sábado, 5 de junho de 2010

Relaxe


Tirinha publicada no Jornal Folha de São Paulo

Níquel Náusea de Fernando Gonzales

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Museus Virtuais

Visite ricos acervos postados na web por museus do mundo todo.

Museu Britânico
Doze visitas virtuais são oferecidas no site, que retratam as artes e cultura da África, da América, da Ásia, do Oriente Médio, das civilizações antigas como a egípcia, romana e grega, além da cultura japonesa tradicional e pop.
Faça seu passeio virtual .http://www.britishmuseum.org/explore/online_tours.aspx

Museu do Louvre
Um dos museus mais exuberantes do mundo disponibiliza sete galerias --como de antiguidades gregas e etruscas-- e mais uma sessão com a arquitetura do lugar. Mas as imagens, mesmo ampliadas, dificultam ver detalhes como os ricos quartos de Napoleão Bonaparte.
Faça seu passeio virtual aqui. http://www.louvre.fr/llv/musee/alaune.jsp?bmLocale=en

Museu Guggenheim
Acesse o link "collection" e, a seguir, "collection online" para ter uma visão das obras que estão nos museus de Nova York (EUA), Veneza (Itália), Bilbao (Espanha) e Berlim (Alemanha). As imagens são de bom tamanho, apresentadas em slideshow, e há informações adicionais de cada obra e artista.
Faça seu passeio virtual aqui.http://www.guggenheim.org/

Museu Hermitage
O site exibe os andares e as salas do museu mais famoso da Rússia, em visão de 360 graus, além de trazer os destaques de cada uma delas. Há salas que prestam homenagens a pintores renomados, como Monet e Picasso.
Faça seu passeio virtual aqui.http://www.hermitagemuseum.org/html_En/index.html

Museu Van Gogh
As visitas virtuais estão provisoriamente canceladas, informa o museu, mas há informações sobre Van Gogh no site, além de links de vídeos e telas do artista postadas na internet. Para acessar as páginas oficiais, entre em "Van Gogh Museu 2.0".
Faça seu passeio virtual aqui.http://www.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?lang=nl

The Metropolitan Museum of Art
O Met libera exposições passadas e de outras atualmente em cartaz --como o especial sobre Picasso e a retrospectiva da moda nos Estados Unidos. As imagens são acompanhadas por informações descritivo-históricas e sobre dimensões, no caso das telas. As obras podem ser ampliadas.
Faça seu passeio virtual aqui.http://www.metmuseum.org/home.asp

Museu Virtual do Iraque
São oito salas a escolher, que tratam de civilizações antigas como as da Suméria e da Babilônia. Em cada uma, há inúmeras obras expostas que também podem ser vistas em outras perspectivas. No caso deste site, vale clicar em todas obras que surgirem no monitor.
Faça seu passeio virtual aqui. http://www.virtualmuseumiraq.cnr.it/prehome.htm

Fonte: Folha de São Paulo

Pensadores - Buda

"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo."

"Sua tarefa é descobrir o seu trabalho e, então, com todo o coração, dedicar-se a ele."

"Só há um tempo em que é fundamental despertar. Esse tempo é agora."

"Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima."

"Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem; o animal pode ferir seu corpo, mas um falso amigo irá ferir sua alma."

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o."

"O segredo da saúde,mental e corporal,está em não se lamentar pelo passado,não se preocupar com o futuro,nem se adiantar aos problemas,mas,viver sabia e seriamente o presente."

"A vida não é uma pergunta a ser respondia. É um mistério a ser vivido."

Buda

Sidarta Gautama nasceu no ano de 560 aC e era filho de um rei do povo Sakhya que habitava a região da fronteira entre a Índia e o Nepal.

No palácio, a vida de Gautama era cercada de conforto e paz. Casou e teve um filho, mas vivia totalmente protegido de contato com o exterior, por ordem de seu pai. Uma tarde, fugindo dos portões do palácio, o jovem Gautama viu 3 coisas que iriam mudar sua vida: um ancião que, encurvado, não conseguia andar e se apoiava num bastão, um homem que agonizava em terríveis dores devido a uma doença interna, um cadáver envolvido num sudário de linho branco. Essas 3 visões o puseram em contato com a velhice, a doença e a morte, conhecidas como “as três marcas da impermanência", e o deixaram profundamente abalado. Voltando para o palácio, ele teve a quarta visão: um Sadhu, um eremita errante cujo rosto irradiava paz profunda e dignidade, que impressionou Gautama a tal ponto que ele decidiu renunciar à sua vida de comodidade e dedicar o resto de sua vida à busca da verdade.

