quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Pioneiros - Edgerton

Harold E. Edgerton nasceu nos Estados Unidos, em Fremont, em 1903 e morreu em Boston em 1990. Estudou na Universidade do Nebraska de 1921 a 1925 em no Massachusets Institute of Technology, em Cambridge, MA, de 1926 a 1927, onde começou a lecionar em 1928.

Como fotógrafo independente, desenvolveu uma fotografia estroboscópica da ação cinética de alta velocidade. Uma grande parte das suas obras tornaram-se marcos da "fotografia de alta velocidade", tendo recebido vários prêmios internacionais.

A fotografia estroboscópica é uma técnica para captar e representar a ação cinética e acontecimentos temporais em fases distintas. Edgerton usou um flash estroboscópico para registar as ações rápidas em filme.As fotografias foram feitas numa sala escurecida, usando numerosas exposições por segundo. Isso tornou-se também numa ferramenta científica, dado que fez com que os pormenores delicados desses acontecimentos rápidos se tornassem visíveis pela primeira vez.

Uma das fotografias mais famosas de Edgerton é Gota de leite de 1937, que mostra a forma delicada da coroa criada por um pingo de leite ao bater numa fina camada de leite num prato.
Um acontecimento físico familiar aos cientistas é transformado numa escultura líquida que só pode ser tornada visível através da técnica fotográfica de Edgerton.

Além de ter a perspicácia para a ciência, engenharia e para a utilização da iluminação estroboscópica comercialmente, Edgerton é igualmente reconhecido pela sua estética visual: muitas das imagens impressionantes que ele criou para esclarecer os fenômenos que ocorreram rápido demais para o olho nu enfeitam museus de arte no mundo inteiro. Em 1940 seu curta-metragem em alta velocidade estroboscópica, "Quicker'n a Wink" ganhou um Oscar .

Fonte:http://oseculoprodigioso.blogspot.com, wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.