sábado, 3 de julho de 2010

Namorados - Manoel Bandeira


O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:
-Antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com sua cara.
A moça olhou de lado e esperou.
-Você não sabe quando a gente é criança e de repente vê uma lagarta listrada?
A moça se lembrava:
-A gente fica olhando...
A meninice brincou de novo nos olhos dela.
O rapaz prosseguiu com muita doçura:
-Antônia, você parece uma lagarta listrada.
A moça arregalou os olhos, fez exclamações.
O rapaz concluiu:
-Antônia, você é engraçada! Você parece louca.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Pensadores - Platão

"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."

"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa."

"Não há ninguém, mesmo sem cultura, que não se torne poeta quando o Amor toma conta dele."

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."

"Uma vida não questionada não merece ser vivida."

"Só os mortos conhecem o fim da guerra."

"Calarei os maldizentes continuando a viver bem; eis o melhor uso que podemos fazer da maledicência."

"Muitos odeiam a tirania apenas para que possam estabelecer a sua."

"A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento."

"A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos."

"É a esta força que mantém sempre a opinião justa e legítima sobre o que é necessário temer e não temer, que chamo e defino coragem."

"Vivemos no mundo do irreal onde tudo o que vemos é somente uma sombra imperfeita de uma realidade mais perfeita."

Platão 427 A.C. 347 A.C.

Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.

Em linhas gerais, Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens das realidades inteligíveis.

Tal concepção de Platão também é conhecida por Teoria das Ideias ou Teoria das Formas. Foi desenvolvida como hipótese no diálogo Fédon e constitui uma maneira de garantir a possibilidade do conhecimento e fornecer uma inteligibilidade relativa aos fenômenos.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Pioneiros - Griffith


David Llewelyn Wark Griffith, geralmente conhecido por D.W. Griffith (22 de Janeiro de 1875–23 de Julho de 1948).

Griffith foi considerado o pai da linguagem cinematográfica. Alguns estudiosos ainda sustentam que suas "inovações" realmente começaram com ele, mas Griffith foi uma figura chave no estabelecimento de um conjunto de códigos que se tornou a coluna dorsal da linguagem cinematográfica. Ele foi particularmente influente ao popularizar a montagem paralela—o uso da montagem para alternar diferentes eventos que ocorrem simultaneamente para construir o suspense.Usava muitos elementos da maneira "primitiva" de fazer cinema, que existiu antes do sistema clássico de hollywood de continuidade, como atuação frontal, gestos exagerados, movimentos de câmera mínimos, e a ausência de câmera subjetiva.

A lenda do cinema Charles Chaplin chamou o Griffith de "O professor de todos nós". Esse sentimento foi amplamente compartilhado. Cineastas diversos como John Ford e Orson Welles já falaram de seu respeito pelo diretor de Intolerância. Embora ele não tenha inventado novas técnicas para a gramática do cinema, ele parece ter sido o primeiro a entender como essas técnicas poderiam ser usadas para criar uma linguagem expressiva.

Nos curtas iniciais, como o The Musketeers of Pig Alley (1912), que foi o primeiro filme de mafiosos, podemos ver como o posicionamento de câmeras e a iluminação aumentam o clima e a tensão.

Entre 1908 e 1913 (os anos que dirigiu para a American Mutoscope and Biograph Company), Griffith produziu 450 curtas, um número enorme mesmo para a época. Esse trabalho o possibilitou experimentar com montagem paralela, movimentos de câmera, planos detalhe, e outros métodos de manipulação espacial e temporal.

Produziu e dirigiu o longa Judith of Bethulia da Biograph. Esse foi um dos, senão "O" primeiro longa produzido nos Estados Unidos.
"O Nascimento de Uma Nação" foi extremamente popular mas expressava a visão racista da época. Há uma cena no filme na qual a Ku Klux Klan galopa para salvar uma heroína.
Fundou a United Artists, junto com Charles Chaplin, Mary Pickford e Douglas Fairbanks.


terça-feira, 29 de junho de 2010

PHOTOIMAGE

PHOTOIMAGEBRAZIL - Feira Internacional de Imagem
18ª edição

3 – 5 agosto 2010
14h – 21h

Expo Center Norte - Pavilhão Branco e Verde
São Paulo – SP
Brasil

A PHOTOIMAGEBRAZIL reúne e expõe as principais tendências de tecnologia e desenvolvimento de produtos de imagens. A era digital e a convergência de tecnologias de imagens fizeram com que o evento se tornasse muito mais abrangente e hoje temos a presença de empresas fornecedoras de tecnologias de outros segmentos da produção de imagens.

