sábado, 1 de maio de 2010

Obras escolhidas - Walter Benjamin

Sinopse

Este livro iniciou a publicação das 'Obras Escolhidas' de Walter Benjamin, selecionadas pela Suhrkamp Verlag, com a tradução de Sergio Paulo Rouanet e apresentação de Jeanne Marie Gagnebin. Constam neste primeiro volume alguns dos mais importantes textos do filósofo, como os ensaios sobre o conceito de História, o Surrealismo, a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica e a fotografia e as análises das obras de Marcel Proust e Franz Kafka.

Considerações

Walter Benjamin é sem dúvida um dos grandes filósofos do século 20 e seus textos chegam a ser, em alguns casos, proféticos.Sua leitura é difícil, porém é muito dinâmica e revigorante.Este livro pode ser lido sem uma ordem estabelecida porque os capítulos não são ligados e dependentes do anterior.Para os amantes da fotografia os obrigatórios são "Pequena história da fotografia", onde o autor não se prende a invenção e a história dos equipamentos fotográficos, mas no papel exercido pelo fotógrafo em sua profissão.No segundo texto "A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica" ele faz uma análise não só da fotografia, mas do cinema também e em minha opinião este é um dos ensaios mais impressionantes que já li sobre o tema.
Os demais capítulos falam sobre diversos temas, ficando a critério do leitor sua leitura, mas eu recomendo.
Em suma, relembrando que este é um livro escrito por um grande filósofo, seu entendimento um pouco difícil, contudo é imprescindível para aqueles que querem abrir seus horizontes intectuais e ampliar enormemente seus poderes de análise dos temas hoje inseridos na fotografia e no cinema .

Recomendamos.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cortar uma foto e manter a relação largura X altura


Se você deseja reduzir o tamanho de uma foto, mas quer manter a mesma proporção da foto orriginal, ou seja, diminuí-la e conservar precisamente a mesma relação entre largura e altura da foto original de modo rápido e simples siga o passos abaixo.

Passo 1:

Abra a foto que será cortada.Pressione CTRL-A ( MAC: Command-A) para fazer uma seleção ao redor de toda a foto.

Passo 2:

Vá ao menu SELECT e escolha TRANSFORMAR SELEÇÃO.Com isso você poderá redimensionar a seleção, sem redimensionar a foto dentro dela.


Passo 3:

Pressione e segure a tecla SHIFT, pegue um ponto de canto e arraste para dentro para redimensionar a área de seleção.Como a tecla SHIFT está pressionada à medida que dimensiona, a proporção permanece a mesma.
Depois de escolher uma seleção que lhe mais agrade, mova o cursor para dentro da caixa delimitadora e então clique e arraste para posicionar a seleção onde você quer cortar.Aperte ENTER para completar sua tranformação.


Passo 4:

Agora vá ao ao menu IMAGEM e escolha CORTAR.

Passo 5:

Depois de cortar a imagem, pressione CTRL D ( MAC-COMMAND-D) para remover a seleção.
Sua imagem cortada mantém a mesma proporção da sua foto original.


Boas fotos!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Novas notas de real



Estas são as novas notas de real que começarão a circular na praça a partie do primeiro semestre deste ano e até 2012 todas já estarão circulando.A exemplo do EURO as notas terão tamanho diferenciado, que teve como justificativa facilitar o reconhecimento por parte dos portadores de necessidades especiais, no caso os portadores de deficiência visual.
Não conseguimos entender porque ao invés de ter notas em tamanhos variados, não seria mais objetivo colocar informações em Braile?Fica aí a pergunta.

Regulamentação da profissão de fotógrafo


Profissão de fotógrafo poderá ser regulamentada


Agência Câmara

A Câmara dos deputados analisa o Projeto de Lei 5187/09, que regulamenta a profissão de fotógrafo. A proposta, do deputado Severiano Alves (PDT-BA), define a profissão, determina quem estará qualificado para exercê-la e discrimina as atividades que se enquadram no campo de atuação do fotógrafo profissional.

Segundo o projeto, a profissão de fotógrafo caracteriza-se pelo registro, com o uso da luz, de imagens estáticas ou dinâmicas em material fotossensível, com a utilização de equipamentos óticos apropriados, seguindo o processamento manual, eletromecânico e da informática, até o acabamento final.

