sábado, 14 de agosto de 2010

Poemas

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
Em que espelho ficou perdida a minha face?

Cecília Meireles

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pensadores - Galileu


"O livro do mundo está escrito em linguagem matemática."

"Quanto menos alguém entende, mais quer discordar."

"A condição natural dos corpos não é o repouso, mas o movimento."

"Falar obscuramente qualquer um sabe; com clareza, raríssimos."

"Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos."

"Mede o que é mensurável e torna mensurável o que não o é."

"A verdade é filha do tempo, e não da autoridade."

"Duas verdades nunca se podem contradizer."

"A Filosofia está escrita nesse grande livro - o Universo - que permanece continuamente aberto."

"Não se pode ensinar alguma coisa a alguém, pode-se apenas auxiliar a descobrir por si mesmo."

"Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com sua ignorância."

"Conhecer a si próprio é o maior saber."

"Acredito que os filósofos voam como as águias e não como pássaros pretos. É bem verdade que as águias, por serem raras, oferecem pouca chance de serem vistas e muito menos de serem ouvidas, e os pássaros pretos, que voam em bando, param em todos os cantos enchendo o céu de gritos e rumores, tirando o sossego do mundo."

"A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável."

Galileu Galilei 1564-1642

Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana.

Em março de 1614 completou os estudos sobre o método para determinar o peso do ar, calculando seu peso como mínimo, diferente porém de zero. O ar é de fato cerca de 760 vezes mais leve que a água, mas os estudiosos da época pensavam, sem nenhum apoio experimental, que o ar não tinha peso algum.

Galileu, constitui uma ruptura com o método aristotélico mais abstrato utilizado nessa época, devido a isto Galileu é considerado como o "pai da ciência moderna".

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pioneiros - Ernst Friedrich

Ernst Friedrich (1894-1967)

Ernst Friedrich, o fundador do Museu Anti-Guerra, em Berlim, nasceu em 25 fevereiro 1894 em Breslau. Já em seus primeiros anos era engajado no movimento da juventude proletária. Em 1911 ele se tornou um membro do SocialPartido Democrata (SPD). Em 1916 juntou-se aos trabalhadores da juventude anti-militarista e foi condenado à prisão depois de um ato de sabotagem em uma empresade importância militar.

Como uma das principais figuras do "anarquismo juvenil" lutou contra o militarismo e a guerra, contra a ação arbitrária da polícia e da justiça. Em 1919 assumiu o centro de juventude Socialista (FSJ) em Berlim e transformou-o em um local de encontro de jovens anti-autoritaristas e artistas revolucionários.

Além de organizar exposições, viajou a Alemanha e deu palestras públicas e leitura de autores anti-militaristas e liberais como Erich Mühsam, Maxim Gorki, Fjodor Dostoiewski e Leo Tolstoi.
Nos anos vinte o pacifista Ernst Friedrich já era bem conhecido em Berlim por seu livro "Guerra contra a guerra!" e partir daí quando ele abriu seu "Anti-War Museum" . O museu logo se tornou um centro cultural de atividades pacifistas, até que foi destruído pelos nazistas em março 1933 e seu fundador foi preso.

O livro de Friedrich "Guerra contra a guerra!"(Krieg dem Krieg!) (1924) é composto por 180 imagens chocantes, documentando os horrores da Primeira Guerra Mundial. Ele se tornou uma figura muito conhecida dentro e fora da Alemanha. Devido a uma doação, foi capaz de comprar um edifício antigo em Berlim, onde fundou o primeiro Museu Internacional contra a guerra.

Depois de ter estado na prisão Friedrich ficou financeiramente arruinado quando ele foi condenado novamente em 1930. No entanto, ele conseguiu trazer seu arquivo precioso no exterior.
Em março de 1933 tropas de assalto nazistas, a SA, destruiu o "Anti-War Museum" e Friedrich foi preso até o final desse ano.
Posteriormente, ele e sua família emigraram para a Bélgica, onde abriu o 2º Museu anti-guerra. Quando os alemães invadiram a Bélgica ele se juntou a Resistência Francesa e após a libertação da França tornou-se cidadão francês e membro do Partido Socialista.

