sábado, 21 de agosto de 2010

Poemas


Nem Sempre Sou Igual no que Digo e Escrevo

Nem sempre sou igual no que digo e escrevo.
Mudo, mas não mudo muito.
A cor das flores não é a mesma ao sol
De que quando uma nuvem passa
Ou quando entra a noite
E as flores são cor da sombra.
Mas quem olha bem vê que são as mesmas flores.
Por isso quando pareço não concordar comigo,
Reparem bem para mim:
Se estava virado para a direita,
Voltei-me agora para a esquerda,
Mas sou sempre eu, assente sobre os mesmos pés —
O mesmo sempre, graças ao céu e à terra
E aos meus olhos e ouvidos atentos
E à minha clara simplicidade de alma ...

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema XXIX"
Heterônimo de Fernando Pessoa

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pensadores - Montesquieu


"A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos."

"Quanto menos os homens pensam, mais eles falam."

"Só se conhece o que se pratica."

"Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite."

"É preciso saber o valor do dinheiro: os pródigos não o sabem e os avaros ainda menos."

"Parece, Meu Caro ..., que as cabeças dos homens mais notáveis minguam quando se reúnem, e que onde há mais sábios, há também menos sabedoria. Os grandes grupos, prendem-se tanto aos momentos e aos vãos costumes, que o essencial não vem senão depois."

"Até a virtude precisa de limites."

"A vantagem do amor sobre a libertinagem é a multiplicação dos prazeres."

"As viagens dão uma grande abertura à mente: saímos do círculo de preconceitos do próprio país e não nos sentimos dispostos a assumir aqueles dos estrangeiros."

"A sisudez é a armadura dos parvos."

"Todos os homens são bestas; os príncipes são bestas que não estão atreladas."

"As conquistas são fáceis de fazer, porque as fazemos com todas as nossas forças; são difíceis de conservar, porque as defendemos só com uma parte das nossas forças."

"Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte."

"Para obter êxito no mundo temos de parecer loucos mas sermos espertos."

Charles de Montesquieu 1689- 1755

Foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua Teoria da Separação dos Poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais.
Proficiente escritor, concebeu livros importantes e influentes, como Cartas persas (1721), Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência (1734).

Montesquieu elaborou uma teoria política, que apareceu na sua obra mais famosa, o O Espírito das Leis (L'Esprit des lois, 1748), inspirada em John Locke e no seu estudo das instituições políticas inglesas. É uma obra volumosa, na qual se discute a respeito das instituições e das leis, e busca-se compreender as diversas legislações existentes em diferentes lugares e épocas. Esta obra inspirou os redatores da Constituição de 1791 e tornou-se na fonte das doutrinas constitucionais liberais, que repousam na separação dos poderes legislativo, executivo e judiciário.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pioneiros - Vertov

Dziga Vertov, nascido Denis Abramovich Kaufman, (Rússia, 2 de janeiro de 1896 — 12 de fevereiro de 1954), cineasta, documentarista e jornalista, é o grande precursor do cinema direto, na sua versão de cinema verdade.
Fez parte do movimento construtivista, escrevendo inúmeros artigos sobre a teoria do filme.

O seu filme "O Homem com uma Câmera" é um marco na história do cinema, como documentário reflexivo. Filma o cotidiano de cidades russas, principalmente Moscou, com criatividade e lucidez. Planos pensados e repensados, a passagem de um simples fotograma à complexa estrutura narrativa mantendo a intenção poética são, por si sós, uma aula de cinema. Para associar o olho humano ao da câmera, usa por exemplo planos de uma persiana, numa metáfora da retina, do diafragma da objetiva, do cinema-olho, capaz de apreender o real.

A sua teoria do "Kino Pravda", a do cinema-verdade, é fundadora de futuras teorias e práticas numa área fundamental do cinema: o contato direto do olho da câmera com o evento filmado, a verdadeira realidade, ao contrário da ficção, que precisa do plateau. Aí se diferencia Vertov de Eisenstein: a idéia, a encenação e o plateau, tal como no teatro.
A idéia é aquilo que tudo determina. Não escapa ao movimento da História e é expressão de um ideal humanista que se dinamiza na construção de uma sociedade justa.