Abandonando o palácio, ele seguiu de início a senda do ascetismo, jejuando até que se convenceu da inutilidade destas práticas, e continuou sua busca. Durante 7 anos esteve estudando com os filósofos da região e continuava insatisfeito. Por fim, em uma de suas viagens, chegou a Bodh Gaya, onde encontrou uma enorme figueira e tomou a resolução de não sair de lá até ter alcançado a iluminação. Durante 49 dias ele permaneceu sentado à sobra da figueira, em profunda meditação, transcendendo todos os estágios da mente até atingir a Iluminação, um estado chamado nirvana. Desde então foi chamado de Buda (o que despertou) ou Shakyamuni (o sábio dos shakyas). Seus ensinamentos nascidos dessas experiência são conhecidos como o Caminho do Meio, ou simplesmente o dharma (a lei). Do momento em que atingiu o nirvana, aos 35 anos de idade, até sua morte, aos 80, Buda viajou ininterruptamente por toda a Índia, ensinando e fundando comunidades monásticas.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Pioneiros - Hercule Florence


Naturalista e desenhista brasileiro de origem francesa (1804-1879). Pioneiro da fotografia no Brasil, é considerado um de seus inventores.

Em 1825 descobre, por meio de um anúncio, que o naturalista russo Georg Heinrich von Langsdorf procurava um desenhista para uma expedição que faria pelo interior do Brasil. Então se integra a ela e atravessa São Paulo, Mato Grosso e Grão-Pará em quatro anos, retornando ao Rio de Janeiro em março de 1829.

Em seguida vai para Itu, no interior de São Paulo, e depois para a Vila de São Carlos, atual Campinas. Lá, inicia suas pesquisas e descobertas. Estuda os sons dos animais e, paralelamente, uma nova forma de impressão.
Sem conhecer o trabalho do francês Nicéphore Niépce - responsável pela fixação da primeira fotografia em 1826 -, Florence imprime imagens pela ação da luz em 1832, com base no princípio de negativo/positivo, que permite a reprodução das chapas. O mesmo processo só seria desenvolvido pelo inglês William Talbot em 1839.

Boris kossoy detalha este trabalho em seu livro dedicado ao inventor brasileiro.Vale lembrar que não não se trata de uma reivindicação para a autoria da invenção, mas um reconhecimento que os países marginais da produção intectual também têm a capacidade de produção e que nós somos forçados a acreditar o contrário.E, que muitas das invenções humanas ocorreram de forma simultânea em partes diferentes do mundo e que só damos valor aos que foram primeiramente divulgados a todos.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Plug-ins para photoshop

Para vocês que têm o programa Photoshop e gostariam de adicionar "Plug-ins", existe um site que vocês encontrarão uma lista com mais de 20 para download gratuito.São várias opções, dentre elas gerador de esferas, gerador de grid, gerador de grãos, distorção de lentes, gerador de bordas e etc..

Nota: "Plug-ins" são programas que operam em conjunto com o programa principal e têm a função de realizar ações de maneira mais rápida e intuitiva.Estas ações podem ser feitas no programa, porém em mais etapas, exigindo maior grau de conhecimento por parte do usuário.Acessem o link abaixo, já foi testado.

Site: http://www.richardrosenman.com/software/downloads/

Mario Sergio Cortella



Trecho de palestra do Professor e Filósofo Mario Sergio Cortella.

Tema: problemas de engenharia.

Brilhante

terça-feira, 1 de junho de 2010

Curiosidades de 2001 - Uma Odisséia no Espaço

Antes de Douglas Rain pegar o papel, Nigel Davenport e Martin Balsam foram considerados para fazerem a voz de HAL.


Douglas Rain (a voz de HAL) nunca visitou o set de filmagens.


Kubrick mandou comprar várias toneladas de areia importada, lavada e pintada, para as cenas na superfície da Lua.


Nos primeiros rascunhos do roteiro, o filme tinha narração.


Apesar da história que o nome "HAL" saiu de "IBM" - as letras são as imediatamente seguintes no alfabeto: H(I) A(B) L(M) - o co-escritor Arthur C. Clarke disse que não foi intencional, e quando ele percebeu já era tarde demais para mudar. HAL seria a sigla em inglês para Computador Heurístico Algorrítmico (Heuristic ALgorithmic Computer).


Clarke diz: "Se você entender 2001 completamente, nós falhamos. Nós queremos levantar mais questões do que respostas."


Rock Hudson saiu da premiere de Los Angeles dizendo "Alguém pode me explicar que diabos de história é essa?"


Em nenhuma cena há falas e música ao mesmo tempo. Há três tipos de cena: com falas, com música, e silêncio completo.


O primeiro diálogo do filme é falado por uma aeromoça, aos 25 minutos e 38 segundos de filme.


Frank Miller, que faz a voz do controle da missão, foi membro da Força Aérea dos EUA na vida real, e controlador de missões reais. Ele foi contratado porque não era possível encontrar uma voz mais convincente para o papel.