Profissionais

Poderão ser fotógrafos profissionais os diplomados por escolas de nível superior em fotografia no Brasil, desde que devidamente reconhecida, assim como os diplomados por escola superior em fotografia localizada no exterior, cujos diplomas forem revalidados no Brasil, na forma da legislação vigente.

Os não diplomados em escola de fotografia que, à data da promulgação dessa lei, estiverem exercendo a profissão por, no mínimo, dois anos consecutivos ou quatro anos intercalados, também poderão ter reconhecida sua condição de fotógrafos profissionais, mediante comprovação da sua atividade.

Essa comprovação poderá ser feita por meio de: entidades sindicais da categoria profissional; registros na Carteira Profissional do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), efetuados por empresas; e recibos de pagamentos de serviços prestados, em papel timbrado ou declaração com firma reconhecida em cartório.

Atividades

De acordo com o projeto, a atividade profissional de fotógrafo compreende:
- a fotografia realizada por empresa especializada, inclusive em serviços externos;
- a fotografia produzida para ensino técnico e científico;
- a fotografia produzida para efeitos industriais, comerciais e de pesquisa;
- a fotografia produzida para publicidade, divulgação e informação ao público;
- a fotografia na medicina;
- o ensino da fotografia; e
- a fotografia em outros serviços correlatos.

Andamento na Câmara dos Deputados
Até 27/04/2010

Proposição: PL-5187/2009 Avulso
Autor: Severiano Alves - PDT /BA
Data de Apresentação: 07/05/2009
Apreciação: Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II
Regime de tramitação: Ordinária
Situação: CTASP: Aguardando Designação de Relator.
Ementa: Dispõe sobre a profissão de fotógrafo e dá outras providências.
Indexação: Regulamentação, profissão, Fotógrafo, definição, atividade profissional, exigência, diploma, curso superior, Fotografia, período, exercício profissional.
Despacho:
21/5/2009 - Às Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD) - Art. 24, II Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de Tramitação: Ordinária
Última Ação:
Data

13/4/2010 - Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) - Devolvida sem Manifestação.


Andamento - Detalhes

Obs.: o andamento da proposição fora desta Casa Legislativa não é tratado pelo sistema, devendo ser consultado nos órgãos respectivos.
Data
7/5/2009 PLENÁRIO (PLEN)
Apresentação do Projeto de Lei pelo Deputado Severiano Alves (PDT-BA).(íntegra)

21/5/2009 Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA)
Às Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público e Constituição e Justiça e de Cidadania (Art. 54 RICD) - Art. 24, II Proposição Sujeita à Apreciação Conclusiva pelas Comissões - Art. 24 II Regime de Tramitação: Ordinária (íntegra)

25/5/2009 COORDENAÇÃO DE COMISSÕES PERMANENTES (CCP)
Encaminhada à publicação. Publicação Inicial no DCD de 26/05/09 PÁG 23935 COL 02.(íntegra)

25/5/2009 Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)
Recebimento pela CTASP.

23/9/2009 Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)
Designado Relator, Dep. Laerte Bessa (PMDB-DF)

25/9/2009 Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)
Prazo para Emendas ao Projeto (5 sessões ordinárias a partir de 28/09/2009)

7/10/2009 Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)
Encerrado o prazo para emendas ao projeto. Não foram apresentadas emendas.

3/3/2010 Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)
Devolvida sem Manifestação.

10/3/2010 Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)
Designado Relator, Dep. Pedro Henry (PP-MT)

13/4/2010 Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP)
Devolvida sem Manifestação.

As eleições estão aí, analise a proposta acompanhe pelo site da câmara e cobre de seu candidato.

Pequeno glossário de equipamentos de estúdio


Alguns equipamentos

Cartão cinza
Cartão que reflete uma percentagem conhecida da luz que incide sobre ele. Em geral, tem um lado cinzento que reflete 18% da luz e um lado branco que reflete 90% da luz. Padrão utilizado para aferir leitura de todos os fotômetros e flashmeters (esse conceito baseia-se em leituras de exposição num tom de cinza de 18% de reflexão).

