sábado, 17 de julho de 2010

Poemas

Nunca fui como todos
Nunca tive muitos amigos
Nunca fui favorita
Nunca fui o que meus pais queriam
Nunca tive alguém que amasse
Mas tive somente a mim
A minha absoluta verdade
Meu verdadeiro pensamento
O meu conforto nas horas de sofrimento
não vivo sozinha porque gosto
e sim porque aprendi a ser só...

Florbela Espanca

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Pensadores - Baltazar Gracian

"Por maior que seja a tarefa, o que a desempenha deve mostrar uma grandeza ainda maior."

"Para seres alguém: vai com os melhores. Quando fores alguém: vai com os medíocres."

"O desprezo é a forma mais sutíl de vingança."

"Em todas as coisas, foge do excesso."

"Todos os homens são idólatras, uns da honra, outros do interesse e a maior parte do prazer."

"Vale mais lutar com gente de bem do que triunfar sobre gente ruim."

"Não se queixar nunca; a queixa sempre traz descrédito."

"Cada um mostra aquilo que é pelos amigos que tem."

"Quem confiou os seus segredos a outra pessoa, fez-se escravo dela."

"No falar, a discrição importa mais do que a eloquência."

"Não há ninguém mais fácil de enganar do que um homem honesto; muito crê quem nunca mente, e confia muito quem nunca engana."

"Aprovar tudo costuma ser ignorância; reprovar tudo, malícia."

"Uma parte do mundo troça da outra e uma e outra riem-se da sua loucura comum."

"Aplaudem-se as tolices de um rico enquanto nem se dá ouvidos às máximas de um pobre."

"A estima consegue-se menos quanto mais se busca; depende do respeito alheio e assim ninguém a pode adquirir sem a merecer dos outros e sem a aguardar."


Baltasar Gracián y Morales 1601-1658

Foi um importante prosador espanhol do século XVII ao lado de autores como Francisco de Quevedo e Miguel de Cervantes, além de teólogo e filósofo.
É conhecido como líder do conceptismo, estilo literário caracterizado pela sobriedade e a concisão. Sua obra inclui seis livros: alguns sobre a arte da escrita e outros sobre a ética da vida, nos quais publicou usando um pseudônimo. Estes livros tiveram sua verdadeira autoria descoberta e o autor foi punido com a proibição de publicar seus escritos e a perda da cátedra.

É um escritor do Século de Ouro (Siglo de Oro). Entre sua prosa didática destacou-se a obra A Arte da Prudência. Gracián influenciou pensadores como François de La Rochefoucauld, Voltaire, Jacques Lacan e principalmente os filósofos Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.

Baltasar era mestre na arte da vida. Em seu livro A Arte da Prudência, em 300 aforismos, explana sobre as relações humanas, tendo como princípio a instabilidade do ser humano no campo emocional. Este livro funciona como manual de estratégia para bem viver. Mas não usa sentimentalismos, ou utopias. Seu modo de pensar se baseia na realidade dos fatos. Para Gracian, o ser humano é imprevisível e age em todo o tempo buscando seus próprios interesses. Ser precavido ante as circunstâncias para obter o equilíbrio é a base de seus ensinamentos.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pioneiros - Herschel

John Frederick William Herschel (Slough, 7 de março de 1792 — 11 de maio de 1871) foi um matemático e astrônomo inglês, Herschel originou o uso do sistema juliano na astronomia.

Filho do famoso astrônomo William Herschel que descobriu o planeta Urano, Herschel também se interessou pela corrida à obtenção do que seria a imagem fotográfica, quando tomou conhecimento do anúncio de Daguerre em janeiro de 1839. Herschel queria, na verdade, um método para 'fotografar' as imagens da abóbada celeste obtidas por um grande telescópio que ele próprio construiu, num interesse astronômico cuja ambição era o de registrar todos os corpos visíveis no céu. Herschel conhecia, através de Talbot, as dificuldades que envolviam os pioneiros da fotografia, e sabendo que Daguerre havia conseguido resultados satisfatórios, resolveu pesquisar ele próprio, métodos que pudessem resolver tais problemas. Ele e Talbot trocaram diversas experiências e informações durante algumas semanas, pois Herschel tinha conhecimentos muito mais profundos de química, e lembrou-se de algumas experiências feitas alguns anos antes.

Nestas tentativas, às pressas, Herschel foi o responsável pelo súbito avanço da fotografia em termos técnicos. Um avanço que, se fosse calculado no ritmo com que ela havia andado até então, seria algo como 5 anos em 1 mês.