Com o pagamento de indenização da Alemanha Friedrich foi capaz de comprar um pedaço de terra perto de Paris, onde ele estabeleceu o chamado "Ile de la Paix ", um centro para a paz e compreensão internacional, onde grupos de jovens alemães e franceses podiam se encontrar. Em 1967, Ernst Friedrich morreu em Le Perreux sur Marne.
O "Anti-War Museum" de hoje recorda Ernst Friedrich e a história de seu museu com gráficos, slides e filmes.

A importância dele para o mundo é que foi a primeira pessoa a protestar contra a guerra usando somente fotos.A parte mais chocante deste livro é intulada "A face da guerra" onde são mostrados 24 closes de soldados com imensos ferimentos no rosto.Vale lembrar que não se trata de uma apologia a violência, mas um protesto rigoroso contra a bestialidade da guerra.
Nota: As fotos do livro não são de sua autoria, mas dos arquivos médicos e militares provenientes de fotógrafos anônimos.

Veja algumas fotos do livro no link. http://tinyurl.com/24vbjda

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Arquivos Raw

Um arquivo RAW é submetido a vários processos antes de ser convertido em um arquivo final de imagem JPEG ou TIFF e em cada uma dessas etapas são feitos diversos ajustes irreversíveis. Uma das principais vantagens da RAW é permitir ao fotógrafo adiar a aplicação destes ajustes - dando mais flexibilidade para aplicar depois essas alterações de uma forma mais adequada a cada imagem. O diagrama a seguir ilustra a seqüência de processo para gerar um arquivo JPEG ou TIFF e um RAW.


O processo de Bayer “demosaicing” e balanço de branco acontecem no mesmo passo do processo e envolvem interpretação e conversão de uma imagem com todas as três cores em cada pixel. Se nessa parte conseguíssemos ver a imagem, poderíamos ver que o Bayer array deixa a imagem pixelada e dá um tom esverdeado e devido ao processo a intensidade luminosa será quadruplicada e nossos olhos não perceberão tudo isso. Uma câmera digital, por outro lado, as diferenças nos registros leveza linearmente - duas vezes a luz produz o dobro da intensidade da resposta no sensor da câmara. Devido a isso as primeiras duas partes do processo a imagem aparecerá mais escuras do que nos próximos passos. Para que os números registrados (pixels) no âmbito de uma câmera digital para ser mostrada como nós percebemos precisam ser aplicados as curvas e tons.

A saturação de cor e contraste também pode ser ajustada antes de tirarmos as fotos dependendo da configuração utilizada na câmera. Na imagem então é aplicado um “sharp” para compensar o efeito “soft” causado pelo demosaicing.
A alta profundidade de bits de uma imagem RAW é então convertido em 8-bits por canal, e compactado em uma compressão JPEG com base na definição dentro de sua câmera. Até esta etapa as informações do RAW estão no buffer de memória da sua câmera.

Existem várias vantagens de se efetuar qualquer uma das etapas acima para conversão de RAW depois no computador pessoal ao invés de fazer tudo direto na câmera. Abaixo vou descrever podemos utilizar esses arquivos RAW e melhora o processo de conversão.

DEMOSAICING

Demosaicing é um muito processo intenso, e assim os melhores algoritmos de demosaicing exigem mais poder de processamento do que existe hoje nas câmeras digitais. A maioria das câmeras digitais hoje utiliza alguns algoritmos mais simples e mais rápidos para fazer a conversão de um RAW para formato TIFF ou JPEG o que, muitas vezes, compromete seriamente a qualidade final dos arquivos. Fazendo o processo de Demosaicing em computador pessoal permite a utilização de algoritmos melhores devido ao melhor poder de processamento de um PC em comparação com uma câmera, o que possibilita um tratamento bem melhor do que é feito na maioria das câmeras digitais. Melhores algoritmos podem tirar um pouco mais de informações do que o sensor da sua câmera e dessa forma é possível produzir mais resolução, menos ruído e a melhor qualidade de cor e precisão.
Diferencial entre RAW e JPEG pode variar para cada câmera e software de conversão.
A imagem JPEG não é capaz de resolver as linhas estreitamente espaçadas como os da imagem RAW. Mesmo assim, um arquivo RAW não pode atingir o ideal para mostrar as linhas porque o processo de demosaicing sempre introduz um efeito “soft” na imagem. Apenas três sensores que capturar todas as cores em cada pixel poderia alcançar o ponto ideal como na terceira imagem (como o tipo de sensores Foveon).