Rebatedor
Qualquer superfície branca ou prateada - sombrinha teto, cartão laminado, isopor, etc. - usada para rebater a luz sobre o objeto ou cena a ser fotografada.

Rebatedor de guarda-chuva ou sombrinha
Dispositivo auxiliar construído em forma parabólica, como guarda-chuva com a superfície refletora na parte interna. Utilizado para produzir luz rebatida ou difusa sobre o objeto.

Gelatina
Folha transparente com alta resistência ao calor, possui uma ampla variedade de cores e serve como um filtro de cor. É acoplado em frente a tocha.

Sombrinhas Refletoras
São peças que refletem a luz, produzindo efeitos levemente duros, perfeitamente controláveis.

Sombrinhas Difusoras
Este tipo de sombrinha transmite uma luz difusa que caracteriza a iluminação suave e, também, perfeitamente controlável.

Sombrinhas Prateada e dourada
Sombrinhas especiais de superfícies metalizadas, aplicadas em casos especiais (fotos de jóias, cristais, peças metálicas, etc.).

Refletores
Estes acessórios permitem controlar o campo de abrangência, da fonte luminosa, existindo três tipos básicos de refletores: Para ângulos de 80º, 50º e 40º. A combinação sombrinha-refletor deverá ser cuidadosamente analisada para não termos perdas desnecessárias de luz.

Haze Light (Caixa difusora de luz)
Produz uma luz difusa e suave. É usado na finalidade de não mostar o fundo, e para ter uniformidade na iluminação, não causando brilhos indesejáveis ou altas diferenças de contraste. È uma tocha com vegetal na frente.

Fundos
Existem vários tipos de fundos, eles ajudam o fotografo a chegar ao seu objetivo estético. São cenário para completar a cena.

Fundo Infinito: totalmente branco que dá impressão de infinito.

Fundo Preto: não reflete luz, pode ser qualquer coisa preta, como pano ou até um tablado de madeira.

Mesa Still
Funciona como um fundo infinito, é usado para fotografar livros, vidros, perfumes, etc.


Tocha ou Lâmpada incandescente (Luz Amarela)
Equipamento que quando ligado a um gerador, gera uma luz de acordo com sua potência. Este equipamento possui vários acessórios, como o cone (snoot), haze light, refletores, colméia, gelatina, texturas, etc… Esta luz gera uma temperatura de cor equivalente a 3400 K.

Girafa
Serve para iluminar lugares de difícil acesso, e lugares inalcançáveis. Este aparelho é uma espécie de tripé com uma barra de ferro em cima, que em uma ponta possui uma tocha e na outra uma contrapeso (algumas não possuem contrapeso, sim um parafuso para fixar).

Snoot
Concentra luz, funciona como um funil.

Colméia
Também conhecida como favo de mel, serve para colocar em frente da luz e criar um efeito de textura.

Tripé
O mesmo que o tripé para câmera, porem este é normalmente menos reforçado.

Tripé p/ câmera
O tripé normalmente possui uma cabeça com 3 movimentos, pés com 3 seções, bolha para nivelamento e placa superior removível com encaixe rápido. Algumas dicas são importantes, sempre verificar se a câmera esta firme na sapata (placa superior) e para uma maior estabilidade do tripé é aconselhável deixar os pés bem abertos. Também é possível usar a câmera na parte inferior do tripé invertendo o cano central. Existem tripés com sistema hidráulico para diminuir o impacto da câmera ao descer o tripé (este sistema normalmente existe em tripés muito altos).

Existem muito mais equipamentos e em um próximo post explicaremos mais.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Primeira câmera digital

Vamos voltar ao ano de 1975. Havia uma disputa interna por tecnologia na Kodak. De um lado o sistema de cores dos slides Kodakrome e do outro a Kodak Instamatic. Foi quando o pesquisador dessa empresa, Steve Sasson, juntando peças sobressalentes apresenta a primeira câmera digital do mundo. Steve capturou uma imagem com a resolução de 0.1 Megapixels e levou 23 segundos para gravá-la em uma fita cassete. Para exibi-la em uma TV foram mais 23 segundos.Em 1976 o autor do projeto apresentou aos executivos da Kodak a nova máquina de fazer “fotos sem filme”.Isso não deve ter agradado,já que a Kodak era uma das maiores fabricantes de filmes, mas mesmo assim foi patenteado em 1976.
A Kodak estava com uma mina de ouro nas mãos tanto no aspecto de tecnologia como mercadológico, mas perdeu a oportunidade de mostrar ao mundo a grande descoberta dos seus técnicos.