Dziga Vertov foi um dos primeiros cineastas russos a usar técnicas de animação e desenvolver certos princípios fundamentais da montagem no cinema. Estabeleceram as bases teóricas da linguagem cinematográfica.
Para Vertov a montagem é a alma do filme, o motor da sua estética e do seu sentido. O trabalho de Dizga Vertov foi fundamental para o desenvolvimento da construção dramática e melhoria do cinema e para o surgimento do cinema direto nos anos sessenta, com o desenvolvimento das técnicas de filmagem com câmaras leves com som síncrono.

Fontes: wikipedia,http://www.netsaber.com.br

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Concurso fotográfico PUC-CAMPINAS


A temática desta edição do Concurso Fotográfico do IV Seminário de Imagem e Atualidade 2010 é “Sob Seu Céu”, cuja proposta é inspirada na obra do pioneiro da fotografia franco-brasileira, Hercule Florence. O participante deve registrar as possibilidades entre o céu e a terra e todos os elementos que compõem esse ambiente. O concurso terá início no dia 6 de agosto e se encerrará no dia 31 de agosto.
Para participar do concurso, basta inscrever até 3 fotos no site do evento, dentro da opção “Concurso”. Antes de inscrever suas fotos, leia com atenção todas as regras. Podem participar alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação da PUC-Campinas e interessados em fotografia.
O tamanho mínimo da foto é de 1024x768 pixels, podendo ser originada por celulares, máquinas digitais, analógicas ou por qualquer outro aparelho que registre imagens. As imagens devem ter sido captadas durante o ano de 2010.

Julgamento
A partir de uma pré-seleção das 20 fotos que mais atenderam ao tema “Sob Seu Céu”, sendo escolhida somente uma foto por participante, a curadoria do evento, por meio de votação, escolherá a melhor foto. Os vencedores serão os que tiverem mais votos, formando 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º lugares.

Premiação
Além da divulgação das fotos vencedoras no site do evento, no portal e no jornal da PUC-Campinas, os prêmios serão:
1º lugar: Câmera Fotográfica Profissional Sony Alpha A230 e uma passagem aérea da AZUL Linhas Aéreas para qualquer destino atendido pela empresa dentro do território brasileiro;
2º lugar: Câmera Fotográfica Sony W380 e uma passagem aérea da AZUL Linhas Aéreas para qualquer destino atendido pela empresa dentro do território brasileiro;
3º lugar: Câmera Fotográfica Sony W320 e uma passagem aérea da AZUL Linhas Aéreas para qualquer destino atendido pela empresa dentro do território brasileiro;
4º lugar: uma passagem aérea da AZUL Linhas Aéreas para qualquer destino atendido pela empresa dentro do território brasileiro;
5º e 6º lugares: um Kit Chilli Beans.

Notificação do vencedor
Os vencedores serão notificados do seu prêmio por e-mail, até o dia 20 de setembro de 2010, solicitando que compareçam ao Campus I da Universidade para receberem seus prêmios.

Mais informações, inscrições e envio de imagens:
http://www.seminarioimagemeatualidade.com.br/concurso

Tecnologia - Novidades

A equipe da Microsoft Hardware publicou em seu blog um vídeo demonstrando o protótipo de seu teclado dinâmico ‘Microsoft Adaptive Keyboard’.
O teclado possui layout QWERTY e uma tela LCD única localizada sob as teclas também pode ser usada como uma extensão da área de trabalho.
Em um dos exemplos demonstrados, quando a tecla Winkey (aquela com o logo do Windows) é pressionada, o teclado exibe automaticamente todos os atalhos disponíveis para ela.
Além disso, uma parte do teclado também pode ser configurada para exibir uma lista com os documentos abertos recentemente. Por ser sensível ao toque, esta porção da tela pode ser usada para abrir os documentos diretamente.
Veja o vídeo de demonstração do Microsoft Adaptive Keyboard.http://tinyurl.com/2ehp7g9