Fonte: http://www.spiner.com.br



Salvar em formato de imagem

O PowerPoint, como dito em um antigo post, pode ser usado como um "quebra galho" para a geração de trabalhos gráficos. Se você fez um cartaz, por exemplo, provavelmente irá querer tê-lo em um formato de imagem. Para isso, faça o seguinte:

- No PowerPoint 2003, vá em Arquivo / Salvar como e, no campo Salvar como tipo:, escolha um dos formatos de imagem disponíveis: GIF, JPEG, PNG, TIFF ou BMP;

- Na versão 2007 do software, clique no botão Office, vá em Salvar Como e selecione Outros Formatos. Depois, escolha um dos tipos de imagem disponíveis (são os mesmos da versão 2003).

Note que se a apresentação tiver mais de um slide, o programa poderá perguntar se você quer salvar todos os slides como imagem ou somente o atual.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Concurso de Artes Plásticas


A 19º Edição do Encontro de Artes Plásticas de Atibaia tem como objetivo principal, a consolidação e ampliação de um dos mais antigos eventos culturais do interior do Estado de São Paulo, que teve sua primeira edição em Atibaia no ano de 1969. A sua principal atuação é a transversalidade e a diversidade cultural, pois a programação do evento envolve e promove o encontro das artes como: pintura, fotografia, desenho, arte pública / intervenção urbana, gravura, escultura, instalação, performance, vídeo, música, dança e teatro. Finalmente e fundamentalmente o evento objetiva promover a democratização do acesso cultural, sendo que todas as atividades desenvolvidas dentro da programação serão gratuitas e abertas à participação popular.

O 19º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia é um projeto realizado com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - PROAC e Prefeitura da Estância de Atibaia.

Edital de Artes Plásticas

R$ 36.000,00 em prêmiação

INSCRIÇÕES até o dia 04 de junho de 2010

LINK: http://www.atibaia.sp.gov.br/cultura/index.asp?centro=v_arte&id=8

ou se preferir entrar no site: http://www.atibaia.sp.gov.br/cultura e clicar no link artes plásticas

Copos de cristal - Limpeza

Copos de cristal são muito mais valiosos e frágeis do que os de vidro simples. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de lavá-los para diminuir as chances de quebrá-lo.

Utilize luvas de borracha, pois elas são antiderrapantes. Entretanto, mantenha a atenção, pois o revestimento de borracha da luva diminui a sensação de tato.

Providencie uma toalha e cubra o fundo da pia com ela. Em caso de queda, o copo será amortecido.
Separe conjuntos de cinco copos e lavem-os todos de uma vez. Seque-os e armazene-os, só depois lave outro conjunto de copos. Isso vai evitar o acúmulo de copos na pia e que eles batam um no outro.

Se desejar dar um brilho especial no cristal, inclua vinagre na última água de enxágue. Misture uma parte de vinagre para cada três partes de água morna e faça o enxágue final.

Fonte: bbel.uol.com.br

domingo, 30 de maio de 2010

Quadrinhos - Curtas


A editora Mythos vai cancelar a série mensal Conan o Bárbaro na edição 76, que chega às bancas nos próximos dias. Será a primeira vez desde 1984 que Conan não terá uma revista mensal no Brasil. O motivo é a queda nas vendas.Conan o Bárbaro era publicada pela Mythos desde 2002, quando a editora assumiu o personagem e deu sequência a A Espada Selvagem de Conan, série que a Abril publicou por mais de 200 edições. Assim como a predecessora, Conan o Bárbaro trazia principalmente republicações de histórias clássicas.


Em setembro, pouco depois da Disney anunciar que compraria a Marvel, os quatro filhos do quadrinista Jack Kirby processaram a editora pelos direitos autorais sobre as criações do pai - os personagens mais famosos da Marvel. Em janeiro, a Marvel processou os herdeiros de volta, taxando a ação de absurda. E, em março, os herdeiros reagiram.O novo capítulo do processo é preocupante para o lado Kirby: a Disney, agora já proprietária da Marvel, resolveu mostrar a cara e enviou um memorando onde declara o apoio à editora e faz pedidos ao juiz responsável pelo caso.


A DC Comics anunciou que todas as suas HQs que ainda custavam US$ 2,99 (R$ 5,60) passarão a custar US$ 3,99 (R$ 7,50) em agosto. Será o preço base para os gibis de 32 páginas (22 de história), os mais comuns da editora.O site Bleeding Cool destaca uma retração de 20% em unidades vendidas no mercado de quadrinhos no período de um ano, comparando os dados da distribuidora Diamond Comics de abril de 2009 e abril de 2010 dos 300 gibis mais vendidos. Ou seja, o aumento dos preços estaria aí para compensar a diminuição do volume de vendas.