Balanço de branco flexível

O balanço de branco é um processo de remoção de cores irrealista nas suas imagens que podem ser causados por determinados tipos de iluminação. As cores irrealistas em imagens JPEG podem, muitas vezes, serem removidas no pós-processamento, mas ao custo de perda de qualidade (geração de ruído). Isso porque o ponto branco será efetivamente fixado duas vezes: uma vez na conversão do RAW e novamente no pós-processamento. Arquivos RAW dão a capacidade de definir o balanço de branco em uma foto após a imagem ter sido feita - sem destruir os bits, ou seja, sem perda de qualidade e geração de ruído.

Fonte:www.fotografarvenderviajar.com

Lei sobre Photoshop

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que torna obrigatória a informação ao público sobre a manipulação de imagens de pessoas em peças publicitárias. Esses anúncios deverão trazer a seguinte mensagem escrita: "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada."

O responsável pelo anúncio ou pelo veículo de comunicação que descumprir a medida poderá ser punido com advertência, obrigatoriedade de esclarecimento e multa de R$ 1,5 mil a R$ 50 mil, cobrada em dobro na reincidência. Caberá ao Poder Executivo definir os órgãos que aplicarão as sanções.

O projeto de lei está parado desde 14/04/2010 na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Concurso Poesia da Imagem


O presente Concurso Fotográfico é promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre, e a Udenio do Brasil, representante da Nikon no sul do país, em homenagem aos 20 anos da Casa de Cultura Mario Quintana. O tema do concurso é a obra poética de Mario Quintana, devendo cada participante buscar nos vários livros publicados pelo autor um único e determinado poema para ser interpretado fotograficamente. A participação é aberta à comunidade, podendo participar indistintamente fotógrafos amadores e profissionais, sendo vedada aos funcionários das instituições promotoras.

CONCURSO NACIONAL DE FOTOGRAFIA "POESIA DA IMAGEM"

REGULAMENTO

O presente Concurso Fotográfico é promovido pela Casa de Cultura Mario Quintana em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre, e a Udenio do Brasil, representante da Nikon no sul do país, em homenagem aos 20 anos da Casa de Cultura Mario

Quintana.

1. TEMA

1.1 O tema do concurso é a obra poética de Mario Quintana, devendo cada participante buscar nos vários livros publicados pelo autor um único e determinado poema para ser interpretado fotograficamente.

2. PARTICIPAÇÃO

2.1 A participação no concurso é aberta à comunidade, podendo participar indistintamente fotógrafos amadores e profissionais, sendo vedada aos funcionários das instituições promotoras.

3 . INSCRIÇÃO

3.1 Cada autor poderá inscrever apenas uma imagem fotográfica inédita usando qualquer técnica ou tratamento.

3.2 Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, ou que já tenham sido, sob qualquer forma, comercializadas ou premiadas até a data de inscrição neste concurso.

3.3 A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelos autores das imagens, ficando sob sua responsabilidade a autoria e a apresentação de autorização de uso da imagem de pessoas que apareçam de forma isolada ou destacada na imagem caso seja selecionada.

3.4 A inscrição far-se-á exclusiva e automaticamente mediante o preenchimento do cadastro, aceitação deste regulamento pelo participante e envio do arquivo da fotografia pelo website da Escola Superior de Propaganda e Marketing: www.espm.br/poesiadaimagem

3.5 Serão aceitas inscrições somente dentro do período de 8 de julho de 2010 a 23 de agosto de 2010, valendo a data do envio online.

3.6 A fotografia inscrita, seja ela oriunda de máquina convencional ou digital, deverá ser enviada para seleção em arquivo digital no formato JPG com a menor taxa de compressão possível, com resolução máxima de 2500 pixels no lado maior e com um peso de até 1.000 Kilobytes (1 Megabyte).

