sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pensadores - Gandhi


"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho."

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita."

"As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?"

"O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte."

"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo."

"Olho por olho, e o mundo acabará cego."

"O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não."

"Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível."

"Aqueles que têm um grande autocontrole, ou que estão totalmente absortos no trabalho, falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente, mas em silêncio."

"Posso ser uma pessoa desprezível, mas quando a verdade fala em mim, sou invencível."

"Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição."

"As doenças são os resultados não só dos nossos atos, mas também dos nossos pensamentos.

"A força não provém da capacidade física, mas da vontade férrea."

"Uma vida sem religião é como um barco sem leme."

Mahatma Gandhi 1869 - 1948

Mohandas Karamchand Gandhi, foi o idealizador e fundador do moderno Estado indiano e o maior defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.
O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Freqüentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).

Gandhi teve grande influência entre as comunidades hindu e muçulmana da Índia. Costuma-se dizer que ele terminava rixas comunais apenas com sua presença. Gandhi posicionou-se veementemente contra qualquer plano que dividisse a Índia em dois estados, o que efetivamente aconteceu, criando a Índia - predominantemente hindu - e o Paquistão - predominantemente muçulmano.

No dia da transferência de poder, Gandhi não celebrou a independência com o restante da Índia, mas ao contrário, lamentou sozinho a partilha do país em Calcutá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.