quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Pioneiros - Paul Leni


Paul Leni (8 de Julho de 1885, Stuttgart – 2 de Setembro de 1929, Los Angeles) nasceu Paul Josef Levi. Foi um diretor de filmes alemão e figura-chave no Expressionismo Alemão.

Leni tornou-se um pintor avant-garde quando tinha 15 anos de idade. Estudou na Academia de Belas-Artes de Berlim e depois trabalhou como desenhista de cenários teatrais.
Em 1913 começou a trabalhar com a indústria de filmes alemã desenhando cenários e/ou figurinos para diretores como Joe May, Ernst Lubitsch, Richard Oswald, e E. A. Dupont.
Durante a Primeira Guerra Mundial, começou a dirigir filmes como Der Feldarzt / Das Tagebuch des Dr. Hart (1917), Patience (1920), Die Verschwörung zu Genua (1920/21) e Backstairs (1921).
A partir de 1925 desenhou prólogos curtos para estréias de festivais de filmes em cinemas de Berlim.

Em 1927, se mudou para Hollywood, aceitando um convite de Carl Larmmle para se tornar diretor nos estúdios da Universal. Lá, Leni estreou como diretor com "The Cat and the Canary" (1927), que virou paradigma para filmes do gênero. O filme teve grande influência sobre os filmes de terror da Universal e foi refilmado várias vezes. No ano seguinte dirigiu "The man who laughs" (O homem que ri), um dos filmes mais estilizados do período do cinema mudo, um clássico aclamado pelos fãs do gênero.

Paul Leni morreu devido a septicemia,precocemente, em Los Angeles.
Deixou um legado fundamental para o cinema fantástico: seu talento para criar ambientes mágicos com base na cenografia e iluminação marcaria os filmes de horror da Universal no anos 30, entre eles Drácula (1931), de Tod Browning e Frankenstein (1931), de James Whale, ambos clássicos do cinema de horror de todos os tempos.

Fonte: "História Mundia do Cinema"- Fernando Mascarello - Ed.Papirus e Wikipedia

Estabilizador Caseiro de Imagem

Fotojornalismo em Capas de Jornais

terça-feira, 31 de agosto de 2010

II FÓRUM LATINO-AMERICANO DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO


II FÓRUM LATINO-AMERICANO DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO - "fora de casa, fora do eixo - exílios e migrações na fotografia".

Abertas as inscrições para os Workshops e Leituras de Portfólio do II Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo. Atividade gratuita.

Acesse o site http://www.forumfoto.org.br/ e conheça os temas das atividades, quem são os ministrantes, como se inscrever, o regulamento, horários e a programação geral do Fórum. Qualquer tipo de dúvida, escreva para portfolio@itaucultural.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Prazo para as inscrições nos Workshops e nas Leituras de Portfólio: prorrogado para 05 de setembro de 2010.
Público alvo: somente pessoas físicas, sem limitação etária e de formação.

- Data da realização dos Workshops: outubro, nos dias 20 quarta, 21 quinta e 22 sexta, das 10h às 17h30
- Data da realização das Leituras de Portfólio: outubro, nos dias 23 sábado e 24 domingo, das 10h às 17h30.
Locais: Os Workshops serão realizados na Casa das Rosas, avenida Paulista, 37 (ao lado do Itaú Cultural), e as Leituras de Portfólio no próprio Itaú Cultural, Av. Paulista, 149, próximo à estação metrô Brigadeiro.

O resultado das inscrições será anunciado até 24 de setembro, no próprio site do Fórum e os selecionados receberão e-mail de confirmação.

Observação: as demais atividades do Fórum - mesas de debates e exposição - são abertas ao público geral e não requerem inscrições antecipadas. Os ingressos são distribuídos na bilheteria da Recepção do Itaú Cultural. Lotação por ordem de chegada: 247 lugares.