Se credencie. http://www.photoimagebrazil.com.br/Visitantes/Credenciamento-Online/

Dicas para Powerpoint

Volte ao início da apresentação rapidamente

Suponha que você tem uma apresentação com 30 slides e, lá pelo vigésimo, descobre que precisa, por algum motivo, começar a apresentação novamente. Para voltar ao início (ao primeiro slide), simplesmente pressione os botões esquerdo e direito do mouse ao mesmo tempo por dois segundos.

Cuidado com a escolha das fontes

Você criou uma apresentação muito bacana, mas ao abrí-la em outro computador, percebeu que uma das fontes que escolheu é diferente. Isso certamente ocorreu porque essa fonte não está instalada no computador em questão. Para evitar problemas desse tipo, utilize apenas fontes que você sabe serem comuns, como Arial, Verdana, Times New Roman e Tahoma.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Curiosidades sobre cinema

No Grand Café, em Paris, senhores bigodudos, de fraque e cartola, ficaram apavorados com um trem surgido do nada que deslizou pela parede e ameaçou passar por cima da platéia. Foi assim que, em 28 de dezembro de 1895, os assustados espectadores viram nascer o cinema, uma das mais fascinantes invenções da humanidade, de autoria dos franceses Louis e Auguste Lumière.

Poucos anos depois, o cinema, que era mudo, desembarcou nos Estados Unidos, com atores de olhos arregalados e gestos exagerados. Apesar de nenhum personagem soltar um "ai", todos entendiam a história perfeitamente, graças ao pianista que ficava atrás da cortina e dava o tom da cena.

Até que, em 1927, surgiu o cinema falado. O primeiro a abrir a boca foi Al Johnson, o protagonista do primeiro filme sonoro, O Cantor de Jazz. Depois dessa estréia, o planeta Terra nunca mais foi o mesmo.

O filme com maior número de beijos foi Don Juan (1926): 127.

Para fazer o desenho A Bela e a Fera, foram necessários 1.440 desenhos por minuto.

O filme mais visto no mundo foi ...E o Vento Levou (1939). Foram cerca de 120 milhões de espectadores.

Alguns números de A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005):
780 mil litros de chocolate falso para o rio e outros 145 mil para a cachoeira.
1.850 barras verdadeiras de chocolate e 110 mil de plástico.

A maior indústria cinematográfica do mundo pertence à Índia!

E os números são impressionantes: ela produz uma média de 700 filmes todos os anos! Só para se ter uma idéia, Hollywood produz de 300 a 400 filmes por ano. E, com tanto filme assim, é lógico que a mão-de-obra tem que ser muito maior, né? Pois bem, 2 milhões de pessoas trabalham nessa indústria, que atrai 70 milhões de espectadores por semana!

Mas, apesar de fazer Hollywood comer poeira, a indústria indiana ganhou um nome parecido: Bollywood!

Quem se dá bem nessa história toda é o governo indiano que fica com 60% da verba dos filmes graças aos impostos cobrados.

Fontes:www.canalkids.com.br e www.atrevidinha.uol.com.br

Utilidades do WD-40

Repelente de Água número 40.
O produto se originou da pesquisa por um protetor contra ferrugem e desengraxante para proteger peças de mísseis. O WD-40 foi criado em1953 por três técnicos da San Diego Rocket Chemical Company. O Nome vem do projeto, que tinha por objetivo desenvolver um composto para repelir água (Water displacement) . Eles tiveram sucesso com a quadragésima fórmula, portanto WD-40. ACorvair Compan adquiriu o composto a granel para proteger os componentes dos mísseis Atlas. Ken East (um dos fundadores) disse que não há nada no WD-40 que seja prejudicial às pessoas.
Quando você ler a parte sobre porta de box de banheiro, experimente.
É a primeira coisa que funcionou para remover manchas da porta do box. Se o seu for plástico, funciona do mesmo jeito de com vidro. É um milagre!