Por Miguel Netto

Álbuns de fotos no PowerPoint

Crie álbuns de fotografia rapidamente.

O PowerPoint permite a criação de álbuns de fotografia de maneira descomplicada e em poucos minutos. Para isso:

- No PowerPoint 2003, vá em Inserir / Imagem / Novo Álbum de fotografias. Na janela que abrir, clique no botão Arquivo/disco para localizar a pasta que contém as fotos. Note que você pode selecionar todas as imagens do diretório. Quando esse processo for concluído, você pode excluir ou alterar a ordem das fotografias na opção Fotografias no álbum. No campo Layout do álbum, você pode escolher se quer ver uma ou mais fotos por slide;

- No PowerPoint 2007, vá ao menu Inserir, clique em Álbum de Fotografias e, por fim, em Novo Álbum de Fotografias. Clique no botão Arquivo/disco para localizar a pasta que contém as fotos. Note que você pode selecionar todas as imagens de uma só vez. Feita a seleção, você pode excluir ou alterar a ordem das fotografias na opção Fotografias no álbum. No campo Layout do álbum, você pode escolher se quer uma ou mais fotos por slide.
Note que também há um botão que permitir exibir slides abaixo da fotografia e outro que faz com que as imagens fiquem todas em preto e branco.


Fonte: www.infowester.com

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Thor

Título: Thor
Estúdio: Marvel Studios
Distribuição: Paramount
Direção: Kenneth Branagh
Elenco:Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Natalie Portman, Jamie Alexander, Colm Feore, Anthony Hopkins.

Estréia prevista: 20/05/2011.

Sinopse

Thor é um filme baseado no personagem dos quadrinhos de mesmo nome.
No centro da história está Thor, um poderoso mas arrogante guerreiro da mitologia nórdica cujas ações intempestivas despertam uma guerra antiga. Como castigo, Thor é enviado à Terra e forçado a viver entre os mortais.

Considerações

Chris Hemsworth(que interpretou o pai de James T. Kirk em "Star Trek")foi escolhido para interpretar Thor enquanto Tom Hiddleston fará Loki, o meio-irmão do personagem.A atriz Natalie Portman interpretará a enfermeira Jane Foster, Jamie Alexander(do seriado Kyle XY) foi escolhida para viver o amor asgardiano do deus do trovão Sif, enquanto Colm Feore(o Henry Taylor de 24 Horas) foi contratado para intepretar um vilão ainda não divulgado.Odin, pai de Thor será interpretado por Anthony Hopkins.
O filme conta com grande elenco, mas nos faltam informações sobre o roteiro ou uma prévia em um teaser trailer até o momento para podermos ter uma avaliação melhor.
Teremos que aguardar mais um pouco, porém já estamos ansiosos com mais esta produção baseada em heróis de estórias em quadrinhos.


domingo, 25 de abril de 2010

Sigla de lentes Parte IV - Sigma

Sigma

ASP (Aspherical lenses - Lentes Asféricas)
O complexo de lentes asféricas permitem liberdade de design, performance melhorada e um número reduzido de elementos óticos e demais componentes no interior da objetiva, tornando-a mais compacta. Lentes ASP permitem óticas excelentes, com uma ótima definição por possuir elementos asféricos na sua construção e que muito contribuem na redução de alguns problemas normalmente associados às lentes grande-angulares e zooms, tais como flares e distorções nas bordas.

