sábado, 16 de outubro de 2010

Poemas

Consciência Cósmica


Já não preciso de rir.
Os dedos longos do medo
largaram minha fronte.
E as vagas do sofrimento me arrastaram
para o centro do remoinho da grande força,
que agora flui, feroz, dentro e fora de mim...

Já não tenho medo de escalar os cimos
onde o ar limpo e fino pesa para fora,
e nem deixar escorrer a força dos meus músculos,
e deitar-me na lama, o pensamento opiado...

Deixo que o inevitável dance, ao meu redor,
a dança das espadas de todos os momentos.
e deveria rir, se me restasse o riso,
das tormentas que poupam as furnas da minha alma,
dos desastres que erraram o alvo do meu corpo...


João Guimarães Rosa (Magma- Editora Nova Fronteira)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Pensadores - Galileu


Não se pode ensinar nada a um homem; só é possivel ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si.

Nunca encontrei uma pessoa tão ignorante que não pudesse ter aprendido algo com a sua ignorância.

Duas verdades nunca se podem contradizer.

A verdade é filha do tempo, e não da autoridade.

Mede o que é mensurável e torna mensurável o que não o é.

Quanto menos alguém entende, mais quer discordar.

Falar obscuramente qualquer um sabe; com clareza, raríssimos.

O livro do mundo está escrito em linguagem matemática.

A verdade não resulta do número dos que nela creem.

Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos.

A ciência humana de maneira nenhuma nega a existência de Deus. Quando considero quantas e quão maravilhosas coisas o homem compreende, pesquisa e consegue realizar, então reconheço claramente que o espírito humano é obra de Deus, e a mais notável.

Galileu Galilei

Galileu Galilei(Pisa, 15 de fevereiro de 1564 — Florença, 8 de janeiro de 1642) foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.

Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.

Em 1590, publicou o pequeno tratado "De motu", sobre o movimento dos corpos. Com suas experiências de movimento de bolas em planos inclinados aproximou-se do que seria mais tarde conhecido como a primeira lei de Newton. Suas descobertas sobre o movimento tiveram significado especial pela abordagem matemática usada para analisá-las. A abordagem matemática se tornaria a marca registrada da física dos séculos XVII e XVIII e por esta razão Galileu seria chamado o "pai da física matemática"

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Pioneiros - Rossellini

Roberto Rossellini (Roma, 8 de maio de 1906 — Roma, 3 de junho de 1977) foi um diretor de cinema italiano. Rossellini foi um dos mais importantes cineastas do neorrealismo italiano, com contribuições ao movimento, com filmes como Roma, città aperta.

Nascido em uma família rica, Rossellini interessou-se por cinema por influência do avô, proprietário de uma casa de espetáculos. Começou sua carreira realizando alguns curtas. Durante o fascismo, ingressou na indústria cinematográfica italiana, como assistente de direção. Trabalhou como supervisor de alguns filmes, dentre eles L'Invasore, de Nino Giannini, e Benito Mussolini, de Pasquale Prunas.

Seu grande momento veio no final da Segunda Guerra Mundial, quando produziu duas de suas obras-primas, Roma, città aperta (1945, Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Cannes), Paisà (1946) e Germania anno zero (Alemanha, Ano Zero, de 1947), tornando-se um dos principais expoentes do neorealismo do cinema italiano.

O neorrealismo italiano caracterizou-se pelo uso de elementos da realidade numa peça de ficção, aproximando-se até certo ponto, em algumas cenas, das características do filme documentário. Ao contrário do cinema tradicional de ficção, o neorrealismo buscou representar a realidade social e econômica de uma época mostrando-a muitas vezes sem rodeios.
O neorrealismo tem sua importância porque no pós-guerra o cinema estava desacreditado e inócuo, pois a grande guerra acabara com os sonhos de beleza estética e finais felizes comuns ao cinema da época.Este escola renovou e voltou a dar fôlego ao cinema mudando e influenciando o jeito de fazer filmes ao redor do mundo.

Em 1963, Rossellini fez o roteiro de Les Carabiniers (br: Tempo de Guerra), de Jean-Luc Godard. Seus últimos trabalhos datam da década de 60, onde o cineasta trabalhou para a televisão educativa.

