sábado, 19 de junho de 2010

José Saramago 1922-2010

Passado, Presente, Futuro

Eu fui. Mas o que fui já me não lembra:
Mil camadas de pó disfarçam, véus,
Estes quarenta rostos desiguais.
Tão marcados de tempo e macaréus.

Eu sou. Mas o que sou tão pouco é:
Rã fugida do charco, que saltou,
E no salto que deu, quanto podia,
O ar dum outro mundo a rebentou.

Falta ver, se é que falta, o que serei:
Um rosto recomposto antes do fim,
Um canto de batráquio, mesmo rouco,
Uma vida que corra assim-assim.

José Saramago, in "Os Poemas Possíveis"

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pensadores - Rousseau

"A alma resiste muito mais facilmente às mais vivas dores do que à tristeza prolongada."

"A fingida caridade do rico não passa, da sua parte de mais um luxo; ele alimenta os pobres como cães e cavalos."

"O povo, por ele próprio, quer sempre o bem, mas, por ele próprio, nem sempre o conhece."

"Só se é curioso na proporção de quanto se é instruído."

"Sempre notei que as pessoas falsas são sóbrias, e a grande moderação à mesa geralmente anuncia costumes dissimulados e almas duplas."

"Caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objetivo agradável: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada."

"Há um pequeno número de homens e mulheres que pensam por todos os outros, e para o qual todos os outros falam e agem."

"Povos livres, lembrai-vos desta máxima: A liberdade pode ser conquistada, mas nunca recuperada."

"Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco."

"As leis são sempre úteis aos que têm posses e nocivas aos que nada têm."

"A força fez os primeiros escravos, a sua covardia perpetuou-os."

"O dinheiro que temos é o instrumento da liberdade; aquele de que andamos atrás é o da servidão."

Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 28 de Junho de 1712 — Ermenonville, 2 de Julho de 1778) foi um filósofo genebrino, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo.
Ao defender que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau inspirou todos os movimentos que visavam uma busca pela liberdade. Incluem-se aí as Revoluções Liberais, o Marxismo, o Anarquismo etc.

Sua influência se faz sentir em nomes da literatura como Tolstói e Thoreau, influencia também movimentos de Ecologia Profunda, já que era adepto da proximidade com a natureza e afirmava que os problemas do homem decorriam dos males que a sociedade havia criado e não existiam no estado selvagem. Foi um dos grandes pensadores nos quais a Revolução Francesa se baseou, apesar de esta se apropriar erroneamente de muitas de suas ideias.


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Pioneiros -Irmãos Lumière


Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de outubro de 1862 — Lyon, 10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 — Bandol, 6 de junho de 1948), os irmãos Lumière, foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo frequentemente referidos como os pais do cinema.

Louis e Auguste eram filhos e colaboradores do industrial Antoine Lumière, fotógrafo e fabricante de películas fotográficas, proprietário da Fábrica Lumière (Usine Lumière), instalada na cidade francesa de Lyon. Antoine aposentou-se em 1892, deixando a fábrica entregue aos filhos.

O cinematógrafo era uma máquina de filmar e projetor de cinema, invento que lhes tem sido atribuído mas que na verdade foi inventado por Léon Bouly, em 1892, que teria perdido a patente, de novo registrada pelos Lumière a 13 de Fevereiro de 1895.

São considerados os fundadores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, também francês, este tido como o pai do cinema de ficção. Louis e Auguste eram ambos engenheiros. Auguste ocupava-se da gerência da fábrica, fundada pelo pai. Eram dedicados a atividade cinematográfica produzindo alguns documentários curtos, destinados à promoção do invento, embora acreditassem que o cinematógrafo fosse apenas um instrumento científico sem futuro comercial.

As imagens em movimento tiveram uma forte influência na cultura popular da época: L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat (Chegada de um Comboio à Estação da Ciotat), Le Déjeuner de Bébé (O Almoço do Bebé) e outros, incluindo alguns dos primeiros esboços cómicos, como L'Arroseur arrosé (O "Regador" Regado).

Os irmãos Lumière desenvolveram também o primeiro processo de fotografia colorida, o autocromo (‘’autochrome’’), a placa fotográfica seca, em 1896, a fotografia em relevo (1920).

Plug-ins para photoshop

Para aqueles que gostam de programas para incrementar o computador, seja ele um PC ou MAC, este site apresenta vários plugins para Photoshop e Paint Shop e impressoras diversas.O site está em inglês, mas sua utilização é muito intuitiva.Ele deixa a disposição vários programas, gratuitos e pagos, para download.Existe uma parte específica para conversores e importadores de imagens, muito diversificado.Geradores 3D, texturas, web design e editores de imagens.
Vale a pena conferir.

http://thepluginsite.com/resources/freeps.htm

terça-feira, 15 de junho de 2010

Concurso de Fotografia

1. Disposições Gerais

1.1 O V Concurso de Fotografia “Árvores da Cidade de São Paulo”, promovido pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), Senac-SP, Porto Seguro Seguros e com apoio da Sony e da Editora Photos é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais, com idade a partir de 16 anos.
1.2. Poderão ser fotografadas apenas árvores localizadas na cidade de São Paulo.
1.3 A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem; a mensagem transmitida pelo fotógrafo – a relação da arborização com a cidade, aspectos da composição do maciço arbóreo; além da possibilidade de denunciar uma situação por meio da fotografia.
1.4 Categoria "Especial Biodiversidade". O ano de 2010 foi declarado pela ONU o Ano Internacional da biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade no mundo. Por isso, este ano o Concurso terá uma categoria especial para fotos que abordem a interação da fauna com as árvores da cidade. As duas melhores fotos nesta categoria serão também premiadas e selecionadas para a Exposição Árvores da Cidade de São Paulo, que contemplará 20 fotos selecionadas pela curadoria e júri. Os critérios seleção serão os mesmos do item 1.3.
1. 5. Cada fotógrafo poderá participar com, no máximo, 03 (três) fotos.
1.6. Cada participante só poderá ser premiado uma única vez.