APO (Apochromatic lenses - Lentes Apocromáticas)
Projetada para permitir que se alcance imagens de maior qualidade e fidelidade, as lentes APO são construídas com um cristal ótico SLD, que reduz drasticamente a aberração cromática nas cores dos elementos fotografados. Como o índice refrativo da ótica depende do comprimento da onda de luz para formar as cores, em cristais comuns acontece destas ondas se formarem de maneira anômala em diferentes pontos, o que geraria a aberração cromática. Esse problema ocorre muitas vezes com as teleobjetivas, mas quando construídas com cristais SLD (Special Low-Dispersion - Baixa Dispersão Especial) e ainda com a tecnologia ELD (Extraordinary Low Dispersion - Baixa Dispersão Extraordinária) usada nas lentes APO da Sigma, ajudam a compensar a aberração de cores, produzindo fotografias mais fiéis e nítidas.

OS (Optical Stabilizer - Estabilizador Ótico)
Esta função utiliza um mecanismo que compensa as mínimas sacudidas da câmera enquanto se fotografa, trazendo estabilidade e reduzindo os riscos de fotos tremidas. Ele estende ao máximo as possibilidades de se fotografar com a câmera em punhos num ambiente com luz amena. Desenvolvido a partir de tecnologia proprietária, o sistema OS da Sigma utiliza dois sensores internos na lente para cobrir tanto movimentos verticais como horizontais da câmera.
Esta função trabalha movendo o grupo de lentes óticas para compensar as sacudidas da câmera enquanto fotografa, ajudando a estabelecer as lentes do resto do barri. Para poder atuar nas diversas condições de disparo, o sistema possui dois modos de estabilização ótica: o modo 1 determina a sacudida de câmera de forma vertical e horizontalmente, arrastando e compensando a falta de nitidez. Esse modo é eficaz ao fazer fotografias em geral ou de paisagens, com assunto principal estático.
O modo 2 detecta o tremor da câmera de forma vertical, compensando a falta de nitidez. É mais eficaz para acompanhar com a câmera assuntos móveis, como competições esportivas e corridas. O sistema OS pode compensar de 2 a 3 f/stops em relação a velocidades recomendadas.


EX (Excelence Lens - Lentes de Excelência)
Lentes EX fazem parte da linha profissional da Sigma. São lentes de melhor qualidade ótica e principalmente acabamento externo mais resistente e robusto. São as lentes "supra-sumo" da marca.

HSM (Hyper-Sonic Motor - Motor Hipersônico)
Esta lente utiliza um motor de ondas hipersônicas para focagem automática. Além de promover uma focagem mais rápida e silenciosa em qualquer corpo, é fundamental para obtenção de focagem automática em corpos Nikon que não possuam motor de foco embutido, como é o caso da linha D40, D40x e D60.

RF (Rear Focus - Focagem Traseira)
Esta lente é equipada com um sistema que move o grupo traseiro de lentes para focagem silenciosa e em alta velocidade. A focagem convencional era normalmente executada movendo todos os grupos de lente como uma unidade fixa ou só o primeiro grupo de lente.
Conseqüentemente, a demanda de exigência surgiu para um sistema de focagem que mantinha o comprimento da lente inalterado mantendo pouca flutuação de aberração. Em resposta a esta exigência, SIGMA desenvolveu um novo sistema de foco interior que move dois grupos de lente dentro das teleobjetivas e lentes tele-macro. Este sistema tem elementos flutuantes, melhoram substancialmente a capacidade de close-ups.
As super grande angulares que possuem uma lente frontal larga, utilizam o sistema de focagem traseiro para mover o aparato interno e realçar o efeito flutuante. Já a 18-125mm f3.5-5.6 DC, utiliza um sistema de focagem interior para mover o aparato interno de lentes secundárias.
A SIGMA também obteve sucesso na obtenção de uma distância mínima de 19.7 polegadas/0.5m em todas as áreas do range desta lente. O sistema de foco traseiro assegura focagem em alta velocidade com lentes como a 135-400mm APO F4.5-5.6 DG e a 170-500 mm APO F5-6.3 DG, todas teleobjetivas.

DG (DG lens for Digital/Analogue - Lentes DG para Digital/Analógico)
São lentes ideais para câmeras digitais SLR mantendo a usabilidade para as tradicionais 35mm SLR. O desenvolvimento da Sigma para a linha DG (Digital) concentrou esforços para a correção de distorções e aberrações. A ampliação de aberração cromática é especialmente evidente em câmeras digitais.
O design ótico e a tecnologia de vanguarda incorporada pela Sigma eliminam flare e imagens fantasmas do sensor, criando melhor equilíbrio e cores excelente. A vinhetagem é minimizada enquanto a iluminação das bordas se mantém assegurada. Essas lentes de alta performance são preparadas para trabalhar igualmente com câmeras digitais e analógicas.