3.7 O candidato deverá informar o título e o texto do poema escolhido para ser o tema da fotografia inscrita, digitando estes dados nos campos correspondentes do formulário de inscrição online.

4. SELEÇÃO

4.1 Dentre as fotografias inscritas serão selecionadas 20 finalistas, que ficarão expostas na Casa de Cultura Mario Quintana entre os dias 21 de setembro de 2010 e 31 de outubro de 2010.

4.2 Dentre as finalistas serão escolhidas três fotografias vencedoras, que serão anunciadas no dia 21 de setembro de 2010 na página do concurso na internet, acessível pelo website da Escola Superior de Propaganda e Marketing: www.espm.br/poesiadaimagem

4.3 A seleção e premiação será feita por um júri composto de três membros de notório conhecimento no campo da fotografia indicados pelos representantes das instituições promotoras, e as decisões dos jurados serão irrecorríveis, soberanas e finais.

4.4 A premiação ocorrerá nas dependências da Casa de Cultura Mário Quintana em ato solene no dia 25 de setembro de 2010, como parte das comemorações do aniversário da referida instituição.

4.5 Os arquivos digitais das fotografias inscritas que não forem selecionados para a exposição ou premiados serão destruídos imediatamente após a divulgação do resultado do presente concurso.

5. PREMIAÇÃO

5.1 O Concurso Fotográfico Casa de Cultura Mario Quintana entregará três prêmios, sob a forma de cameras fotográficas da marca Nikon, aos participantes contemplados com o primeiro, segundo e terceiro lugares.

5.1.1 Primeiro prêmio: camera Nikon modelo D5000.

5.1.2 Segundo prêmio: camera Nikon modelo S700.

5.1.3 Terceiro prêmio: camera Nikon modelo S560.

5.2 Os prêmios serão outorgados aos fotógrafos na condição de prêmio-aquisição de todos e quaisquer direitos autorais patrimoniais sobre as Fotografias Premiadas.

5.3 Os vencedores ficarão habilitados ao recebimento dos prêmios somente após a entrega do Termo de Cessão de Direitos Patrimoniais do Autor, disponível para download pelo website do concurso. Este documento deverá ser entregue por cada um dos vencedores em 2 (duas) vias assinadas, com firma reconhecida, até o dia 24 de setembro de 2010 impreterivelmente, no Departamento de Comunicação da Casa de Cultura Mário Quintana, situado na Rua dos Andradas Nº 736, 2º andar, CEP 90020-004, Porto Alegre - RS.

5.3.1 Em face da cessão de direitos autorais patrimoniais, a Casa de Cultura Mario Quintana, a Escola Superior de Propaganda e Marketing, e a Udenio do Brasil poderão conferir às Fotografias Premiadas as mais variadas modalidades de utilização, fruição e disposição, sem qualquer restrição de espaço, tempo, idioma, quantidade de exemplares, número de veiculações, emissões, transmissões e/ou retransmissões, desde que preservados os créditos dos fotógrafos.

5.3.2 As Fotografias Premiadas poderão ser utilizadas pela Casa de Cultura Mario Quintana, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pela Udenio do Brasil direta ou indiretamente, total ou parcialmente, em qualquer mídia ou meio físico, visual ou sonoro, inclusive eletrônico, cabo, fibra ótica, satélite, ondas e quaisquer outros existentes ou que venham a existir, e compreendendo, exemplificativamente, as seguintes atividades: fixação, reprodução, divulgação, publicação, comunicação, exposição, edição, reedição, emissão, transmissão, retransmissão, distribuição, circulação, tradução para qualquer idioma (com ou sem legendas), realização de versões e derivações, restauração, revisão, atualização, adaptação, inclusão em produção audiovisual, radiodifusão, sonora e visual, exibição audiovisual, cinematográfica e por processo análogo.

5.3.3 A cessão e transferência dos direitos autorais patrimoniais referidas acima compreendem igualmente a utilização, fixação, reprodução e divulgação das Fotografias Premiadas pela Casa de Cultura Mario Quintana, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pela Udenio do Brasil em materiais e campanhas institucionais, promocionais e publicitárias, revistas, jornais, televisão, mídia em geral, folhetos, relatórios, cartões postais, cartões de datas comemorativas, convites, folders, livros, marcadores, agendas, cadernos, calendários, e outros materiais de qualquer natureza.