Nova minissérie de Batman por Neal Adams.O blog oficial da DC Comics, The Source, publicou o primeiro preview de páginas completas da primeira edição da minissérie.Confira.http://www.omelete.com.br/quadrinhos/confira-um-preview-da-nova-minisserie-de-batman-por-neal-adams/

Fonte: omelete.com.br

Tilt-Shift: Falsas miniaturas

O termo “Tilt-shift miniatures fakes” pode parecer estranho, mas é uma técnica que transforma em miniaturas determinados objetos e até pessoas em fotos. Utilizando a técnica com o Photoshop é possível criar o efeito que ilude o cérebro e os olhos. O segredo é simular uma profundidade de campo que não existe na foto original e com alguns recursos adicionais chegar o mais próximo possível da nossa simulação.

Passso: 1- Vamos começar nosso tutorial abrindo no Photoshop a imagem exemplo que acompanha esse tutorial. Ela foi obtida com uma câmera Sony DSC-W-300 e foi tomada em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. Nosso foco irá ser centrado nos três veículos ao fundo.

Passo: 2 - Antes de qualquer coisa vamos tomar alguns procedimentos para iniciarmos a criação de uma máscara específica. Tecle “D” de Default para obtermos as cores de primeiro plano preto e segundo plano branco.

Passo: 3 - Tecle G para acessar a ferramenta Gradient e escolha o primeiro gradiente que é do preto para o branco. No tipo de Gradiente escolha o Cilíndrico. Observe a imagem abaixo para não errar.

Pass0: 4 - Vamos utilizar as guias do Photoshop apenas para fazer uma marcação de limites para nos guiar nos procedimentos seguintes. Se você não tiver com as réguas visíveis tecle Control+R. Clique na régua vertical e arraste uma guia até o pára-choque da van e mais outra na parte superior como na imagem abaixo.

Passo: 5 - Clique no ícone Quick Mask ou simplesmente tecle Q.

Passo: 6 - Caso tenha mudado alguma coisa, acesse a ferramenta Gradient teclando G. Clique na guia inferior, arraste até a superior e solte. Veja o movimento na figura abaixo.

Passo: 7 - Observe que foi criada uma máscara (cor vermelha) que atinge os três veículos. O único problema é que a máscara não está muito evidente no veículo da esquerda, no teto da van e no veículo da direita. Antes de prosseguir vamos corrigir isso.

Passo: 8 - Tecle B para acessar a ferramenta Brush. Escolha um pincel com cerdas macias e estabeleça sua opacidade em 30%.

Passo: 9 - Vamos fazer a correção. Dê apenas uma passada com o pincel da esquerda para a direita nos limites das setas e como na imagem abaixo. Em seguida posicione o pincel sobre a parte superior da van e dê apenas um clique. Nossa máscara já está corrigida. O filtro que iremos aplicar a seguir irá preservar as áreas mascaradas. Vamos em frente.

Passo: 10 - Clique na aba Channels (Canais) para acessá-la. Em seguida clique em RGB para sair do canal Quick Mask.

Passo: 11 - Vá no menu Filter > Blur > Lens Blur.

Pass0: 12 - Vai se abrir uma nova janela. Preste atenção nas informações marcadas com seta verde na imagem abaixo. Altere o valor de Radius para 22 e em Brightness altere para 44. Quando você for aplicar o efeito em outras imagens observe esses dois valores. Clique em OK. Vamos sair do modo Quick Mask e tecle Q ou diretamente no ícone correspondente no menu de ferramentas do Photoshop. Desmarque a seleção teclando Control + D.

Passo: 13 - Para dar uma aparência “plástica” à nossa imagem vamos alterar os valores de Curves (curvas). Vá no menu Images > Adjustments >Curves ou simplesmente tecle Control + M. Vai se abrir uma janela como na imagem abaixo. Veja que alteramos apenas dois pontos. O superior mais acentuado e o inferior ligeiramente para baixo.

Passo: 14 - Nossa imagem ainda precisa de mais um pequeno ajuste. Vamos dar uma pequena saturada nas cores para dar um aspecto ainda mais fake. Acesse o menu Images > Adjustments >Hue/Saturation ou simplesmente tecle Control + U. Irá se abrir a janela como na imagem abaixo. Vamos alterar a saturação para +14 correndo o controle deslizante para a direita ou preencha diretamente o valor 14 no campo de valores.

Pronto! Nossa imagem já está com o aspecto falso com objetos como se fossem miniaturas ou brinquedos.E uma dica final importantíssima: Procure fazer fotos de grandes ambientes e locais de cima para baixo. Você vai obter melhores resultados dessa forma.

Dos vários tutoriais encontrados na web, este é aquele que realmente funcionou perfeitamente e de maneira simples se seguido corretamente.

Fonte:Texto e fotos de Miguel Netto
Não é mais possível encontrar o site do miguel, uma pena, pois era um dos melhores da web.É possível encontrá-lo no Twitter.

Boas fotos!