sábado, 26 de junho de 2010

AUSÊNCIA

Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.

Carlos Drummond de Andrade

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pensadores - Proust

"Só nos curamos de um sofrimento depois de o haver suportado até ao fim."

"A felicidade é salutar para o corpo, mas só a dor robustece o espírito."

"Para tornar a realidade suportável, todos temos de cultivar em nós certas pequenas loucuras."

"A sabedoria não se transmite, é preciso que nós a descubramos fazendo uma caminhada que ninguém pode fazer em nosso lugar e que ninguém nos pode evitar, porque a sabedoria é uma maneira de ver as coisas."

"Se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos é sonhar mais."

"O homem é a criatura que não pode sair de si, que só conhece os outros em si, e, dizendo o contrário, mente."

"O amor é o espaço e o tempo tornados sensíveis ao coração."

"A verdadeira origem da descoberta consiste não em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos."

"A maioria dos homens gasta a melhor parte da vida a tornar a outra miserável."

"Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem."

"Um livro é um grande cemitério onde, sobre a maioria dos túmulos, não se podem mais ler os nomes apagados."

"O que censuro aos jornais é fazer-nos prestar atenção todos os dias a coisas insignificantes, ao passo que nós lemos três ou quatro vezes na vida os livros em que há coisas essenciais."

"O que reúne e atrai as pessoas não é a semelhança ou identidade de opiniões, senão a identidade de espírito, a mesma espiritualidade ou maneira de ser e entender a vida."

Marcel Proust 1871-1922

Valentin Louis Georges Eugène Marcel Proust nasceu em Paris, em 10 de julho de 1871. Seu pai era médico e sua mãe de família judia, rica e culta. Desde a infancia Proust sofria com crises de asma. Seus talentos literários se manifestam desde o colégio. Cedo começa a frequentar os salões parisienses como os de Mme.Arman, amiga de Anatole France, que o apoia no lançamento de seu primeiro livro "Les Plaisirs et les Jours", que teve pouco sucesso.
Durante alguns anos Proust dedica-se a traduzir e comentar o crítico de arte inglês John Ruskin.Em 1905, a morte se sua mãe o deixa profundamente abalado.Em fevereiro de 1907, publica no jornal Figaro um artigo intitulado "Sentiments filiaux d'un parricide",onde esboça a análise de dois elementos fundamentais em sua psicologia: a memória e a culpa.

Paralelamente aos artigos que envia para o Figaro, Proust trabalha num romance,onde pretende escrever varios ensaios de crítica literária, artística e sociológica. Pouco a pouco, todos esses projetos se fundiriam num só.
No verão de 1909, o ensaio Contre Sainte-Beuve torna-se um romance, que Proust não terminaria de escrever até sua morte. Em maio de 1913 ele adota por título geral deste projeto, "À la recherche du temps perdu."


quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pioneiros - Méliès

Georges Méliès (8 de dezembro de 1861 — 21 de janeiro de 1938) foi um ilusionista francês de sucesso e um dos precursores do cinema, que usava inventivos efeitos fotográficos para criar mundos fantásticos.

Méliès, além de ser considerado o "pai dos efeitos especiais", fez mais de 500 filmes e construiu o primeiro estúdio cinematográfico da Europa. Também foi o primeiro cineasta a usar desenhos de produção e storyboards para projetar suas cenas. Era proprietário do Théatre Robert-Houdin em Paris, que havia pertencido ao famoso ilusionista francês Jean-Eugène Robert-Houdin.

A partir de 1897, Méliès começou a explorar aquilo que seria a sua marca registrada: "o fantástico". Para constituir este universo, utilizou-se do recurso da exposição múltipla de negativos, da fotografia composta, de todos os recursos oferecidos pelo teatro, do processo de pintura sobre película para se conseguir "filmes coloridos", entre outras coisas.

Um dia enquanto filmava um ônibus em movimento a câmera de repente pifou(o obturador da câmera quebrara). Ao voltar a filmar, um carro fúnebre aparecera no lugar do ônibus e, ao assistir a filmagem Méliès percebeu que o ônibus “se transformara” em um carro fúnebre.