6. DISPOSIÇÕES FINAIS

6.1 O não cumprimento de quaisquer das regras deste Regulamento poderá causar, a critério dos seus organizadores, a desqualificação da fotografia inscrita, e, consequentemente, do respectivo participante.

6.2 O ato de inscrição neste concurso implica a aceitação e concordância com todos os itens deste Regulamento, inclusive aqueles que se referem à cessão e transferência dos direitos autorais patrimoniais relativos às Fotografias Premiadas.



Para mais informações acesse o site oficial:

http://poesiadaimagem.espm.br/concurso.php

Tecnologia - Novidades

Os rumores se confirmaram: a Arábia Saudita anunciou o bloqueio aos serviços do BlackBerry, da Research in Motion (RIM), visando "proteger a segurança nacional". A criptografia usada pelo serviço de e-mail do BlackBerry não permite que o governo tenha acesso às mensagens dos usuários.
O banimento começará a valer a partir do dia 6 de agosto, depois que as operadoras locais se mostraram incapazes de adequar os aparelhos BlackBerry (e seu serviço de e-mail criptografado) às exigências da Arábia Saudita.

A Sharp anunciou recentemente que utilizará uma tela com suporte para uma tecnologia 3D estereoscópica, e que não requer o uso de óculos especiais, em um novo smartphone com lançamento mundial previsto para 2011.
O aparelho utilizará a mesma tecnologia usada pela Nintendo no console portátil Nintendo 3DS.
Além disso, o novo smartphone também virá com uma câmera 3D que permitirá que os usuários tirem fotos e gravem vídeos em 3D que poderão ser visualizados em aparelhos compatíveis.

A AVG Technologies divulgou nesta semana um relatório onde informa que a botnet Mumba já controla 55 mil PCs infectados no mundo todo.
De acordo com o relatório, a botnet Mumba já conseguiu roubar mais de 60 GB de dados como senhas de redes sociais, números de cartões de crédito, e-mails e outras.
Deste total de 55 mil PCs infectados, 33% deles estão localizados nos Estados Unidos. A Alemanha, Espanha e Reino Unido ficaram com 17%, 7% e 6%, respectivamente, dos PCs infectados.
O Brasil não foi mencionado no relatório da AVG.

A Sony e a Samsung lançaram dois novos players de discos Blu-ray compatíveis com filmes em 3D, o BD-C6900 e o BDP-S470.
Tanto o Samsung BD-C6900 como o Sony BDP-S470 suportam o download de conteúdo via Web, suportam o upscaling de DVDs comuns e também suportam a tecnologia DLNA, que permite o compartilhamento de conteúdo com PCs e notebooks.
O Samsung BD-C6900 inclui widgets do Twitter, YouTube e outros. Já o Sony BDP-S470 tem um aplicativo para iPhone/iPod Touch e acesso ao Bravia Internet Video.
O Sony BDP-S470 está disponível por R$ 799 com o filme “Tá Chovendo Hamburguer” no site brasileiro da Sony Style. Já o Samsung BD-C6900 é um pouco mais caro, R$ 1.399, e vem com cabo HDMI 1.4.
Se você já possui uma TV compatível com a tecnologia 3D, ambos são boas opções.

Fonte: www.baboo.com.br

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Curiosidades sobre cinema

A produção do épico francês "Napoleón" (1927), de Abel Gance, consumiu três anos de filmagens, exigiu locações em seis cidades, 150 cenários, 200 técnicos, quatro mil armas de fogo, seis mil atores extras, oito mil figurinos e teve dois mortos e 42 feridos em cenas perigosas.

No filme "Intriga Internacional" (1959), o ator Cary Grant, que na vida real estava com 55 anos, fazia o papel de filho da personagem de Jessie Royce Landis, atriz que estava com exatamente... 55 anos!

Oficialmente, o primeiro filme em 3-D (terceira dimensão) foi a produção B "Bwana Devil" (1952), escrita e dirigida por Arch Oboler e estrelada por Robert Stack. Mas desde a década de 30 havia experimentos nessa área.