Fonte: wikipedia

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fotógrafos - Gisele Freund


Fotógrafa francesa, de origem alemã, nascida em 1908, em Berlim, estudou sociologia antes de fugir aos Nazis. Em 1933 refugiou-se em Paris, onde começou a fotografar como meio de sobrevivência. Trabalhou para as revistas Life e Paris-Match .

Paralelamente, escreveu a sua tese La photographie en France au XIXe siècle , uma abordagem sociológica da fotografia francesa do século XIX.
Em 1935 começou retratar de uma série de intelectuais da época (Colette, Jean-Paul Sartre, André Malraux, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros). Gisele Freund foi pioneira no uso da cor, que lhe permitia conseguir uma aproximação realista e sensível à personalidade do retratado.

Em 1940 refugiou-se na Argentina onde se especializou na área da reportagem.
De regresso a Paris, juntou-se à agência Magnum (1948-1954). Publicou as obras Le Monde et ma Caméra , em 1970, e Photographie et société , em 1974. Faleceu em 2000.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Concurso de Fotografia "Olhares de Luz”


O 1º Concurso Cultural de Fotografia "Olhares de Luz” é um concurso promovido pela HGS Foto Comércio e Manutenção Ltda e fará parte do 2º Encontro Mineiro de Fotografia.

O Concurso Cultural de Foto “Olhares de Luz” doravante denominada simplesmente CONCURSO CULTURAL tem caráter exclusivamente cultural, não subordinado a qualquer modalidade de álea ou pagamento pelos participantes, nem à vinculação deste ou dos participantes à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, conforme a Lei 5.768 de 20/12/71 e o Decreto Lei 70.951 de 09/08/72;

O concurso é aberto à participação de qualquer pessoa maior de 12 anos, residente no Brasil;

As etapas de inscrição dos participantes, envio dos trabalhos serão entregues EXCLUSIVAMENTE no site; www.encontromineirofotografico.com.br mediante preenchimento dos termos e condições do concurso CULTURAL;

Os trabalhos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora, formada por convidados ligados a área da área de fotografia, que escolherá os vencedores de cada categoria.

2º Encontro Mineiro de Fotografia

“O Encontro Mineiro Fotográfico em Minas Gerais.”

Durante os dias 08 e 09 de novembro de 2010, acontecerá a 2ª Edição do evento.
Associar conceitos inovadores, profissionais de destaque na área, tendências e novos lançamentos no mercado fotográfico e oportunidades de bons negócios são alguns dos objetivos do 2º Encontro Mineiro de Fotografia.

Com um cronograma abrangente e diversificado, o evento contará com palestrantes nacionais de destaques da fotografia , workshop, desfiles, bate papo, vendas de equipamentos entre outras atividades.

2º Encontro Mineiro de Fotografia
08 e 09 de Novembro de 2010 a partir das 10h00min.
Local: Work Place Eventos
Avenida Barão Homem de Melo nº 4484 1º andar.
Bairro Estoril – Belo Horizonte – MG
Acesse o nosso site: www.encontromineirofotográfico.com. br e confira a lista dos expositores,palestrantes,cronogramas dos horários e saiba como fazer a sua inscrição.
Visite também o nosso blog: fotoemfocobh.blogspot.com e tenha acesso às atualizações diárias do evento e das principais novidades do mercado fotográfico.

Sobre o concurso

1. O 1º Concurso Cultural de Fotografia "Olhares de Luz” é um concurso promovido pela HGS Foto, Comércio e Manutenção Ltda.

2. O Concurso Cultural de Foto “Olhares de Luz” doravante denominada simplesmente
CONCURSO CULTURAL tem caráter exclusivamente cultural, não subordinado a qualquer modalidade de álea ou pagamento pelos participantes, nem à vinculação deste ou dos participantes à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, conforme a Lei 5.768 de 20/12/71 e o Decreto Lei 70.951 de 09/08/72;

3. O concurso é aberto à participação de qualquer pessoa maior de 12 anos, residente no Brasil;

4. As etapas de inscrição dos participantes, envio dos trabalhos serão entregues
EXCLUSIVAMENTE no site; www.encontromineirofotografico.com.br mediante preenchimento dos termos e condições do concurso CULTURAL;

5. Os trabalhos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora, formada por convidados ligados a área da área de fotografia, que escolherá os vencedores de cada categoria.