A Oracle anunciou nesta semana que abriu um processo contra o Google por violação de patentes e copyright por conta do uso da linguagem de programação Java no desenvolvimento do Android.
“Ao desenvolver o Android, o Google utilizou ilegalmente propriedade intelectual relacionada ao Java”, disse um porta-voz da Oracle em uma nota. “Este processo busca compensações apropriadas por este uso ilegal”.
O Google utiliza o Java no kit de desenvolvimento de software (SDK) para o Android, seu sistema operacional para smartphones.
Os desenvolvedores criam aplicativos em Java para o Android, que então são traduzidos para bytecode que é executado em Dalvik, a máquina virtual personalizada do Google.
O Google também lançou o Android Native Development Kit, que permite a criação de componentes para o Android em C e C++. Ele não foi criado para substituir o Java, que continua sendo o método preferido para o desenvolvimento para o Android.

O Google anunciou nesta semana o Chrome to Phone, uma extensão que permite o envio de conteúdo para celulares com o sistema operacional Android 2.2 a partir do navegador Google Chrome.
O Chrome to Phone suporta o envio de conteúdo como vídeos do YouTube, site das Web, textos, números de telefone e mais.
Por enquanto, o Chrome to Phone suporta apenas o envio de conteúdo do navegador no computador para o telefone.

Fonte:texto e imagens-www.baboo.com.br

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Curiosidades do cinema


Como eles mudaram de peso para interpretar seus personagens.

Robert De Niro
O Touro Indomável (1980)
Engordou 28 quilos.
Fez musculação e halterofilismo para a primeira fase do boxeador e ingeriu grande quantidade de massas para a segunda.

Tom Hanks
Filadélfia (1993)
Perdeu 10 quilos
Cortou doces e alimentos com alto teor de calorias.

Ben Kingsley
Gandhi (1982)
Perdeu 9 quilos
Optou por uma alimentação à base de verduras.

Vincent D'Onofrio
Nascido para Matar (1985)
Engordou 31,7 quilos
Sob supervisão médica, fez uma dieta rica em calorias.

Willem Dafoe
O Triunfo do Espírito (1990)
Emagreceu 9 quilos
Trocou alimentos de alto teor de calorias por sucos, cortou refeições e praticou ginástica e boxe.

Shirley MacLaine
Madame Sousatzka (1987)
Engordou 13,6 quilos
Comeu muito e abusou dos doces.

Dennis Quaid
Everybody's All American (1988)
Engordou 18 quilos
Tomou 72 vitaminas, comeu uma grande quantidade de carne e massas.

Dennis Quaid
Wyatt Earp (1993)
Emagreceu 9 quilos
Cortou doces, carnes e massas.

Dicas para montar seu negócio - Parte Final


11. Acredite: não há tempo certo para empreender.
"Não há tempo certo para empreender", diz Marcelo Aidar, da FGV-SP. No entanto, as oportunidades, sim, se abrem e se fecham, e cabe ao empreendedor identificar quando há uma fenda por onde entrar.

12. Trabalhe o medo de errar.
"Se a pessoa nunca teve um negócio antes, toda a experiência é nova para ela. O risco sempre vai existir, mas podemos minimizá-lo. Buscar conhecimento ajuda a diminuir essa sensação de ter medo do novo", diz Hashimoto.

13. Acredite em si mesmo.
"É necessário ter crença em si mesmo", ressalta Marcelo Cherto, "e garra para superar as dores de cabeça, pois os obstáculos irão surgir, principalmente em países como o Brasil, Argentina e México, onde a instabilidade faz parte do dia-a-dia das empresas. Nunca se sabe como o governo e a concorrência vão se comportar".

14. Descreva suas metas.
"Quando você começa a escrever suas metas, se obriga a ter as ideias mais claras. Com isso, você descobre os possíveis ‘buracos’, ou seja, os furos que ainda podem existir em seu projeto empresarial", afirma Marcelo Cherto.

15. Focalize os objetivos, não os obstáculos.
"O empreendedor pode escolher dois caminhos: ter uma visão otimista ou uma visão pessimista a respeito de sua decisão. Quem olha pelo lado positivo, enxerga possibilidades. Já na visão pessimista, as limitações ganham destaque", diz Marcos Hashimoto.

