quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pioneiros - Ernst Friedrich

Ernst Friedrich (1894-1967)

Ernst Friedrich, o fundador do Museu Anti-Guerra, em Berlim, nasceu em 25 fevereiro 1894 em Breslau. Já em seus primeiros anos era engajado no movimento da juventude proletária. Em 1911 ele se tornou um membro do SocialPartido Democrata (SPD). Em 1916 juntou-se aos trabalhadores da juventude anti-militarista e foi condenado à prisão depois de um ato de sabotagem em uma empresade importância militar.

Como uma das principais figuras do "anarquismo juvenil" lutou contra o militarismo e a guerra, contra a ação arbitrária da polícia e da justiça. Em 1919 assumiu o centro de juventude Socialista (FSJ) em Berlim e transformou-o em um local de encontro de jovens anti-autoritaristas e artistas revolucionários.

Além de organizar exposições, viajou a Alemanha e deu palestras públicas e leitura de autores anti-militaristas e liberais como Erich Mühsam, Maxim Gorki, Fjodor Dostoiewski e Leo Tolstoi.
Nos anos vinte o pacifista Ernst Friedrich já era bem conhecido em Berlim por seu livro "Guerra contra a guerra!" e partir daí quando ele abriu seu "Anti-War Museum" . O museu logo se tornou um centro cultural de atividades pacifistas, até que foi destruído pelos nazistas em março 1933 e seu fundador foi preso.

O livro de Friedrich "Guerra contra a guerra!"(Krieg dem Krieg!) (1924) é composto por 180 imagens chocantes, documentando os horrores da Primeira Guerra Mundial. Ele se tornou uma figura muito conhecida dentro e fora da Alemanha. Devido a uma doação, foi capaz de comprar um edifício antigo em Berlim, onde fundou o primeiro Museu Internacional contra a guerra.

Depois de ter estado na prisão Friedrich ficou financeiramente arruinado quando ele foi condenado novamente em 1930. No entanto, ele conseguiu trazer seu arquivo precioso no exterior.
Em março de 1933 tropas de assalto nazistas, a SA, destruiu o "Anti-War Museum" e Friedrich foi preso até o final desse ano.
Posteriormente, ele e sua família emigraram para a Bélgica, onde abriu o 2º Museu anti-guerra. Quando os alemães invadiram a Bélgica ele se juntou a Resistência Francesa e após a libertação da França tornou-se cidadão francês e membro do Partido Socialista.

Com o pagamento de indenização da Alemanha Friedrich foi capaz de comprar um pedaço de terra perto de Paris, onde ele estabeleceu o chamado "Ile de la Paix ", um centro para a paz e compreensão internacional, onde grupos de jovens alemães e franceses podiam se encontrar. Em 1967, Ernst Friedrich morreu em Le Perreux sur Marne.
O "Anti-War Museum" de hoje recorda Ernst Friedrich e a história de seu museu com gráficos, slides e filmes.

A importância dele para o mundo é que foi a primeira pessoa a protestar contra a guerra usando somente fotos.A parte mais chocante deste livro é intulada "A face da guerra" onde são mostrados 24 closes de soldados com imensos ferimentos no rosto.Vale lembrar que não se trata de uma apologia a violência, mas um protesto rigoroso contra a bestialidade da guerra.
Nota: As fotos do livro não são de sua autoria, mas dos arquivos médicos e militares provenientes de fotógrafos anônimos.

Veja algumas fotos do livro no link. http://tinyurl.com/24vbjda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.