Iatã Cannabrava é o Coordenador do II Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo.
A Exposição Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros, que ocorre durante o Fórum tem a curadoria de Eduardo Brandão e a co-curadoria da Cia de Foto.

Data do Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Pualo: de 20 a 24 de outubro de 2010.
Local: Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149, São Paulo (SP), Brasil.


contato: luiz pedreira | itaucultural@comunicacaodirigida.com.br - Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. | tel 11 3881-1710

Tecnologia - Novidades


Apesar da decisão que tornou o jailbreak do iPhone legal nos EUA, a Apple ainda não desistiu da luta: a empresa registrou a patente de uma tecnologia que permite que ela detecte e desative os aparelhos que fizeram jailbreak.
A patente, chamada "Systems and Methods for Identifying Unauthorised Users of an Electronic Device", inicialmente parece ser apenas uma ferramenta para detectar aparelhos roubados ou infestados com malware.
Mas ao ser examinada com mais cuidado, é possível notar alguns detalhes bem preocupantes. A patente detalha várias técnicas para detecção de “hacking, jailbreaking, desbloqueio ou remoção de um cartão SIM”.
Uma das técnicas detalhadas na patente envolve o uso da câmera do iPhone para tirar uma série de fotos marcadas geograficamente para em seguida enviá-las diretamente para a Apple, permitindo assim a identificação do usuário do aparelho.

A Telebrás divulgou hoje, 26 de agosto, a lista com as 100 primeiras cidades que serão atendidas pelo Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
De acordo com Rogério Santanna, presidente da Telebrás, a expectativa é que estas cidades já estejam operando dentro do PNBL até o final de 2010.
Ele disse também que será necessário ter o apoio de parceiros nestas cidades, já que a Telebrás não fornece o acesso final.
Após o fechamento dos contratos nestas 100 primeiras cidades, o serviço de banda larga deve começar a funcionar em até 45 dias e o preço deve variar entre R$ 15 e R$ 35, com a velocidade mínima de 512Kbps.
As primeiras de São Paulo serão:
- Campinas (SP)
- Guarulhos (SP)
- Pedreira (SP)
- Serrana (SP)
- Conchal (SP)
- Embu (SP)
- São Carlos (SP)
Confira a lista completa em: http://tinyurl.com/2aa8e9y

A situação é comum: você tem duas versões de um arquivo e não sabe o que há de diferentes de uma para a outra. Claro, se há diferenças muito obvias entre os arquivos, basta compara-los visualmente. Mas se os arquivos forem muito longos e/ou as diferenças muito sutis? No caso do Word 2010, a ferramenta de comparação consegue destacar até mesmo diferenças de formatação. Vamos conhecê-la neste videotutorial.
http://tinyurl.com/2ab88gv

Fonte: www.baboo.com.br

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

40 anos de novelas no Brasil - Parte I


* O personagem Zeca Diabo, vivido por Lima Duarte, era para permanecer apenas cinco capítulos em O Bem-Amado. Mas o personagem ficou na trama, matou Odorico Paraguaçu e inaugurou o cemitério de Sucupira.

* A novela mais antiga do mundo é a americana The Guiding Light, do canal CBS. Ela foi criada no rádio em 1937 e permanece na tevê desde 1952.

* A primeira história contada na tevê brasileira foi A Vida Por um Fio, em novembro de 1950, dois meses após a inauguração da pioneira TV Tupi de São Paulo. Era uma adaptação de Cassiano Gabus Mendes para o filme americano Sorry, Wrong Number.

* A novela A Deusa Vencida, exibida pela TV Excelsior em 1965, é considerada a primeira superprodução do gênero. A trama era de Ivani Ribeiro e marcou a estréia de Regina Duarte.

* A primeira novela com texto totalmente brasileiro para a tevê foi Ambição, de Ivani Ribeiro. Exibida em 1964 na TV Excelsior, a trama focalizava uma moça pobre que desejava ascender socialmente.