O primeiro filme a utilizar o sistema de som Dolby Stereo foi "Lizstomania" (1975), de Ken Russell, que tinha Roger Daltrey no papel do compositor Lizst e Paul Nicholas como Richard Wagner.

O primeiro filme inteiramente rodado a cores, foi "Becky Sharp", de Rouben Mamoulian, produzido pela RKO em 1935. Os técnicos utilizaram o sistema Technicolor, testado por vários estúdios desde a década de 20. Curiosamente a RKO poucas vezes utilizou o colorido em suas produções posteriores. A supremacia no uso da cor caberia por muitas décadas à 20th Century Fox, que rapidamente desenvolveu e aperfeiçoou o processo.

Os atores que tiveram mais indicações ao Oscar até o momento foram Spencer Tracy e Laurence Olivier. Cada um recebeu nove indicações. Tracy recebeu duas estatuetas, por "Marujo Intrépido" (Capitain Corageous), 1937, e por "De Braços Abertos" (Boys Town), de 1938. Olivier recebeu apenas uma, por "Hamlet", em 1948.

Os maiores perdedores foram Richard Burton e Peter O'Toole. Indicados sete vezes cada um, inclusive por "Becket" (1964), em que atuaram juntos, eles nunca receberam a estatueta.

A famosa cena em que Gene Kelly dança com um camundongo em "Marujos do Amor" (1945) foi originalmente planejada para ser feita com Mickey Mouse. Walt Disney não concordou com a aparição de seu personagem em um filme da Metro e Jerry, da dupla Tom & Jerry, criado por William Hanna e Joseph Barbera, ganhou a participação no musical.

Antes de se tornar ator, Robert Redford era frentista em um posto de gasolina. Já o cantor e ator Dean Martin ganhava a vida como caminhoneiro antes de formar a dupla que o celebrizou com Jerry Lewis.

fonte: http://cabana-on.com

Dicas para montar seu negócio - Parte I


1. Conheça o seu próprio perfil.
Segundo o consultor Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, existem três figuras nas quais o empresário pode se encaixar: empreendedor (que toma as decisões e define o direcionamento do negócio); gestor (que administra a empresa); e operador (que executa o trabalho). "Essas coisas nem sempre estão claras na mente do empreendedor. É importante identificar no que eu sou bom para trabalhar, pois é difícil exercer de forma eficiente as três figuras".

2. Prepare-se: leia, busque conhecimento, estude.
"Muitos são marinheiros de primeira viagem e não sabem como dar seus primeiros passos. Quanto mais eles dominarem as informações, mais segurança terão. Esse conhecimento constante sobre o negócio é fundamental para o empreendedor. É importante estar preparado para a realidade do que é abrir um negócio", diz Cherto.

3. Mantenha a mente aberta.
"Isso ajuda o empreendedor a estar aberto para novas ideias que, muitas vezes, podem mudar o rumo planejado para um resultado ainda mais positivo", diz Marcelo Aidar, da FGV-SP.

4. Explore múltiplas ideias de negócios.
Marcos Hashimoto, do Insper diz que em nosso país, a maioria das pessoas não faz essa exploração de ideias, de acordo com Hashimoto. "O brasileiro toma a decisão no calor do momento e não tem o costume de ir atrás de novas ideias. Ele não está acostumado a planejar e não tem tempo de buscar uma outra solução".

5. Faça o que você gosta.
"Quem faz aquilo de que gosta tem muitas chances de se dar bem, pois é bem mais difícil ser dono de um negócio do qual você não gosta do que ser empregado numa empresa onde está infeliz. O empregado ‘desliga’ dos problemas da empresa e o empresário, não", explica o consultor Marcelo Cherto.

6. Busque negócios relacionados às suas competências, desejos e motivações.
De acordo com Marcos Aidar, da FGV-SP, as oportunidades vão surgir na medida em que o empreendedor tiver afinidade com o tema. "Se eu sou da área de software, é mais provável que eu encontre oportunidades para empreender nesse segmento".

7. Avalie se a sua ideia não é uma ilusão.
"Por isso é importante estudar o mercado onde vai atuar, ver se a proposta de negócio não é uma ilusão", avalia Marcelo Cherto. "Devido a isso, muita gente acaba optando pelo modelo de franquia, que já oferece essa resposta".