Herschel, em suas experiências, testou diversos sais de prata, tais como cloreto, nitrato, carbonato e acetato, concluindo que o nitrato era o mais sensível (até hoje uma boa parte do material sensível fotográfico é baseado em nitrato de prata). Quanto à fixação, lembrou-se que tinha testado, por volta de 10 anos antes, o hipossulfito de sódio (hoje chamado tiossulfato) para interromper a ação da luz sobre a prata. Retomando as experiências com o mesmo material, agora já com novas técnicas e perspectivas, teve a seguinte conclusão: 'Resultado perfeito. O papel exposto à luz, pela metade, é embebido com hipossulfito de sódio e em seguida lavado com água. Após secagem, o papel é novamente exposto à luz. A metade escura permanece escura, e a metade clara permanece clara.' Finalmente, estava resolvido o problema da fixação fotográfica.

Nomeou sete luas de Saturno e quatro luas de Urano. Fez muitas contribuições à ciência da fotografia, e investigou o daltonismo e o poder químico dos raios ultravioletas.

Sir John Herschel na foto acima, em 1867, fotografado por Julia Margaret Cameron

Fonte: wikipedia e http://www.portalsaofrancisco.com.br

quarta-feira, 14 de julho de 2010

terça-feira, 13 de julho de 2010

Concurso de Fotografia

As inscrições para o “Nikon Photo Contest International 2010-2011″ serão aceitas entre 01 de Setembro e 30 de Novembro de 2010.

A 33ª “Nikon Photo Contest International” é patrocinada pela Nikon, e fornece uma oportunidade para os fotógrafos de todos os níveis, de todo o mundo, para comunicarem e contribuírem para a cultura fotográfica. Desde a sua criação em 1969, a competição tem conquistado notoriedade, com mais de 320 mil fotógrafos a apresentar mais de 1.310 mil fotografias.

Mais de 18 mil fotógrafos de 153 países enviaram mais de 51.000 fotos para o concurso de 2008-2009. Estes números representam um novo recorde de inscrições, quer em candidatos, quer em países, fazendo com que o “Nikon Photo Contest International” seja um evento verdadeiramente global.

As categorias:

Nas inscrições para o concurso de 2010-2011 serão aceites duas categorias: A primeira categoria é uma categoria livre, e a segunda intitulada de “Energia”. Fotos de qualquer assunto ou tema são convidados para a categoria livre. Em contrapartida as inscrições para a categoria “Energia” devem ser fotografias que capturem a energia das vistas e dos temas que inspiram, motivam e emocionam. Os participantes não podem participar com a mesma foto nas duas categorias simultaneamente.

Este ano, o Prêmio Talento Emergente é destinado a abraçar o crescente número de fotógrafos mais jovens e dar-lhes uma oportunidade de compartilhar as suas fotos com o mundo. Todos os anos, jovens fotógrafos capturam muitas das fotos inscritas, e este prémio reconhece a importância da próxima geração de fotógrafos.

Período de Inscrição:

Quarta-feira, 1 de Setembro de 2010 até terça-feira 30 de Novembro de 2010

Método de entrada:

Preencha o formulário no “Nikon Photo Contest International 2010-2011″

Número de entradas:

Duas fotos para cada categoria (total de quatro).

Formato de Participação:

Imagens capturadas com uma câmara fotográfica digital (excluindo as capturadas em médio ou grande formato), ou imagens criadas através da digitalização de imagens capturadas com uma câmara de filme (35mm ou APS) serão aceitas. Imagens melhoradas digitalmente ou editadas em software também serão aceitas.

Tamanho do arquivo:

10 MB ou menos por arquivo

Formato da Imagem:

JPEG, only JPEG

Prêmios e distinções:

As inscrições serão julgadas por fotógrafos activos de renome mundial. Um total de 53 prêmios serão entregues.

Os vencedores serão anunciados em Junho de 2011, com uma exposição das fotografias vencedoras.

* O objectivo da “Nikon Photo Contest International” é dar uma oportunidade para os fotógrafos se expressarem e compartilhar os seus próprios sentimentos e impressões, com pessoas à volta do mundo através das suas fotografias.

Acesse site oficial: http://www.nikon.com/about/news/2010/0630_npci2010_01.htm

Informática - Novidades

A Dell anunciou nesta semana a compra da Scalent, desenvolvedora de software para automação de infraestrutura de banco de dados. O valor pago não foi divulgado, mas o processo de aquisição deve ser concluído ainda no terceiro trimestre.
A aquisição deve ajudar a Dell a se consolidar no segmento de soluções para o mercado corporativo, onde já oferece servidores e plataformas para rede e armazenamento.
A Scalent foi fundada em 2003 e entre seus investidores estão a JK&B Capital, FirstMark Capital e a Hummer Winblad.