Méliès atingiu seu apogeu com o filme "Viagem à Lua" ( 1902 ), grande êxito artístico e comercial que tornou seu nome mundialmente célebre. No entanto, apenas cinco anos após o lançamento deste filme, encontrava-se falido.

De 1900 ao fim de sua carreira, por volta de 1912, a evolução estética de Méliès é praticamente imperceptível. Manteve-se sempre fiel à sua estética de "Teatro filmado", que permitiu-lhe criar um mundo fantástico, poético e encantador.
Faleceu em 1938 em um miserável abrigo para artistas desamparados.


terça-feira, 22 de junho de 2010

Curiosidades - E o vento levou

E o Vento Levou foi o primeiro filme a cores a ganhar o Oscar de Melhor Filme.

E o Vento Levou, Branca de Neve e os Sete Anões e O Exorcista são os únicos filmes de todos os tempos a serem reprisados com lucro ao longo dos anos.

Os créditos do filme dizem que George Reeves fez o personagem Brent Tarleton, enquanto que Fred Crane fez Stuart Tarleton. Na verdade, Crane fez Brent e Reeves fez Stuart.

Mais de 1400 atrizes foram entrevistadas para o papel de Scarlet O'Hara, sendo que mais de 400 chegaram a fazer leitura do roteiro.

Apesar da direção ter sido creditada exclusivamente a Victor Fleming, ele dirigiu apenas 45% do filme, com o restante cabendo a George Cukor, Sam Wood, William Cameron Menzies e Sidney Franklin, todos não-creditados.

Apenas um mês após o livro de Mitchell ter sido lançado, o produtor David O. Selznick comprou os direitos de sua adaptação para o cinema por US$ 50 mil, a mais alta quantia já paga até então pela adaptação do primeiro livro de um autor.

Bette Davis chegou a ser convidada para o papel de Scarlet O’Hara, mas o recusou por achar que teria que contracenar com Errol Flynn, que terminou também não fazendo parte do elenco.

A primeira cena a ser filmada foi a do incêndio em Atlanta. Foram rodados 113 minutos de metragem, sendo que o que pegou fogo realmente foram sets de filmes antigos, como alguns da primeira versão de King Kong.

O fogo provocado foi tão intenso que vários moradores próximos ao local ligaram para os bombeiros, pensando que o próprio estúdio da MGM estava pegando fogo.

Eloqüente exemplo de pioneirismo de Menzies é a seqüencia em que Scarlett caminha entre os corpos de sobreviventes da batalha de Gettysburg. A câmara acompanha a personagem num impressionante traveling aéreo, conseguido graças à utilização de um guindaste de 43 metros de altura, que rolava por uma rampa de cimento armado.

Cerca de mil extras misturados com outros tantos bonecos de cera, contribuiram para a magnificência da tomada citada acima. O restante são efeitos especiais e transparência desenvolvidos por Jack Cosgrove, Lee Zavits e equipe.

Vivien Leigh trabalhou nos sets de filmagem por 125 dias e recebeu por isso a quantia de US$ 25 mil. Já Clark Gable trabalhou por 71 dias e ganhou US$ 120 mil.

Corria nos bastidores que Vivien Leigh não suportava as cenas de beijo com Clark Gable, por ele ter um mau hálito insuportável.

Mova slides de uma apresentação para outra


Você está trabalhando em uma apresentação e se lembra de alguns slides de outro arquivo que seriam úteis. Deve ser difícil copiar de um arquivo para o outro, não? Na verdade, esse procedimento é muito simples. Em primeiro lugar, abra ambas as apresentações e:

- No PowerPoint 2003, vá em Exibir e escolha Classificação de slides. Faça isso nas duas apresentações. Em seguida, vá ao menu Janela e clique em Organizar todas. Ambas as apresentações serão exibidas ao mesmo tempo, lado a lado. Agora, basta arrastar os slides que quiser de uma para a outra;

- Na versão 2007, vá em Exibição e clique no botão Classificação de Slides. faça esse procedimento nos dois arquivos. Depois, ainda em Exibição, vá à área Janela e clique em Organizar todas. Note que o PowerPoint exibirá ambos os arquivos ao mesmo tempo, um ao lado do outro. Agora, basta arrastar os slides desejados de uma apresentação para a outra.

