sábado, 31 de julho de 2010

Catar feijão

Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.

João Cabral de Melo Neto

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Pensadores - Bacon

"Já que o costume é o principal magistrado da vida humana, deve o homem por todos os meios prover à obtenção de bons costumes."

"Aquele que não consegue perdoar aos outros, destrói a ponte por onde irá passar."

"Não se aprende bem a não ser pela experiência."

"As casas são construídas para que se viva nelas, não para serem olhadas."

"A glória assemelha-se ao mercado: por vezes, quando nos demoramos, os preços baixam."

"Uma pergunta prudente é metade da sabedoria."

"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas."

"O homem cortês está certo de que o seu coração não será jamais uma ilha solitária."

"Alguns desprezam a riqueza porque desprezam a idéia de enriquecer."

"Um homem esperto cria mais oportunidades do que encontra."

"A prosperidade prontamente descobre o vício; mas a adversidade logo descobre a virtude."

"Os jovens estão mais aptos a inventar que a julgar; mais aptos a executar que a aconselhar; mais aptos a tomar a iniciativa que a gerir."

"O dinheiro é um bom criado, mas um mau senhor."

"Aquele que dá bons conselhos, constrói com uma mão; aquele que dá bons conselhos e exemplo, constrói com ambas; o que dá boa admoestação e mau exemplo constrói com uma mão e destrói com a outra."

"São maus descobridores os que pensam que não existe terra porque só podem ver o mar."


Francis Bacon 1561-1626

Foi um político, filósofo e ensaísta inglês, barão de Verulam, visconde de Saint Alban. É considerado como o fundador da ciência moderna.
Como filósofo, destacou-se com uma obra onde a ciência era exaltada como benéfica para o homem. Em suas investigações, ocupou-se especialmente da metodologia científica e do empirismo, sendo muitas vezes chamado de "fundador da ciência moderna". Sua principal obra filosófica é o Novum Organum.

Francis Bacon foi um dos mais conhecidos e influentes rosacruzes e também um alquimista, tendo ocupado o posto mais elevado da Ordem Rosacruz, o de Imperator. Estudiosos apontam como sendo o real autor dos famosos manifestos rosacruzes, Fama Fraternitatis (1614), Confessio Fraternitatis (1615) e Núpcias Alquímicas de Christian Rozenkreuz (1616).

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pioneiros - Pathé

Charles Pathé foi um importante produtor cinematográfico francês, nascido o 25 de dezembro de 1863 em um povoado chamado Chevry-Cossigny (França). Faleceu em Monte-Carlo(Mônaco) em 25 de dezembro de 1957.

Nascido em uma modesta família de origem alsaciana, Charles Pathé tornou-se o mais importante empresário do cinema mudo de sua época. Seu pai, foi da Guarda Imperial de Napoleón III, tinha uma salchichería que não lhe rendia demasiada fortuna. Devido à difícil situação econômica de sua família, sua infância foi difícil e muito problemática. Cumprido o serviço militar, embarcou-se com um grupo de emigrantes armênios rumo a terras americanas. Dois anos depois voltou a França, arruinado e contagiado pela febre amarela. Uma vez em sua pátria, adquiriu um restaurante e casou-se.

Foi no ano 1894 que Pathé começou seu andadura no mundo cinematográfico. Enquanto percorria em uma bicicleta a feira de Vincennes, assistiu a uma audição do fonógrafo de Edison. Depois de conseguir emprestados 700 francos, adquiriu um fonógrafo e montou um negócio de venda de cilindros fonográficos e kinetoscopios. Pathé se adentrou de cheio na produção e começou a gravar cilindros. Durante esta época conheceu o engenheiro Henry Joly, quem propôs-lhe criar um aparelho similar ao fonógrafo. Dado que o prototipo resultou ser demasiado caro, Pathé decidiu separar-se de Joly. No entanto, Pathé ficou com todo o material, que ele tinha financiado. Depois do sucesso de sua pequena empresa de fonógrafos, associou-se com seu irmão Émile e fundou a companhia cinematográfica Phaté Fréres o 28 de setembro de 1896. Enquanto Charles centrou-se no cinema, seu irmão dedicou-se ao ramo fonográfico. O ícone de dita empresa, o famoso galo, exportou-se por toda a Europa e resto do planeta.