* As primeiras novelas da Globo foram Ilusões Perdidas, de Ênia Petri, e Rosinha do Sobrado, de Moysés Weltman, ambas exibidas em 1965.

* Para tentar "salvar" a novela Anastácia, A Mulher Sem Destino, em 1967, a Globo pediu "socorro" para Janete Clair. O autor Emiliano Queiroz não sabia mais como conduzir a trama e a autora solucionou o problema provocando um terremoto na ilha onde se passava a novela e eliminando a maioria dos personagens.

Fonte: http://exclusivo.terra.com.br

Dicas para negócios na WEB

1. Faço algo que as pessoas queiram
Paul Graham, da Y Combinator, fala muito bem sobre esse assunto na palestra para o startup school 08. Inicialmente, pense em algo que as pessoas queiram, não se preocupe com o modelo de negócio de cara. O exemplo clássico que é citado para esse tipo de pensamento é o Google, que no seu primeiro ano estava dando prejuízo, mas mesmo assim seguium em frente porque sua audiência não parava de aumentar. Até que um dia surge o modelo de negócios de anúncios e engrena o negócio.

2. Comece com um foco e estabeleça prioridades
Um erro comum cometido por startups é querer "abraçar o mundo" ou se perder quanto ao seu objetivo. Estabeleça um "core", um coração do seu negócio, o diferencial que irá dar vida ao negócio. Estabelecido o "core", trabalhe duro nele e concentre-se no seu desenvolvimento. Funcionalidades e características adicionais devem ficar para depois. É melhor ter o seu diferencial funcionando bem do que um monte de coisas que não funcione.

3. Seja ágil, tire a sua idéia do papel
Dependendo do meio que você atue esse ponto pode ser bastante grave. Tratando-se de Internet é gravíssimo. Esqueça o medo de falhar e comece a desenvolver a sua idéia. Provavelmente uma idéia parecida com a sua pode estar sendo desenvolvida ou será em breve. Tenha o mínimo de planejamento necessário para lançar a sua versão inicial e siga o próximo ponto para manter o seu desenvolvimento:

4. Após lançar o seu negócio esteja em constante beta
O nome beta, que constantemente aparece próximo as logomarcas das empresas, deve ser encarado como uma filosofia. Esteja sempre melhorando a sua solução ou alguém irá fazer algo melhor em breve, tente ter sempre alguma vantagem em relação ao que existe no mercado, seja em audiência, performance, visual ou simplicidade. A melhor forma de manter o seu produto em constate evolução é olhar para os dois próximos pontos:

5. Aprenda com a concorrência
A concorrência sempre terá algo para te ensinar seja da forma de como fazer algo ou de como não fazer. Um erro comum cometido é não identificar os seus concorrentes ou achar que a sua solução é tão inovadora que não há concorrentes. Sempre haverá concorrência para qualquer coisa que surja, seja direta ou indireta, pois a economia é fechada. Tente encontrar o mais rápido possível os seus concorrentes e não os perca de vista.

6. Ouça sua audiência
No paradigma de web2.0, a participação dos usuário é algo crucial. Não deixe de ouvir a sua audiência, seja por meio de uma área de feedback ou respondendo e-mails. Provavelmente seus usuário terão as melhores idéias para evoluir o seu produto ou solução, pois provavelmente eles utilizam bem mais do que você.

7. Pense de forma global
Tratando-se de Internet, se você pretende lucrar indiretamente ou sua margem de lucro é baixa, pense em algo global. Não comece criando algo para sua cidade, estado ou país, pense em algo que seja de escala mundial. Trabalhar com lucros indiretos ou publicidade requer uma grande audiência. Você só deve pensar em algo local ou nacional se a sua idéia tem alto valor agregado, como no caso do Camiseteria.