DC (DC lens for Digital - Lentes DG para Digital)
Ao contrário das DG, as lentes DC foram feitas para se ajustarem ao tamanho dos sensores APS-C das câmeras digitais SLR com fator de corte (crop factor). Portanto não podem ser usadas em corpos de câmeras 35mm ou Full Frame, já que não conseguem cobrir todo o fotograma destes padrões. Seu design especializado dá a estas objetivas as ideais propriedades da câmera, e sua construção se mantém mais leve e compacta.


FS (Floating System - Sistema Flutuante)
O sistema flutuante é utilizado para controlar o foco. Este sistema move os diferentes grupos de lentes do sistema ótico para posições diferenciadas, por meio disso minimizando a distância de telescoping e a flutuação da aberração em variadas distâncias de disparo. O seu sistema é especialmente eficaz em lentes macro (que abrangem uma grande variedade angular de distâncias de disparo) e lentes grande angulares (para câmeras SLR - Single-Lens Reflex - Lente Simples de Reflexão) cuja composição da lente é assimétrica. A SIGMA usa o sistema flutuante para lente macro 50mm F2.8EX DG e na grande angular 28mm F1.8 EX DG ASPHERICAL Macro.

DF (Dual Focus - Foco de Duas Formas)
O sistema DF desembaraça a ligação entre o mecanismo de focagem interno e o anel de focagem externo, quando o anel de focagem é movido para a posição AF. Este sistema fornece a manipulação fácil e exata da lente, desde que o anel de focagem não seja girado durante a autofocagem. Ela permite que seja feita correção do foco automático de forma manual.

DL (Deluxe - De luxo)
Lentes DL são aquelas com acabamento especial, mantendo um preço bastante interessante.

UC (Ultra Compact - Ultracompacta)
Lentes pequenas e leves, facilitando o transporte e manejo quando acopladas à câmera.

Boas Fotos!


Siglas de Lentes Parte III - Tamron

Tamron

AF (Auto Focus - Foco Automático)
A lente da câmera foca automaticamente a imagem em uma parte selecionada do quadro ou objeto. A maioria dos corpos das câmeras permitem que você decida os lugares de foco exatos, geralmente pressionando o disparador até a metade.

SP (High-Performance Specifications - Especificações de Alta Performance)
Oferece uma nitidez superior e uma ótima correção de cores, minimizando as aberrações cromáticas. Possui ótica ED, trazendo todos os benefícios de lentes feitas a partir do cálcio fluorite, mas sem suas fragilidades.
São as lentes para a linha profissional da Tamron, similar as Nikon ED e as Sigmas EX.

DI (Digitally Integrated Design - Desenho Integrado para Digitais)
Lentes otimizadas para SLR's digitais. Suas características melhoram a distribuição de luz no sensor ou fotograma, uma vez que podem ser usadas também em SLR FF (full frame) ou 35mm (filme).

DI-II (Digitally Integrated Design II - Desenho Integrado para Digitais II)
Diferente das DI, essas lentes foram desenhadas exclusivamente para câmeras SLR digitais com sensores APS-C. Ou seja, o fotograma (ou no caso o sensor), não pode ser superior a 24mm x 16mm. Não podem ser usadas em câmeras Full Frame ou de filme, porque a imagem gerada não consegue preencher o fotograma de 36mm x 24mm (35mm).

IF (Internal Focusing - Focagem Interna)
Lentes com essa característica podem fazer focagem sem precisar ter o seu tamanho alterado. Todo o movimento ótico é feito de maneira interna, não precisando estender ou diminuir o barril da lente. Isso garante uma construção mais leve e compacta, já que seus elementos de focagem são menores e inclusive mais rápidos.

ASL (Aspherical - Asférico)
Oferece vantagens na redução das distorções nas bordas da lente e compensação das aberrações asféricas, além de reduzir a quantidade de elementos óticos internos, deixando a lente mais leve e compacta.