Fonte:Texto adaptado de http://pt.wikilingue.com

The Third & The Seventh

The Third & The Seventh from Alex Roman on Vimeo.

Excelente vídeo(a meu ver é um curta metragem) que é uma verdadeira aula de fotografia em todos os aspectos.As composições e a textura são incríveis.

Foi todo feito e produzido por Alex Roman, merece parabéns!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Concurso de Fotografia


A sexta edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo está ampliando suas fronteiras. O concurso, que já premiou fotojornalistas consagrados e revelou outros repórteres fotográficos, agora abrangerá todos os países do Mercosul: Paraguai e Uruguai unem-se a Brasil e Argentina no concurso que é um dos mais importantes e cobiçados do setor.

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo é um projeto cultural promovido pela New Holland com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil. O objetivo é selecionar, por meio de um concurso realizado nos quatro países, um conjunto de 40 fotografias que farão parte de uma exposição itinerante que levará o trabalho de fotojornalistas a municípios fora dos roteiros culturais tradicionais.
O Prêmio

O Prêmio New Holland de Fotojornalismo premiará as melhores fotografias que abordem a agricultura produzida por repórteres fotográficos para veículos impressos que circulem em algum dos quatro países participantes publicadas ou não, no período de 1º de julho de 2009 a 10 de setembro de 2010.
As fotos deverão se destacar:

• por sua contribuição para a valorização da atividade agrícola no Brasil, Argentina, Paraguai e/ou Uruguai;
• pela capacidade de sintetizar essa atividade através da imagem e do senso estético;
• pela capacidade de revelar e traduzir a vida e a visão de mundo do produtor rural no desempenho de suas atividades;
• por sua contribuição para a integração econômica, social e cultural entre Brasil, Argentina, Paraguai e/ou Uruguai.
• Categorias

O concurso é de abrangência internacional e premiará duas categorias: Campo e Tecnologia. Cada uma das categorias terá um vencedor e segundo colocado para Brasil e outro vencedor e segundo colocado para América Latina (que abrange os trabalhos realizados na Argentina, Paraguai e Uruguai). O critério para seleção e julgamento das imagens levará em consideração enquadramento, beleza estética, contextualização, originalidade e capacidade de revelar a importância das novas tecnologias na agricultura.

Categoria Campo
Esta categoria tem como tema todas as práticas utilizadas na agricultura atual. Nesta categoria, as imagens não podem mostrar máquinas agrícolas (ver categoria Tecnologia). Fotos que mostrem máquinas agrícolas, inscritas nesta categoria, serão desclassificadas.

Categoria Tecnologia
As fotos inscritas nesta categoria devem mostrar como a tecnologia tem colaborado para o aumento da produção agrícola e como os avanços tecnológicos estão cada vez mais presentes nos campos da América Latina. Nesta categoria devem conter, obrigatória e exclusivamente, imagens de máquinas e implementos agrícolas.

Prêmio Integração
Caberá à Comissão Julgadora escolher, entre todas as fotografias inscritas, uma imagem que represente a integração entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Será levado em consideração principalmente o contexto em que a fotografia foi feita.

Prêmio Aficcionados
Nesta categoria, exclusiva para os trabalhos de América Latina (Argentina, Paraguai e Uruguai), fotógrafos não-profissionais podem inscrever suas imagens. O objetivo é despertar o interesse pela fotografia e pela vida no campo ao público em geral.

Comissão Técnica

Todas as fotos inscritas passarão pela avaliação técnica de uma Comissão Técnica, que fará a análise de todo o material, indicando à Comissão Julgadora as fotografias que não atendam a este regulamento. Esta Comissão será indicada pela organização do Prêmio e será composta por um número de membros proporcional ao número de inscrições.

Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora será composta por seis jurados, profissionais de reconhecida competência no fotojornalismo e/ou comprovado conhecimento do setor agrícola. Esta Comissão escolherá os dois primeiros colocados de cada uma das categorias (tanto para o Brasil quanto para a América Latina), em um total de oito prêmios e mais a imagem vencedora do “Prêmio Integração”, além de escolher também as fotos que irão compor a Exposição Fotográfica.