8. Incentive a participação da audiência
O Camiseteria que citei agora a pouco é um ótimo exemplo de participação da audiência. Se possível abra a possibilidade para que sua audiência crie algo ou participe indiretamente da sua empresa. Isso irá criar uma comunidade fiel e que irá divulgar a sua marca, pois a audiência que participa passa a ser parte da marca e também quer a sua divulgação.

9. Não se preocupe com a tecnologia inicialmente
Quem não é da área de TI ou está começando em TI, muitas vezes deixa de iniciar uma idéia por não possuir conhecimento da tecnologia de desenvolvimento. Não se limite ao seu conhecimento tecnológico na hora de conceber idéias. Tecnologia se aprende com cursos, pesquisa na Internet ou pode ser desenvolvida por outras pessoas.

10. Pense no usuário do início ao fim
Os usuário são as pessoas que irão utilizar e viabilizar financeiramente a sua solução, portanto é a parte mais importante. O Google sabe fazer isso muito bem por estar na sua filosofia, design simples, funcional e centrado no usuário, o que faz com que as pessoas queiram utilizar o produto. Estude design de interação ou áreas relacionadas, contrate alguém dessa área, ou tenha alguém desse perfil no seu time. Faça pesquisas com o seu público alvo e sempre esteja atento ao feedback dado por ele.

Fonte:http://www.inovacaoenegocios.com

domingo, 29 de agosto de 2010

Nokta

Nokta . from Onur Senturk on Vimeo.

Quadrinhos - Curtas

The First Witch é a primeira HQ curta que, além de ser vendida exclusivamente no iPad e no iPhone, só pode ser lida "do jeito certo" nos aparelhos. A história depende dos sensores de movimento do tablet e do celular, os tilt sensors, para ser acompanhada.
"É a ilusão", como dizem os autores, "de que você tem uma janela para outro mundo". Eles batizaram o novo formato de tilt comic. A HQ custa US$ 1,99 (R$ 3,60), via iTunes.

Numa coletiva à imprensa dos EUA especializada em quadrinhos esta semana, o escritor Jonathan Hickman e o editor Tom Brevoort declararam que a própria série do Quarteto corre risco de terminar - ou ganhar nova forma - após a saga. Quando questionado se haveria uma série do Quarteto Fantástico daqui um ano, Brevoort respondeu que não."Quando entrei na série, fiz um plano bem extenso para um ano. Esta é a metade do plano. Sentimos que tudo que estávamos construindo, desenvolvendo, para tudo havia razão. Não é só para causar choque, ou só para provar alguma coisa... Tudo tem seu propósito", explica Hickman, que vem sendo aclamado pelos roteiros da série e que adora fazer organogramas para suas séries.
"Three" será "a pior semana na vida do Quarteto Fantástico, onde a casa de cartas começa a cair uma por uma para cada personagem, de forma que ao final não haverá mais quatro deles, e sim três", acrescenta o roteirista. Uma das consequências da saga será uma integração maior da equipe com o resto do Universo Marvel.
Vale lembrar que uma morte de Reed Richards já transformou o Quarteto em trio nos anos 90, mais ou menos 200 edições atrás. Em Fantastic Four #381, de 1993, Reed "morre" numa luta contra o Doutor Destino - e só voltou a aparecer dois anos depois. Embora a série não tenha acabado nem mudado de título, usava-se na época a chamada "Fantastic Three"."Three" começa em setembro na edição 583 de Fantastic Four.

A editora Salamandra está dando continuidade à coleção Ex Libris - iniciada no ano passado com Frankenstein e Robinson Crusoé - com uma nova graphic novel baseada na literatura clássica: As Aventuras de Tom Sawyer.
Produzida na França pela editora Delcourt, a coleção de adaptações é comandada por Jean-David Morvan, nome importante no quadrinho francês.
Em Tom Sawyer, ele inclusive colabora no roteiro baseado na obra de Mark Twain, ao lado de Frédérique Voulyzé e Séverine Lefèbvre.

Fonte: www.omelete.com.br