Para fazer com que o PowerPoint volte a exibir uma apresentação por vez, basta clicar no botão Maximizar (o botão do meio dos três que aparecem no canto superior direito) de qualquer arquivo.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Concurso de Fotografia

3º Concurso Nacional de Fotografia “Retratos do Amor”

ABRALE, Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia foi fundada em 2002 por familiares e pacientes com o compromisso de mudar a história da onco-hematologia no Brasil.

Incluem-se na categoria das doenças onco-hematológicas a leucemia, o linfoma, a mielodisplasia, o mieloma múltiplo – cânceres que afetam
A Associação tem como missão divulgar informações e oferecer suporte aos pacientes com linfoma e leucemia, mobilizando parceiros para que o melhor tratamento esteja disponível no país.

A ABRASTA, Associação Brasileira de Talassemia foi fundada em 1982 por um grupo de pais de portadores da talassemia e tem como missão melhorar a qualidade de vida e o tratamento dos portadores de talassemia no Brasil.

O SENAC SÃO PAULO, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em 64 anos de atuação e compromisso educacional de reconhecida qualidade atua em todo o estado com 53 unidades e Centro Universitário com três campi. Alinhado a sua missão de proporcionar o desenvolvimento de pessoas e organizações para a sociedade do conhecimento, por meio de ações educacionais comprometidas com a responsabilidade social, apóia pelo terceiro ano consecutivo a realização do Concurso Nacional de Fotografia promovido pelas entidades Abrale e Abrasta. Sua contribuição vai além da divulgação e da concessão de prêmios, permeando toda a triagem das fotos e a curadoria das exposições.

A ABRALE, a ABRASTA e o Senac São Paulo realizam o 3º Concurso Nacional de Fotografia “Retratos do Amor” com a finalidade de divulgar a causa de uma forma mais expressiva e assim fazer com que mais pessoas conheçam e possam apoiar às Associações. Além de oferecer à população a oportunidade de participar de um concurso nacional de fotografia de alto padrão.
As fotos pré-selecionadas e as vencedoras irão compor exposição que acontecerá no ano de 2010 e uma exposição itinerante no ano de 2011.

As fotos vencedoras farão parte da agenda e do calendário da ABRALE, produtos estes que são produzidos anualmente com uma tiragem de 12 mil exemplares cada e cuja verba proveniente da venda é revertida aos projetos e ações das entidades. Além disso, os ganhadores participarão de uma matéria na revista da ABRALE.

Regulamento:

1. Este concurso tem caráter exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorteio ou pagamento, nem é vinculado à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço, nos termos da Lei n.º 5.768/71, Art. 3º, regulamentada pelo Decreto nº. 70.951/72, Art. 30, e é aberto a todos os participantes que se encaixem nas seguintes categorias:

Profissionais da fotografia;
Profissionais da saúde;
Público em geral;
Familiares e pacientes com doenças onco-hematológicas (leucemia, linfoma, mieloma múltiplo, mielodisplasia) e talassemia.

1.1 Competem, entre si, aqueles que se enquadrarem nas mesmas categorias.

1.2. O Concurso destina-se a premiar as melhores fotografias que traduzam a visão daquele que a tirou sobre o tema “Retratos do Amor”, e serão escolhidas pela votação da maioria dos membros da Comissão Julgadora.

2. Para participar, o interessado deverá se inscrever pelo site www.abrale.org.br, no link do Concurso de Fotografia, ou pelo e-mail concursodefotografia@abrale.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , ou, ainda, enviar o material para Rua Pamplona, 518 – 5º andar – Jardim Paulista – São Paulo/SP - CEP: 01405-000, no período de 8/4/2010 a 30/6/2010. A inscrição deverá ser feita mediante o preenchimento e envio dos seguintes formulários obrigatórios:

2.1. Ficha de inscrição: com a qualificação do concorrente (nome completo, idade, RG, CPF, endereço, telefone), a indicação da categoria na qual se enquadra e o título da fotografia.

