAICING

Demosaicing é um muito processo intenso, e assim os melhores algoritmos de demosaicing exigem mais poder de processamento do que existe hoje nas câmeras digitais. A maioria das câmeras digitais hoje utiliza alguns algoritmos mais simples e mais rápidos para fazer a conversão de um RAW para formato TIFF ou JPEG o que, muitas vezes, compromete seriamente a qualidade final dos arquivos. Fazendo o processo de Demosaicing em computador pessoal permite a utilização de algoritmos melhores devido ao melhor poder de processamento de um PC em comparação com uma câmera, o que possibilita um tratamento bem melhor do que é feito na maioria das câmeras digitais. Melhores algoritmos podem tirar um pouco mais de informações do que o sensor da sua câmera e dessa forma é possível produzir mais resolução, menos ruído e a melhor qualidade de cor e precisão.
Diferencial entre RAW e JPEG pode variar para cada câmera e software de conversão.
A imagem JPEG não é capaz de resolver as linhas estreitamente espaçadas como os da imagem RAW. Mesmo assim, um arquivo RAW não pode atingir o ideal para mostrar as linhas porque o processo de demosaicing sempre introduz um efeito “soft” na imagem. Apenas três sensores que capturar todas as cores em cada pixel poderia alcançar o ponto ideal como na terceira imagem (como o tipo de sensores Foveon).

Balanço de branco flexível

O balanço de branco é um processo de remoção de cores irrealista nas suas imagens que podem ser causados por determinados tipos de iluminação. As cores irrealistas em imagens JPEG podem, muitas vezes, serem removidas no pós-processamento, mas ao custo de perda de qualidade (geração de ruído). Isso porque o ponto branco será efetivamente fixado duas vezes: uma vez na conversão do RAW e novamente no pós-processamento. Arquivos RAW dão a capacidade de definir o balanço de branco em uma foto após a imagem ter sido feita - sem destruir os bits, ou seja, sem perda de qualidade e geração de ruído.

Fonte:www.fotografarvenderviajar.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.