LD (Low Dispersion - Baixa Dispersão)
Garante alta qualidade de imagem, minimizando a falta nitidez devido a aberração cromática, principalmente em focagens próximas em lentes tele-objetivas e nas lentes com design convencional.

LD-Hybrid Aspherical
(Low Dispersion Hybrid Aspherical - Baixa Dispersão Híbrida Asférica)
Tecnologia com as mesmas propriedades da "LD", mas esta é especialmente empregada na construção de lentes com range e aberturas grandes, com o objetivo de deixá-las mais leves e compactas. Como por exemplo a AF 28-105mm f2.8.



AD (Anomalous Dispersion - Dispersão Anômala)
Possui um tratamento especial no material ótico de modo a entregar de forma proporcional uma dispersão parcial em diferentes zonas de comprimentos de ondas específicas. Efetiva compensação nos eixos da lente, que se torna bastante eficaz contra as aberrações cromáticas laterais, principalmente em lentes grande angulares e de ângulos convencionais.

AD-Hybrid Aspherical
(Anomalous Dispersion Hybrid Aspherical - Dispersão Anômala Híbrida Asférica)
Tecnologia com as mesmas propriedades da "AD", mas especialmente empregada na fabricação de lentes com range considerados grandes com o objetivo de deixá-las menos pesadas e com menor porte. Como por exemplo a AF 28-300mm.

XR (Extra Refractive Index Glass - Vidro de Índice Extra Refrativo)
O uso do XR otimiza a distribuição da refração na lente, reduzindo várias aberrações para o mínimo total, enquanto permite lentes mais compactas e leves. Além disso, o posicionamento adequado de dois elementos híbridos esféricos mantem a performance de imagem enquanto diminui consideravelmente o sistema ótico da lente.

VC (Vibration Compensation - Compensação de Vibração)
A tecnologia de compensação de vibração entrega fotografias nitidamente focadas até em situações onde a vibração da câmera muitas vezes ocorre, como em baixas luzes ou usando teleobjetivas com diversos ranges. O sistema também permite conseguir movimentos interessantes, como por exemplo o assunto focado e o restante da cena borrada, criando fortes contrastes entre movimento e estática da imagem. Você também poderá usar a lente sem uma unidade de flash, utilizando mais da luz natural para criar atmosferas interessantes na cena.
A tecnologia VC permitiu criar imagens excepcionais em velocidades baixas de disparo onde a utilização de tripé de apoio era necessária.
O sistema VC utiliza três sistemas de rolagem que movem os motores de forma eletromagnética pelo barril da lente, para compensar a vibração durante o momento do disparo.

BIM (Built-In Motor for Nikon Cameras - Com motor para Câmeras Nikon)
Lentes com esta sigla foram desenhadas com motor de foco incluso para equipar câmeras Nikon sem o referido motor em seu corpo. Lentes BIM garantem focagem automática para câmeras Nikon como a D40, D40x e D60, que só conseguem tal função com lentes BIM (Tamron), HSM (Sigma) ou AF-S (da própria Nikon).


FEC (Filter Effect Control - Controle de Efeito de Filtro)
Trata-se de um acessório nas lentes Tamron que é encaixado na boca da objetiva (primeiro elemento), de forma a permitir que você possa girar filtros de efeitos, que ao invés de serem rosqueados diretos na objetiva, são acoplados neste anel de extensão. O FEC é muito útil para filtros de efeitos como os degradês, cross screen e multi-imagem, além de outros.

ZL (Zoom-Lock Mechanism - Trava de Zoom)
Nada mais é que uma trava de fechadura construída na parte externa da lente para prevenir que o barril da objetiva deslize para a frente quando a lente está sendo transportada na câmera.

A/M (AF/MF Switchover Mechanism - Mecanismo de Mudança de AF/MF)
As lentes são equipadas com um mecanismo de mudança AF/MF (auto foco / manual foco) para permitir a alteração em apenas um toque no botão para alterar de AF para MF e vice-versa. A operação de "apenas um toque" está disponível apenas para lentes da Canon e Nikon. As lentes baseadas em sistema Sony ou Pentax, necessitam realizar essa alteração AF/MF tanto na corpo da câmera, como na lente.


Pra que mais megapixel