Tecnologia - Novidades

Uma vulnerabilidade no navegador Safari, da Apple, divulgada nesta semana pode permitir que informações como os contatos no catálogo de endereços sejam roubadas através do recurso AutoFill do navegador.
O bloqueio Jeremiah Grossman notificou a Apple um mês atrás sobre a vulnerabilidade.
Um código baseado em JavaScript pode varrer as informações do AutoFill e disponibilizar as informações sem que seja necessária nenhuma interação com o usuário.
Grossman publicou um site com uma prova de conceito que exibe informações como seu nome, empresa, cidade, estado, país e e-mail.
Embora o código da prova de conceito pareça inofensivo, a possibilidade de que algo similar seja usado em sites maliciosos para o roubo de informações é bem grande.
De acordo com Grossman, isto só funciona nas versões 4.x e 5.0 do Safari no Mac OS X. O código tem alguns problemas para funcionar corretamente no Windows, mas ainda sim ele pode obter algumas informações.
A boa notícia? A vulnerabilidade pode ser contornada facilmente: basta desabilitar o AutoFill nas opções do Safari.


Além de reportar ótimos resultados no trimestre fiscal encerrado em junho (o balanço detalhado pode ser visto aqui), a Microsoft informou nesta semana que o Windows 7 já passou a marca de 175 milhões de licenças vendidas.
O Windows 7 foi finalizado em julho de 2009 e lançado em 22 de outubro do mesmo ano.
A Microsoft estima que o sistema operacional supere a marca de 300 milhões de licenças vendidas até o final de 2010.
A boa aceitação do Windows 7 começou antes mesmo do seu lançamento em outubro de 2009.
Quando ele foi finalizado em julho do ano passado e foi disponibilizado para empresas e para a imprensa, o sistema operacional foi muito elogiado por seu desempenho e facilidade de uso.
Em novembro de 2009, o Windows 7 superou a fatia de mercado do Mac OS X ‘Snow Leopard’ em apenas duas semanas!
No início de fevereiro deste ano, o Windows 7 conseguiu obter 10% do mercado de sistemas operacionais apenas três meses após seu lançamento.
Com 175 milhões de licenças vendidas, o Windows 7 já está presente em 16% de todos os PCs no mundo e deve superar a fatia de mercado do Windows Vista nas próximas semanas.

A British Petroleum (ou BP, aquela do desastre no Golfo do México), foi pega alterando imagens pela segunda vez.
As imagens são toscas, confira. http://tinyurl.com/27est9p

Fonte: www.baboo.com.br

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Curiosidades sobre cinema

Elizabeth Taylor, em Cleópatra (1963), usou 65 roupas diferentes. O número total de figurinos nesse filme foi de 26 mil, perdendo apenas para Quo Vadis, com 32 mil.

O primeiro beijo do cinema foi protagonizado por Jonh C. Rice e May Irwin no filme “O Beijo” (The Kiss), de 1895.

Entretanto, o beijo mais longo foi dado pelo casal Jane Wyman e Regis Toomey, duranto 3 minutos e 5 segundos no filme "In Army" (EUA, 1940).

Nos primeiros 10 minutos de filme de Gladiador, foram lançadas mais 11 mil flechas e lanças.

Em 17 filmes, o ator Alnorld Schwarzenegger matou, de mentira é claro, 400 pessoas e 1 jacaré.

O ator brasileiro, Flávio Magliaccio, tem o recorde de maior número de papéis num único filme. Em "Como vai, vai bem", de 69, ele fez oito personagens.

A frase "Elementar, meu caro Watson" nunca foi dita pelo personagem Sherlock Holmes, criado pelo escritor inglês Sir Arthur Conan Doyle.
A famosa frase surgiu em O Retorno de Sherlock Holmes, de Basil Dean (1929), o primeiro filme falado sobre o detetive inglês.

Dez dicas para organizar sua biblioteca

1) Livros podem estar agrupados por gênero (romances policiais, literatura latino-americana), por autor ou por ordem alfabética (de nome ou de título). Mas você precisa descobrir como se sente melhor para procurar e encontrar sem demora os seus livros.