Sobre datas e prazos
1. A inscrição dos trabalhos concorrentes vai do dia 18 de setembro até 25 de outubro de 2010;
2. A divulgação dos vencedores pela comissão julgadora será no dia 09 de novembro de 2010;
3. Os ganhadores selecionados deverão enviar em mídia digital e impressa para nós da HGS Foto Comércio e Manutenção Ltda, em conformidade com o item 4 do presente regulamento, juntamente com o Termo de Utilização de Imagens,Ficha de inscrição devidamente preenchidos e assinados para efetivação e recebimento dos prêmios.
4. A entrega da premiação será no dia 09 de novembro de 2010 para os presentes durante a 2ª Edição do Encontro Mineiro de Fotografia, já os demais ausentes a entrega será realizada dentro de sete dias úteis após a referida data.

Sobre os Trabalhos
1. O objetivo do concurso é reunir os diversos olhares, pontos de vista e de arte, dos profissionais e amantes da fotografia no Brasil;
2. Os participantes só poderão inscrever trabalhos de sua autoria, estando os realizadores do concurso cultural isentos de qualquer responsabilidade sobre a utilização indevida de todo ou qualquer bem de titularidade de terceiros, protegido pela legislação de direitos autorais;
4. O participante poderá inscrever os trabalhos, gratuitamente, obedecendo aos critérios estabelecidos, conforme especificado a seguir;
Mínimo: Foto com 3000 x 2000 pixels; JPG, RGB; aproximadamente 300 DPI.
5. Não serão aceitas inscrições de trabalhos que contenham conteúdos pornográficos ou de apelo sexual, bem como qualquer tipo de apologia ao uso de drogas, abuso de me qualquer situação que viole as leis brasileiras, os direitos humanos e os bons costumes.

Sobre a premiação e comissão julgadora
1. Serão realizados dois módulos de premiação:

1º MÓDULO-Participantes presentes durante o 2º Encontro Mineiro Fotográfico nos dias 08 e 09 de novembro de 2010.
2º MÓDULO-Participantes residentes em todo o território nacional.
Premiação 1º MÓDULO/ Participantes presentes durante o 2º Encontro Mineiro Fotográfico nos dias 08 e 09 de novembro de 2010:
1º LUGAR
01 KIT DE FLASHES 100 PROLIGTH CONTENDO 02 UNIDADES DE FLASHES PARA STUDIO FOTOGRÁFICO, TRIPÉS, CABOS DE REDE, CABO SINCRONISMO E MINI-SOMBRINHAS DIFUSORAS.
2º LUGAR
01 KIT DE ACESSÓRIOS DE ILUMINAÇÃO PARA FLASH DEDICADO MAKO CONTENDO 01 ADAPTADOR FLEX MOUNT, CABEÇA GIRATÓRIO PARA CAMERA, MINI BARNDOORS PORTRAIT CA E UM MINI DIFUSOR DOBRÁVEL.
Premiação 2º MÓDULO/Participantes residentes em todo o território nacional:
1º LUGAR
IMPRESORA FOTOGRÁFICA CANON CP780 – ENTRADA USB VISOR DE 2,5’’.
2º LUGAR
01 KIT DE ACESSÓRIOS DE ILUMINAÇÃO PARA FLASH DEDICADO MAKO CONTENDO 01 ADAPTADOR FLEX MOUNT, CABEÇA GIRATÓRIO PARA CAMERA E UM MINI SOFTBOX CA.

2. Os prêmios não podem ser convertidos em dinheiro, de acordo com o art. 1o,
5768/71;
3. Os prêmios são pessoais e intransferíveis.
4. A comissão julgadora escolherá os vencedores do concurso cultural.
5. A decisão da Comissão Julgadora é soberana e irrecorrível, sendo facultada a não
concessão de prêmios;
6. A Comissão Julgadora, constituída especificamente para esse fim, será formada por pessoas de renome e reconhecimento local e por por membros das instituições promotoras.
Sobre as Disposições Gerais
1. O participante deverá ter cópias DISPONÍVEIS dos originais que deverão, caso os trabalhos sejam selecionados, ser enviadas em CD/DVD aos organizadores do concurso cultural, obedecendo às especificações dos módulos inscritos;
2. No caso de inscrição de candidatos de 12 a 18 anos os representantes legais devem assinar o Contrato de Cessão de Imagens. Os representantes legais responderão por questionamento de qualquer espécie relacionado ao concurso. Caso o menor não tenha CPF, poderá colocar os dados do responsável legal.
3. Os participantes autorizam, desde já, o uso do seu nome e de sua imagem para divulgação dos resultados, sem ônus, de qualquer espécie, para os organizadores.
5. Todo o material selecionado passa automaticamente a compor ao acervo do Concurso.

