segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Curiosidades sobre cinema

A produção do épico francês "Napoleón" (1927), de Abel Gance, consumiu três anos de filmagens, exigiu locações em seis cidades, 150 cenários, 200 técnicos, quatro mil armas de fogo, seis mil atores extras, oito mil figurinos e teve dois mortos e 42 feridos em cenas perigosas.

No filme "Intriga Internacional" (1959), o ator Cary Grant, que na vida real estava com 55 anos, fazia o papel de filho da personagem de Jessie Royce Landis, atriz que estava com exatamente... 55 anos!

Oficialmente, o primeiro filme em 3-D (terceira dimensão) foi a produção B "Bwana Devil" (1952), escrita e dirigida por Arch Oboler e estrelada por Robert Stack. Mas desde a década de 30 havia experimentos nessa área.

O primeiro filme a utilizar o sistema de som Dolby Stereo foi "Lizstomania" (1975), de Ken Russell, que tinha Roger Daltrey no papel do compositor Lizst e Paul Nicholas como Richard Wagner.

O primeiro filme inteiramente rodado a cores, foi "Becky Sharp", de Rouben Mamoulian, produzido pela RKO em 1935. Os técnicos utilizaram o sistema Technicolor, testado por vários estúdios desde a década de 20. Curiosamente a RKO poucas vezes utilizou o colorido em suas produções posteriores. A supremacia no uso da cor caberia por muitas décadas à 20th Century Fox, que rapidamente desenvolveu e aperfeiçoou o processo.

Os atores que tiveram mais indicações ao Oscar até o momento foram Spencer Tracy e Laurence Olivier. Cada um recebeu nove indicações. Tracy recebeu duas estatuetas, por "Marujo Intrépido" (Capitain Corageous), 1937, e por "De Braços Abertos" (Boys Town), de 1938. Olivier recebeu apenas uma, por "Hamlet", em 1948.

Os maiores perdedores foram Richard Burton e Peter O'Toole. Indicados sete vezes cada um, inclusive por "Becket" (1964), em que atuaram juntos, eles nunca receberam a estatueta.

A famosa cena em que Gene Kelly dança com um camundongo em "Marujos do Amor" (1945) foi originalmente planejada para ser feita com Mickey Mouse. Walt Disney não concordou com a aparição de seu personagem em um filme da Metro e Jerry, da dupla Tom & Jerry, criado por William Hanna e Joseph Barbera, ganhou a participação no musical.

Antes de se tornar ator, Robert Redford era frentista em um posto de gasolina. Já o cantor e ator Dean Martin ganhava a vida como caminhoneiro antes de formar a dupla que o celebrizou com Jerry Lewis.

fonte: http://cabana-on.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.