Para se inscrever e mais informações acesse http://www.abrale.org.br/docs/retratos_do_amor.html

Cuidados com o fogão

Na cozinha, o fogão representa alguns riscos se não forem tomadas precauções devidas:
Mesmo que seu fogão tenha acendimento automático, nunca acenda o forno com a porta fechada. O acúmulo de gás pode provocar explosão.

Quando usar todas as bocas do fogão ao mesmo tempo, coloque as panelas maiores nas bocas de trás e as pequenas na frente para evitar sofrer queimaduras com o vapor.

Ao fazer fritura, use uma escumadeira para depositar os alimentos na frigideira, não coloque diretamente com a mão para evitar os respingos de gordura quente.

Não deixe os cabos das panelas virados para fora do fogão, pois isso pode fazer com que alguém esbarre, provocando acidentes.

domingo, 20 de junho de 2010

X - Men: First Class

O filme mostrará o começo da saga dos X-Men, antes de Charles Xavier e Erik Lensherr usarem os codinomes Professor X e Magneto, quando eram apenas dois jovens descobrindo seus poderes mutantes. Antes de serem inimigos, os dois era amigos próximos, trabalhando juntos, ao lado de outros mutantes (alguns conhecidos, outros não), tentando impedir a maior ameaça que o mundo já viu.
O elenco de X-Men: First Class pode ganhar mais dois nomes em breve. Segundo o New York Times e o Showbiz411, a 20th Century Fox ofereceu o papel do jovem Fera a Benjamin Walker, ator de Kinsey e atualmente na Broadway com Bloody Bloody Andrew Jackson.

Paralelamente, Michael Fassbender está cada vez mais próximo de ser contratado para viver Erik Lensherr, o Magneto. O nome dele já ronda os rumores há dias e, segundo a Entertainment Weekly, agora o estúdio já está no estágio de negociação com o ator inglês.

No papel de Charles Xavier, o ator James McAvoy. O roteiro foi escrito por Ashley Miller e Zack Stentz e revisado por Jane Goldman. Matthew Vaughn dirigirá X-Men: First Class em londres.

Surge uma candidata a viver a jovem Mística.Segundo a Production Weekly, Amber Heard (Quebrando Regras, Tudo por Ela) negocia para interpretar a mutante, vivida por Rebecca Romijn-Stamos na trilogia.

A estréia está marcada para 2 de junho de 2011.

Quadrinhos - Curtas

"O nascimento do maior supervilão do Universo Marvel", dizem os novo teasers de Shadowland, evento que envolve os personagens "urbanos" da Marvel a partir do mês que vem nos EUA. De novo uniforme, o Demolidor é o personagem central da saga - e talvez abandone a carreira de herói.
A imagem mais importante é a que mostra o personagem enfiando uma sai no Mercenário, em homenagem à cena clássica em que o mesmo vilão mata Elektra. O Mercenário - ou melhor, sua máscara rasgada - já apareceu em teasers divulgados no mês passado.

Machete, o matador que surgiu nos trailers de Grind House e em breve ganha filme próprio, também está deslanchando nos quadrinhos. E na primeira HQ escrita por Robert Rodriguez, também diretor do filme.
A editora IDW anunciou para setembro o lançamento de Machete #0, edição especial que contará a origem do assassino mexicano - e que serve de prévia para uma série do personagem, prevista para dezembro. Rodriguez é autor do roteiro em parceria com Aaron Kaufman, coprodutor do filme. Stuart Sayger desenha.

O ator Ben Stiller quer dirigir a adaptação ao cinema da HQ Umbigo Sem Fundo.
Stiller está no projeto, antes de mais nada, como produtor. A sua Red Hour Films supervisiona a adaptação ao lado da RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira, que detém os direitos sobre a HQ de Dash Shaw.

Umbigo Sem Fundo, lançado aqui no ano passado pela Quadrinhos na Cia., trata do último encontro da família Loony, quando os pais idosos anunciam que vão se separar. Os filhos, já adultos, têm reações diversas e ainda descobrem segredos da antiga casa em que moravam. A HQ figurou em várias listas de melhores do ano em 2008.

Fonte: omelete.com.br