2. Das inscrições

2.1 As inscrições serão feitas exclusivamente pelo Correio no período de 24/maio/2010 a 06/agosto/2010. Para efeitos de recebimento das inscrições, será considerada a data do carimbo da postagem no correio constante no envelope. Não serão aceitas fotos entregues pessoalmente.
Endereço para envio:
V Concurso de Fotografia “Árvores da Cidade de São Paulo”
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente
Assessoria de Comunicação
Rua do Paraíso 387, 9º andar - Paraíso
CEP 04103-000 - São Paulo – SP

3. Do Material
3.1. Poderão ser enviadas somente fotos digitais.

+info: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/concurso_de_fotografia/index.php?p=3700

"Escreva" no slide durante a apresentação

Se você quiser destacar uma palavra, uma frase ou qualquer outro item do slide durante a apresentação, basta clicar com o botão direito do mouse no slide e escolher Opções de ponteiro. Nesse menu, escolha uma caneta ou o marca-texto. Agora, você poderá "rabiscar" o slide e fazer os destaques que quiser. Note que, quando você finalizar ou mudar de slide, o programa perguntará se você quer salvar esses "rabiscos". Essa dica vale para ambas as versões do PowerPoint tratadas aqui.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Curiosidades - Casablanca

Os produtores de "Casablanca" (1942) queriam que o ator Ronald Reagan fizesse o papel de Rick. Mas ele se alistou e Humphrey Bogart foi escalado como o aventureiro. Dispensado do Exército por miopia, Reagan voltou a ser sondado, desta vez vez para ser o herói da resistência tcheca Victor Laszlo, mas Paul Henreid, que já estava ensaiando, acabou confirmado no elenco.

Na seqüência em que o major Strasser desembarca no aeroporto, os oficiais vistos de cima foram interpretados por anões, para que a pista parecesse maior.

A trilha sonora coube a Max Steiner, um dos mais conceituados compositores de Hollywood, já naquela época. No entanto, a canção-tema (As Time Goes By) é de autoria de Herman Hupfeld, e foi escrita para uma peça encenada na Broadway, em 1931, pouco conhecida do grande público. Steiner tentou compor um tema original, mas os produtores insistiram no aproveitamento da música de Hupfeld, que acabou se tornando o símbolo do filme e do próprio romantismo no cinema.

Muitas cenas foram escritas à noite para filmar já na manhã seguinte. Nesses casos, o elenco só recebia os diálogos no próprio dia da filmagem.

Humphrey Bogart era mais baixo que Ingrid Bergman, então em muitas cenas, quando faziam juntos, ele ficava em cima de um tablado para ficar na mesma altura dela.

Limpeza de esponjas de cozinha

As esponjas de cozinha podem ser feitas com diversos tipos de materiais e a limpeza de cada um é diferente. Por isso, relacionamos as maneiras adequadas para limpar cada uma:

Esponjas de limpeza: se estiverem endurecidas, é preciso deixá-las em solução de água com vinagre por uma noite. Depois, devem ser enxaguadas com água morna e água fria.

Esponjas de espuma: a limpeza é feita deixando a esponja de molho em água salgada por uma noite inteira.

Esponjas de borracha: a limpeza pode ser feita de forma semelhante, mas ao invés de água salgada, utilize água com bastante sabão.

domingo, 13 de junho de 2010

Quadrinhos - Curtas

A Marvel só quer saber de vampiros. A saga da "Morte de Drácula" agora é tudo de que a editora fala, principalmente por estar relacionada ao lançamento de uma nova série dos X-Men.
E são bem X-centrados os novos teasers da editora, com belas imagens do desenhista Mike Mayhew mostrandos os casais mutantes da editora no tradicional cruzamento entre vampirismo e erotismo. As chamadas dizem apenas: "O mal seduz".


O Quarteto Fantástico pode perder um membro em uma nova saga prevista para o segundo semestre. O título já diz tudo: "Three".

O escritor Jonathan Hickman, em entrevista ao Comic Book Resources, afirma que a saga vai reunir todos os elementos que ele introduziu na série desde que a assumiu, no ano passado. Além disso, a proposta é fazer a equipe participar mais do Universo Marvel.
A imagem divulgada - veja na galeria - registra a falta de Reed Richards. Nada impede, porém, que este seja o primeiro de vários teasers da saga, cada um deles registrando a falta de um membro específico do grupo.


A editora HQManiacs anunciou que vai voltar a publicar a série Classics Illustrated, dos anos 90, no Brasil. Produzida pela First Comics, nos EUA, a série reuniu grandes nomes dos quadrinhos para adaptar clássicos da literatura, e teve alguns volumes adaptados no Brasil pela editora Abril.
A HQManiacs diz que vai publicar todos os 30 volumes que compõem a série, começando pela adaptação de Alice Através do Espelho, de Lewis Carroll, por Kyle Baker. O segundo volume será Moby Dick, de Herman Melville, adaptado por Bill Sienkiewicz.

Fonte: omelete.com.br