8. Busque experiências similares.
Para Marcelo Aidar, da FGV-SP, essa procura é fundamental para ficar por dentro dos problemas enfrentados pelo tipo de negócio e quais soluções estão sendo adotadas. "O empreendedor pode aprender com os erros dos outros aparecendo como cliente, sendo um observador externo".

9. Identifique pontos de diferenciação de seu negócio.
"Não vale a pena fazer mais um negócio igual ao que já existe. Se ele tiver um diferencial, algum requisito que o evidencie das demais empresas, com certeza conseguirá ser um ponto de destaque e ganhará uma fatia a mais do mercado escolhido", diz Marcelo Aidar, da FGV-SP.

10. Busque aconselhamento.
Marcos Hashimoto diz que o empreendedor pode escolher alguém que lhe sirva de "exemplo". "Alguém que seja um modelo de aprendizagem para ele. Alguém com quem o empreendedor possa se aconselhar, que seja uma rica fonte de informações, graças ao seu exemplo em relação às suas posturas e atitudes. Quando você ficar em dúvida, buscar aconselhamento com alguém de peso, de renome, pode ajudar a fazer com que você perca o medo de empreender".

fonte: www.revistapgn.globo.com

domingo, 8 de agosto de 2010

Forest

Forest from LICHTFAKTOR on Vimeo.

Muito bom este vídeo em STOP MOTION e LIGHTPAITING.

Esta é uma tendência que está se firmando, só falta sua aplicação efetiva comercialmente.


Quadrinhos - Curtas

O quadrinista brasileiro Fábio Moon (10 Pãezinhos) passou a semana passada em Portland, visitando o também quadrinista Craig Thompson (Retalhos). E o encontro dos dois rendeu uma HQ - publicada nos blogs de ambos.
No que os dois chamam de "Blog War", Moon e Thompson relatam como foi a visita a Portland, onde o segundo mora, com direito a expedições a vulcões, encontros com outros quadrinistas (Joe Sacco, Joelle Jones) e discussões sobre vida e arte.

Veja mais sobre os dois em http://fabioandgabriel.blogspot.com/

A Marvel já havia mostrado na Comic-Con os teasers onde fala em cinco novas possíveis identidades secretas para o Demolidor após a saga Shadowland. Mas só viu quem estava na convenção. Esta semana, a editora está liberando aos pouco as imagens para os sites sobre quadrinhos.
São cinco candidatos: Nova, Pantera Negra, Gambit, Falcão e Kraven, o Caçador. O que levaria algum deles a tornar-se Homem Sem Medo na Cozinha do Inferno é incerto. Confira na galeria.
Em Shadowland, o Demolidor, agora líder da organização criminosa Tentáculo, volta-se contra os heróis de Nova York ao construir uma prisão na cidade que servirá para dar fim à bandidagem (e superbandidagem) na cidade. Os teasers da saga falavam que seria "o nascimento do maior vilão do Universo Marvel".

A revista Vertigo, da Panini, passará a publicar American Vampire - série com roteiros de Stephen King e Scott Snyder, com arte do brasileiro Rafael Albuquerque - a partir da edição 10, de setembro. A série da linha adulta da DC Comics estreou em março deste ano nos EUA.
American Vampire, como já diz o nome, acompanha uma linhagem de vampiros norte-americanos, diferentes dos clássicos vampiros europeus.
Snyder, escritor de livros de terror, é o criador da série. Ao convidar o amigo Stephen King para fazer uma introdução, King se dispôs a roteirizar uma história curta que saiu nas cinco edições inicias da original americana.
Rafael Albuquerque desenha tanto as histórias de Snyder quanto as de King. Enquanto a do primeiro se passa na Hollywood dos anos 1920, a de King mostra os EUA do final do século XIX. Veja um preview ao lado, em inglês.

A última aventura da Liga Extraordinária, dos ingleses Alan Moore e Kevin O'Neill, sai nos próximos dias no Brasil. É o início da saga Século, composta por três volumes, cada um passado em uma época diferente. O lançamento é da editora Devir.

Fonte.Textos e imagens:www.omelete.com.br