A IBM anunciou nesta semana que seus quase 400 mil funcionários passarão a usar o Mozilla Firefox como navegador padrão.
“Todos os funcionários da IBM deverão usá-lo como navegador padrão”, disse Bob Sutor, da divisão de Linux e open-source no IBM Software Goup.
“O Firefox está pronto para as empresas e nós estamos prontos para adotá-lo”, disse ele.
A IBM instalará o Firefox em novos computadores, treinará seus funcionários sobre seu uso e também encorajará sua adoção por empresas que trabalham com a IBM.
“Eu acho que o Firefox e seu crescimento revigoraram o mercado de navegadores e a própria Web. O Firefox forçou os concorrentes a se mexerem, seus softwares melhoraram e todos se beneficiaram”, disse Sutor.
Assim como o Firefox, o Opera e o Google Chrome estão disponíveis para Windows, Mac OS X e Linux. Mas de acordo com Sutor, a IBM está interessada na independência do Firefox.
“O Firefox tem seu código aberto e seu desenvolvimento é mantido por uma comunidade livre de uma entidade comercial”, disse ele.

O Grupo Pão de Açúcar iniciou agora em 2010 a substituição de todos os seus desktops por thin clients e também já iniciou sua experiência com o Oracle Retail, visando o abastecimento do estoque com base na previsão da demanda.
Além disso, o Grupo Pão de Açúcar também está trabalhando no desenvolvimento de um fornecedor nacional de etiquetas eletrônicas.
De acordo com informações do Grupo, 10.500 estações de trabalho serão substituídas por thin clients da Wyse até 2012. Para isso, o Grupo investiu cerca de R$ 12 milhões.
A substituição gerará uma economia de R$ 4,5 milhões em gastos com energia elétrica em 2010 e totalizando R$ 13 milhões em 2013.
Cada um destes thin clients consome cerca de 15W por hora, dissipa apenas 0,38kW de calor por mês e tem uma vida útil de 10 anos.
Já o uso das etiquetas eletrônicas nas gôndolas dos produtos elimina a necessidade de imprimir as etiquetas em papel e economiza horas de trabalho.
Elas já foram testadas em São Paulo, e agora estão sendo testadas em Brasília.

Fonte: www.baboo.com.br

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Curiosidades sobre cinema

Fidel Castro tentou triunfar em Hollywood.
Treze anos antes de converter-se no líder de Cuba, Castro iniciou uma breve carreira cinematográfica como galã latino na qual teve tempo de interpretar pequenos papéis em três musicais: Escola de sereias, Bathing beauty e holiday in México.

Stalin também adorava os musicais.
Por isso promoveu a rodagem destes no cinema soviético e inclusive compôs uma canção para um deles "o chiqueiro e o pastor", a letra dizia: "Uma canção alegra o coração que alguma voz arrebatou. Todos os povos grandes e pequenos adoram esta melodia; enquanto as grandes cidades cantam a canção."

A película mais longa da história.
Tem um titulo que explica tudo: "Tratamento contra a insônia", dura 87 horas, isto é, mais de 3 dias e meio, o filme consistia numa única seqüência na qual se via o poeta Lee Groban lendo uma composição de 3.400 paginas. Só foi projetada na íntegra duas vezes e ninguém conseguiu ver o filme todo.

A atriz mais assassinada.
A francesa Paula Maxa, especializada em papéis de vítima no cinema mudo foi assassinada em toda sua carreira um total de 358 vezes, muitas delas de forma horrível. Em alguns filmes chegou a fazer mais de um papel com o intuito de ser assassinada várias vezes.

Oito dicas para quem trabalha em casa


1- A linguagem é importante. Nunca diga ‘trabalho em casa’. Diga ‘meu escritório é em casa’, ou ‘trabalho para o escritório a partir de casa’. Além de soar mais profissional, você não entra para a lista de amigos e parentes como aquela-pessoa-que-pode-pegar-meu-filho-na-escola ou outros compromissos.

2- Algumas pessoas gostam de se vestir para o trabalho, mesmo que eles nunca ponham o pé pra fora de casa. Outras gostam de andar pela casa de pijamas. É uma escolha pessoal. Mas se você preferir a última, pelo menos troque de roupa uma vez de dia e de noite. Casual, sim. Sujo, não.