6. Os trabalhos premiados serão exibidos na página do site do 2º Encontro Mineiro de Fotografia, www.encontromineirodefotografia.com.br .

7. A divulgação do resultado do concurso, com a lista dos trabalhos vencedores, será feita na página www.encontromineirofotografico.com.br.

8. O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério dos organizadores, a desclassificação imediata do participante. O ato da inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os termos deste regulamento.

9. Os participantes declaram, desde já, serem responsáveis pela autoria do material
encaminhado e que os mesmos não constituem plágio ou qualquer violação de direitos de terceiros.

10. Os casos omissos e as dúvidas porventura suscitadas serão solucionadas pela Comissão Julgadora do concurso.

11.Os participantes serão os únicos responsáveis por qualquer violação de direitos de terceiros autorais ou de imagem, respondendo por qualquer prejuízo que os organizadores venham a sofrer em razão do uso das imagens, conforme previsto neste Regulamento.

12. Poderá haver mudança na premiação do concurso fotográfico, sem prévia consulta aos Participantes.

13. É vedada a participação no CONCURSO de qualquer funcionário bem como quaisquer pessoas envolvidas diretamente na execução do concurso, em especial os empregados e colaboradores.

Technews

A Samsung lançou nesta semana um novo gravador de DVD externo voltado para netbooks ou notebooks sem drive ótico, o SE-S084F.
De acordo com a empresa, o SE-S084F pode ser conectado à uma porta USB do netbook e não requer fonte de alimentação externa.
Além disso, o drive oferece velocidade de gravação de até 24X para CD-R e RW, 8X para DVD±R e DVD+RW, 6X para DVD±R Dual Layer e DVD-RW, e 5X para DVD-RAM.
O drive utiliza a tecnologia WriteMaster para permitir alto desempenho na gravação mesmo em netbooks mais modestos e também possui proteção contra erros de gravação.
O SE-S084F é compatível com Windows e Mac OS X e já está disponível nos EUA com preço sugerido de US$ 54,99.

A Panasonic apresentou nesta semana o “The Jungle”, seu novo console portátil voltado para jogos online (especialmente MMORPGs).
O console possui um teclado com layout QWERTY, direcional e botões sensíveis ao toque e tela com alta resolução. Além disso, o console também deverá vir com uma porta miniHDMI, uma porta microUSB e entrada para fone de ouvido.
O Panasonic Cloud Entertainment já colocou no ar um site com poucas informações sobre o console.
Ver a Panasonic no mercado de consoles não é novidade, já que a empresa desenvolveu o finado 3DO na mesma época em que o Atari Jaguar, o PlayStation original e outros disputavam o mercado.

A Motorola anunciou nesta semana o lançamento no Brasil de três novos smartphones, o Milestone 2, Spice e o Defy. De acordo com o anúncio, os três são baseados no sistema operacional Android, do Google.
O Milestone 2 vem com o Android 2.2, processador de 1 GHz, possui 8 GB de memória interna (expansível até 32 GB via cartão SD) e suporta a gravação de vídeos em alta definição.
Além disso, a câmera do aparelho inclui suporte para reconhecimento facial. Desbloqueado, o Milestone 2 custará R$ 1.699 e estará disponível em novembro.

Fonte: texto e imagens www.baboo.com.br

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Profissões do Futuro

Nanomédicos, cirurgiões que ampliam a memória, policiais do clima e guias turísticos espaciais estão entre as 107 profissões que estarão em alta no futuro, de acordo com o estudo "The shape of jobs to come" ("Os tipos de trabalhos que virão"), realizado pela consultoria de tendências britânica FastFuture.

Para o estudo, que faz uma análise prevendo o período de hoje a 2030, a empresa ouviu mais de 486 especialistas de 58 países, em cinco continentes.