16. Faça um plano de negócios realista.
Marcelo Cherto diz que é necessário que esse plano de negócios seja realista. "O plano de negócios tem que ser verdadeiro e o empresário tem que pensar que todo negócio demora um tempo para decolar. Por isso é fundamental ter esse planejamento, que vai servir como mola propulsora do negócio durante toda a sua vida".

17. Cuidado na escolha do sócio.
"Cuidado com a escolha do sócio", alerta Marcelo Cherto. Para o consultor, a escolha de pessoas conhecidas e próximas nem sempre pode ser o melhor negócio.
"Por exemplo, escolher seu melhor amigo como sócio não garante o sucesso do negócio. Para dar certo, é necessário que haja perfis complementares".

18. Capital: tenha sempre uma reserva.
"Ter esse capital é importante, pois dificilmente um negócio funciona como o planejado. Esse capital de reserva vai ajudar a resolver os imprevistos, que sempre acontecem nessa fase de criação do negócio", diz Cherto.

19. Comece pequeno.
Marcos Hashimoto, do Insper, diz que a maioria das empresas pode começar pequena. "Por exemplo, se você quer montar um site de vendas de passagens aéreas, pode começar em um espaço pequeno, com uma modesta infra- estrutura – móveis e equipamentos mais simples –, que não demandem altos investimentos.

20. Avalie a mudança de vida com objetividade.
Muita gente sai do modo "empregado" para o modo "patrão" e não faz essa análise de forma racional. "Sair da posição de empregado para a de patrão envolve uma série de modificações, principalmente no que diz respeito ao status", afirma Cherto. De início, o empreendedor vai perder todas as mordomias que tinha como empregado, como carro, seguro-saúde, bônus, entre outros. Isso impacta até no lado pessoal, incluindo a família, que tem que estar junta no novo caminho. Mas ele precisa acreditar que essa troca vale a ena. "No curto prazo, a mudança vai pedir esse sacrifício, mas, lá na frente, ele poderá ter o retorno em abundância", afirma Cherto.

fonte: http://revistapegn.globo.com

domingo, 15 de agosto de 2010

This Is Where We Live

This Is Where We Live from 4th Estate on Vimeo.

Excelente STOP MOTION.Uma pequena demonstração pelo amor aos livros.

Quadrinhos - Curtas

Esta semana a Marvel liberou mais um teaser relacionado à saga Shadowland - ou pelo menos entende-se que seja. Com vários uniformes do Demolidor queimando numa fogueira, a imagem tem o simples nome "The End", e a indicação de que em novembro saberemos a resposta.
Em Shadowland, atualmente saindo nos EUA, o herói aparentemente se torna um vilão - ou "o maior vilão do Universo Marvel", segundo a editora. Teasers anteriores sugeriram que haveria um novo nome por trás do uniforme.

O escritor Grant Morrison deu uma entrevista esta semana ao blog Hero Complex, do jornal Los Angeles Times, na qual revela muito do que vem por aí na remodelação da linha Batman da DC Comics - impulsionada pelo retorno de Bruce Wayne à capa e ao capuz.Como já foi revelado, o herói ganhará duas nova séries mensais: Batman: The Dark Knight, com roteiro e desenhos de David Finch, e Batman Inc., com roteiro de Grant Morrison e desenhista ainda não revelado. Como falou-se na San Diego Comic-Con, a mudança também vai render um novo uniforme para o Homem-Morcego.E o traje acaba de ser revelado ao Hero Complex em desenhos de Finch, o estilista da vez. Confira na galeria o retorno da oval amarela no peito, marcas de costura, um cinto de utilidades retrabalhado e cueca só para dentro das calças.

Escolas públicas de todo o Brasil receberão uma nova e extensa lista de publicações em quadrinhos este ano. Saiu esta semana no Diário Oficial da União a lista do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), do Ministério da Educação, com os 300 títulos selecionados para distribuição, 25 dos quais são HQs - número bem melhor que do ano passado.
Tem Frank Miller, Craig Thompson, Charles Schulz, Marjane Satrapi, Uderzo e muitos autores nacionais, como André Toral, Ziraldo, Maurício de Sousa e André Diniz. As adaptações literárias são o gênero dominante, com oito volumes de adaptações da literatura nacional (incluindo duas de O Guarani) e estrangeira.

Fonte:textos e imagens de www.omelete.com.br