Seguem alguns usos:
1) Protege prata de ficar preta.
2) Remove pixe e asfalto da pintura do carro.
3) Limpa e lubrifica cordas de guitarra.
4) Dá um brilho ao piso como se tivesse sido recém encerado, sem
deixá-lo escorregadio.
5) Repele moscas de vacas.
6) Limpa e restaura quadros-negros.
7) Remove manchas de batom.
Desengripa zíperes.
9) Desembaraça correntes e bijuterias.
10) Remove manchas de pias de inox.
11) Remove sujeira e gordura de grelhas e churrasqueiras.
12) Evita que vasos de cerâmica se oxidem.
13) Remove manchas de tomate de roupas.
14) Limpa manchas de portas de box de banheiro.
15) Disfarça riscos e arranhões de pisos de cerâmica e mármore.
16) Mantém tesouras em bom funcionamento.
17) Lubrifica dobradiças barulhentas em carros e em Casa.
18) Remove marcas de sola de sapato do piso da cozinha. Não estraga o piso e a remoção é fácil. Lembre-se de abrir as janelas caso haja
muitas marcas a serem retiradas.
19) Restos de insetos estragam a pintura do carro se não forem removidos logo. Use WD-40!
20) Serve para lubrificar escorregadores no play ground para se escorregar mais rápido.
21) Lubrifica a transmissão e controles em cortadores de grama.
22) Elimina rangidos e barulhos de balanços.
23) Lubrifica os trilhos da janela para ficarem mais fáceis de abrir.
24) Aplicado na haste do guarda chuva facilita abrir e fechar.
25) Restaura e limpa painéis e superfícies de couro em carros, bem como para-choques plásticos.
26) Restaura e limpa bagageiros de veículos.
27) Lubrifica e elimina ruídos em ventiladores elétricos.
28) Lubrifica rodas e catracas em triciclos e bicicletas.
29) Lubrifica correias em lavadoras e secadores e evita ruídos.
30) Protege serras e serrotes contra ferrugem.
31) Remove gordura de fornos.
32) Evita que espelhos de banheiros fiquem embaçados.
33) Lubrifica próteses.
34) Repelente de pombos (eles odeiam o cheiro).
35) Remove restos de duct tape.
36) Algumas pessoas aplicam nas mãos, braços e joelhos para aliviar dores de artrite.
37) Uso favorito na Florida: removedor de insetos da frente do carro.
38) Uso favorito em Nova York: WD-40 protege a Estátua da Liberdade do tempo.
39) WD-40 atrai peixes. Aplique UM POUCO nas iscas vivas e logo você vai pegar aquele bem Grande. Muito mais barato que os produtos feitos
para esse fim.
40) Use para picadas de formiga. Elimina o ardido imediatamente e faz parar de coçar.
41) WD-40 é ótimo para remover giz de cera de paredes. Aplique no local e limpe com um pano.
42) Se alguém lavar um batom junto com as roupas, aplique WD-40 nas manchas e lave novamente.
43) Se o carro não pegar, pois o distribuidor está molhado, aplique WD-40 na Tampa do distribuidor e o carro deve funcionar.

P.S. O ingrediente básico é óleo de peixe.
P.P.S. Mantenha uma lata de WD-40 no armário da cozinha. É bom para queimaduras. Elimina a sensação de queimado e não deixa cicatriz.

Fonte:
João Dragojevic Bosko
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT
Centro de Engenharia Naval e Oceânica - CNAVAL
Laboratório de Instrumentação '

Não testamos todas, mas grande parte delas funciona mesmo.

domingo, 27 de junho de 2010

J'ai pas le temps

J'ai pas le temps / I have no time from Carlos Lascano on Vimeo.

Excelente animação em Stop Motion e demais técnicas de animação.

Quadrinhos - Curtas

Vingadores, da Marvel, liderou as vendas de HQs nos EUA em maio. O site ICV2 divulgou esta semana a lista das HQs mais pedidas lá fora de acordo com dados da distribuidora Diamond Comics.
A nova Avengers #1 ultrapassou as 160 mil unidades, número cada vez mais raro no mercado de lá. O número é tão alto que a segunda colocada do mês, Siege #4, está 50 mil unidades abaixo. A nova série Secret Avengers também estrou bem, na quarta posição, e a conclusão-da-conclusão de Siege, o especial New Avengers: Finale ficou em 11º lugar.


A DC Comics inaugurou nesta quarta-feira seu aplicativo para iPhone, iPad e iPod Touch para venda e leitura de quadrinhos. A decisão era esperada há tempos, pois a DC é a última das grandes editoras dos EUA a tomar atitude em relação a HQs para as novas plataformas digitais.
Os aplicativos - oferecidos também da PlayStation Network - já nascem com um bom catálogo de títulos. E com uma novidade polêmica: as edições da maxissérie Justice League: Generation Lost estarão disponíveis via app no mesmo dia em que chegam impressas às comic shops dos EUA - e ao mesmo preço, US$ 2,99 (R$ 5,50).


A adaptação para as telas da HQ Scott Pilgrim Contra o Mundo inaugurou um site em que é possível criar sua própria imagem ilustrada no estilo do quadrinista Bryan Lee O'Malley.

Acesse aqui o Scott Pilgrim Avatar Creator. http://www.scottpilgrimthemovie.com/avatarCreator/

A trama do filme conta a história de Scott Pilgrim (Michael Cera), um roqueiro adolescente de Toronto que se apaixona pela estadunidense Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead) - mas, para ficar com ela, terá que enfrentar seus Sete Maléficos Ex-Namorados.