Levando em conta fatores econômicos, políticos, sociais, demográficos, ambientais e científicos, foi elaborada uma lista que se dividia em "profissões ainda inexistentes", como policial do clima, e as que existem mas cuja demanda deve aumentar, como nanomédico.


Abaixo, dez profissões entre as consideradas mais importantes em um mundo que, segundo a pesquisa, terá que lidar diariamente com as mudanças climáticas, e onde a escassez de água e alimentos será um dos maiores problemas que a comunidade internacional terá que resolver.

O crescimento e o envelhecimento da população devem ser levados em conta. Segundo o estudo, as Nações Unidas prevêem que a população chegue a 9,1 bilhões até 2050. O envelhecimento da população vai pressionar governos, empresas e famílias. E os avanços da ciência e tecnologia vão ter um espaço maior na sociedade. As 20 profissões mais importantes, segundo o estudo, indicam uma tendência de combinar qualificações e habilidades de disciplinas diferentes.

* Policial do clima. As ações de um país podem ter impacto no clima de outro, e serão necessários profissionais que salvaguardem internacionalmente a quantidade de emissões de carvão lançada na atmosfera.

* Fabricantes de partes do corpo. A medicina regenerativa já está dando os primeiros passos. No futuro, serão necessários profissionais que combinem as qualificações médicas com conhecimentos de robótica e de engenharia.

* Nanomédicos. Avanços na nanotecnologia oferecem o potencial de uma gama de artefatos de nível sub-atômico e permitirão uma medicina muito mais personalizada, onde os remédios serão administrados no local exato onde a doença se desenvolveu.

* Farmagranjeiros. Esta profissão envolve conhecimentos farmacêuticos que permitam modificar geneticamente as plantas, de forma que possa ser produzida uma quantidade maior de alimentos, com um maior potencial proteico e terapêutico. Entre as possibilidades do futuro estão tomates que sirvam como "vacinas" ou leite "com propriedades terapêuticas".

* Geriatras. Os médicos especializados no atendimento de pacientes da terceira idade no prolongamento de uma vida ativa têm futuro garantido. E eles deverão cuidar não só do estado físico do paciente, como também de sua saúde mental.

* Cirurgiões para o aumento da memória. É possível que, no futuro, seja possível a implantação de um chip que funcione como um disco rígido para a mente humana e seja possível armazenar nele os fatos que o ser humano não seja capaz de se lembrar. Serão necessários cirurgiões que saibam como realizar essa operação.

* Especialista em ética científica. À medida em que a tecnologia e a ciência se integram mais no dia a dia através da nanotecnologia, do estudo das proteínas do organismo e da genética, surgirá mais polêmica sobre o possível uso maléfico de tecnologias e seu impacto social. Serão necessários profissionais com amplo conhecimento de ciência. No futuro, a pergunta a ser respondida não será apenas "É possível fazer isso?", mas também "É correto que se faça?"

* Especialista em reversão de mudanças climáticas. Haverá cada vez mais uma demanda por profissionais capazes de reverter os efeitos devastadores do fenômeno: pessoas com capacidade para aplicar soluções multidisciplinares como a construção de guarda-sóis gigantes para desviar os raios do sol.

* Destruidor de dados pessoais. No futuro, especialistas vão se dedicar a destruir os dados pessoais e informações sensíveis de indivíduos. Elas devem ser apagadas de forma segura e definitiva para evitar serem alvo de ataques de hackers.

* Organizadores de vidas eletrônicas. A quantidade de informações disponíveis será tão grande que serão necessários profissionais especializados em organizar a vida eletrônica dos indivíduos. Entre as tarefas estarão ler e arquivar correspondência eletrônica, e garantir que um emaranhado de dados existentes esteja organizado de forma coerente.