3- Fale com alguém do trabalho pelo menos uma vez por dia. Longos momentos de silêncio são angustiantes. Após três dias, pode-se ficar sentindo uma criança num acampamento: preocupada de que na sua ausência, eles terão mudado de casa sem lhe dizer. Melhor falar com gerentes, que sabem da situação geral.

4- Fofocar, navegar na internet e comprar uma coisinha durante o almoço são maneiras saudáveis de desanuviar a cabeça do ambiente barulhento, do café ruim e da cadeira desconfortável comuns ao trabalho. Apesar de em casa haver mais silêncio e conforto, não dá pra trabalhar oito horas sem parar. Então faça coisas úteis como pausa: lave roupa, varra o chão, faça um exercício (somente se você não gostar de se exercitar; se for divertido, você vai se distrair).

5- Se você tem filhos, explique a eles que quando sua porta estiver fechada, eles não devem incomodá-lo. Se eles não obedecerem, diga que se eles interromperem seu trabalho você vai perder os seus prazos, vai ser demitida, a família vai viver na rua e você vai vender seus brinquedos para comprar comida.

6- Galinhas adorariam trabalhar das 4h às 13h; as corujas, das 15h à meia-noite. Mas lembre-se de que alguns compromissos, ligações e conferências podem ser fora de seu horário de preferência. É tentador criar uma rotina adaptada ao seu organismo; mas é melhor se basear nos horários em que o mundo exige que você esteja disponível.

7- Em casa, temos três telefones: uma para a família, um para as crianças e um para as ligações de trabalho. Tenha um aparelho somente para o trabalho, assim você não corre o risco de alguém atender desavisadamente (‘Ei, mãe, é um tal de Steve Jobs, posso dormir na casa do Lucas?’), e você pode atender no modo profissional (‘Aqui é Leigh Buchanan’) e pessoal (‘Que foi?’).

8- Tenha uma cafeteira boa.

Fonte: http://www.papodeempreendedor.com.br

domingo, 11 de julho de 2010

Massive Attack-Splitting the Atom

Massive Attack-Splitting the Atom-directed by Edouard Salier from edouard salier on Vimeo.

Curta de animação com excelente idéia e magnífica produção.Ele mostra que existe muito talento fora dos pradões de "Hollywood".

Quadrinhos - Curtas

Em maio, o escritor Mark Millar anunciou a CLiNT, revista que ele lançará no mercado britânico com quadrinhos e reportagens sobre cultura pop. Kick-Ass 2, Turf (da estrela da TV britânica Jonathan Ross) e uma HQ do comediante Frankie Boyle serão as principais atrações.
Mas a ideia de Millar é abrir espaço para novos quadrinistas, e de várias partes do mundo. O site Bleeding Cool trouxe a primeira lista de autores que vão participar da primeira edição - que inclui um brasileiro.
Mateus Santolouco teve sua história "Emergency Pit-Stop" aceita pela publicação. A HQ de três páginas já foi publicada em seu blog, com o título "Parada de Emergência".

A editora NewPop anunciou o lançamento, este ano, de dois clássicos mangás do pai do quadrinho japonês, Osamu Tezuka, no Brasil: Metrópolis e Dororo. As duas obras são inéditas no país.
Metrópolis, parcialmente inspirada no clássico do cinema alemão (de Fritz Lang, lançado em 1927), trata de uma cidade futurista sob ameaça de destruição, e de um cientista renegado que provoca uma rebelião de robôs. É um dos primeiros trabalhos de Tezuka, publicado em 1949.
Metrópolis sai esta semana durante o evento Anime Friends, em São Paulo. Em volume único, com 168 páginas, o livro tem preço sugerido de R$ 24,90.

90 Livros Clássicos Para Apressadinhos é a ideia e o título da HQ do sueco Henrik Lange: resumir grandes obras da literatura a quatro quadrinhos. O livro chega ao Brasil agora pela editora Record, com tradução do ex-editor da Revista Mad, Ota.
As micro-adaptações incluem 1984, Lolita, Cem Anos de Solidão, O Alquimista, Moby Dick, Dom Quixote, O Velho e o Mar e até a Bíblia. Na galeria, você confere um exemplo: O Processo, de Franz Kafka. Como se vê, o negócio é ironizar o formato e os originais.
A Record já prometeu para breve outro livro da mesma linha, 99 Filmes Clássicos para Apressadinhos, de Thomas Wengelewski. 90 Livros Clássicos tem 192 páginas e preço sugerido de R$ 26,90.

Fonte:omelete.com.br