2) Livros de arte, como fotografia, dão volume e são sempre um prazer ao alcance dos olhos. Dê movimento à sua estante escolhendo alguns deles para deixar com a capa à mostra.

3) Livros com a capa danificada pedem encadernação nova - menos que se trate de uma raridade. Há quem encape vários livros com papel de uma mesma cor para dar à estante um aspecto mais organizado. Mas os verdadeiros amantes de livro ficam de cabelo em pé ao ouvir isso. Assumir que os livros têm cores e tamanhos diferentes é mais rico, sincero e benéfico para a sua decoração.

4) Coloque alguns volumes deitados e outros de pé. Essa disposição dá movimento à estante. Evite a monotonia.

5) A profundidade ideal para uma estante de revistas é de 25 cm. Uma medida maior deixaria um espaço vazio bom para acumular pó. Já os livros de arte pedem 35 cm. Deixe 40 cm de altura entre uma prateleira e outra - assim você acomoda desde pilhas de revistas até as edições maiores.

6) Empilhe as revistas por título, em ordem de lançamento - assim, a mais nova sempre estará em cima.

7) Revistas de assinatura mensal não devem formar pilhas de mais de três anos (36 exemplares). A consulta fica muito complicada.

8) As edições mais antigas precisam ceder espaço às mais novas. Faça uma doação. Em
escolas e hospitais elas são sempre bem-vindas.

9) Edições avulsas podem ser agrupadas. Se possível faça o agrupamento respeitando o tamanho e o assunto de que elas tratam.

10) Porta-retratos, bolas de vidro e outras peças queridas trazem equilíbrio quando dispostas junto aos livros. Agrupe os itens semelhantes e observe a simetria: se há um nicho com porta-retratos de um lado, faça um nicho de volume parecido do outro - com livros ou uma caixa.

Fonte:http://casa.abril.com.br

domingo, 25 de julho de 2010

Zeus "Marching Through Your Head"

Zeus "Marching Through Your Head" from Alan Poon on Vimeo.

Mais um excelente STOP MOTION de Alan Poon, feito com uma Canon 5D MarkII

Quadrinhos - Curtas

Representantes da DC Comics falaram abertamente nos painéis da San Diego Comic-Con que não têm grandes novidades da editora a apresentar, "pois a DC já está fantástica do jeito que está". Mesmo assim, algumas novidades chegaram nos painéis dedicados ao universo de heróis e à linha Vertigo.
A principal delas é justamente a mistura entre esses dois mundos: Universo DC e Vertigo. A editora-executiva da linha adulta, Karen Berger, confirmou que os personagens que eram originalmente do Universo DC, como Monstro do Pântano, serão "devolvidos" à linha tradicional de heróis. Só não disse quais são (há também Shade, Prez e Orquídea Negra, entre outros). O rumor corria há alguns meses.
John Constantine, porém, deve ficar na Vertigo.

Como já vinha entregando nos seus teasers, a Marvel confirmou uma nova série nos moldes da antiga Geração X, e que se chamará Generation Hope. O painel sobre o universo X-Men trouxe estas e outras novidades na San Diego Comic-Con.
Kieron Gillen (Phonogram) será o roteirista da série, que estrela os cinco mutantes "ativados" na saga "Second Coming" pela personagem Hope (a primeira mutante a nascer depois do expurgo da raça em Dinastia M). Eles aparecerão antes na série Uncanny X-Men, durante a história "The Five Lights".

A graphic novel Um Contrato com Deus e Outras Histórias de Cortiço, de Will Eisner, que pode ou não ser coisa do diabo, está a caminho do cinema. O anúncio foi feito na Comic-Con pelo produtor Darren Dean, que assina também o roteiro da adaptação.
Um Contrato com Deus é considerada um marco na história dos quadrinhos maduros e também na carreira de Eisner, que resolveu na época investir em quadrinhos para o público adulto. Lançada originalmente em 1978, foi uma das HQs que gerou o termo "graphic novel" ("romance gráfico") no mercado e na imprensa dos EUA para destacar o novo requinte das narrativas sequenciais.

Fonte:www.omelete.com.br