Fonte: http://educacao.uol.com.br

Curiosidades sobre novelas


1. A primeira novela brasileira foi "Sua Vida me Pertence" de Walter Forster. Teve 20 capítulos com cerca de 15 minutos cada que eram exibidos, duas vezes por semana, ao vivo, às 20 horas. A novela estreou em 21 de dezembro de 1951,na Tv TuPi de São Paulo

2. “A Gata Comeu” (1985)foi a novela das 6 com maior audiência da história;

3. “Locomotivas”(1977) e “Ti ti ti”(1985) foram as novelas das 7 com maior audiência da história;

4. "Roque Santeiro"(1985) foi a novela com maior audiência da história em qualquer horário;

5. Gravaram dois finais para Roque Santeiro, um no qual Porcina fica em dúvida se embarca com Roque no avião ou continua com Sinhozinho Malta, que por fim vai embora. No final exibido a viúva fica ao lado do coronel, e os dois terminam acenando para Roque, que vai embora. De acordo com o documentário "A Negação do Brasil", teria sido gravado um 3º final, aonde Porcina terminava ao lado do capataz Rodésio, interpretado por Tony Tornado, algo que de acordo com as declarações dos envolvidos não teria sido divulgado à imprensa pela Rede Globo;

6. “O Rei do Gado” (1996) é a trilha sonora mais bem sucedida da história da TV nacional, foram vendidas cerca de 1,6 milhão de cópias.

7. Já a primeira telenovela Brasileira a passar diariamente foi "2-5499 Ocupado", na TV Excelsior paulistana às 19 horas e 30 minutos. Estreou em Julho de 1963;

8. Janete Clair foi a única autora, até hoje, a conquistar 100 pontos de audiência, isto é, todos os televisores ligados estavam sintonizados na novela "Selva de Pedra" no capítulo 152 em que Simone (interpretada por Regina Duarte) foi desmascarada;

9. Pantanal também foi a primeira (e por enquanto, a única) novela não-global, desde a falência da TV Tupi em 1980, que conseguiu ultrapassar frequentemente a marca de 40 pontos de audiência, muito além do esperado;

10. Ídolo de Pano (1974)foi a novela brasileira mais cara de todos os tempos. e teve uma versão mexicana dela chamada Vanessa

11. Beto Rockfeller foi a primeira novela a usar a linguagem coloquial na trama utilizando gírias e expressões do cotidiano.E os personagens comentavam as noticias que passavam nos jornais na época;

12. Beto Rockfeller foi a primeira novela a ter o merchandising.Cada vez que o personagem Beto engolia um comprimido Engov ,o ator Luiz Gustavo ganhava dinheiro

13. Beto Rockfeller foi a primeira novela a usar musica pop da época na trilha sonora em vez de usar musica sinfonica tocada por uma orquestra

14. Dizem que a novela Escrava Isaura deteve por um tempo a Guerra da Bósnia durante a exibição dos ultimos capitulos;

15. A maior audiência da Record foi a segunda versão de a Escrava Isaura,de 2005

Fonte: http://fabriciobezerradaguia.blogspot.com

domingo, 10 de outubro de 2010

Bottle

Bottle from Kirsten Lepore on Vimeo.

Muito bom este STOP MOTION sobre o fluxo das marés. Muita criatividade!

Quadrinhos - Curtas

Após aumentarem os preços da maioria de suas séries de sucesso de US$ 2,99 para US$ 3,99 ao longo deste ano, DC Comics e Marvel Comics, as duas maiores editoras de quadrinhos dos EUA, decidiram voltar atrás. Enquanto a DC vai fazer todas suas HQs de US$ 3,99 (R$ 6,70) voltarem a US$ 2,99 (R$ 5) em janeiro, o compromisso da Marvel é que todas as novas séries que lançar a partir de 2011 custarão US$ 2,99.
A primeira grande notícia divulgada no evento(New York Comic Con): o primeiro semestre de 2010 representou uma queda de 12% no mercado de quadrinhos norte-americano, entre mensais e graphic novels (20% especificamente no mercado de mangás).

O relatório de uma pesquisa divulgada pela Simba Information, empresa que estuda o mercado editorial dos EUA, informou que aproximadamente um entre quatro leitores de HQ no país tem 65 anos ou mais. Ou seja, aprendeu a ler na época do lançamento da Marvel de Stan Lee e Jack Kirby.
Outra pesquisa, da Harris Interactive, afirma que 11% dos leitores adultos (18 anos ou mais) nos EUA leram uma graphic novel no último ano. Estratificada por faixa etária, a pesquisa coloca a Geração Y (aproximadamente 18 a 33 anos) como a mais ligada em quadrinhos: 18%. A Geração X (34-45 anos) fica logo atrás, com 11%.
Esta segunda pesquisa diz que apenas 4% dos leitores tem mais de 65 anos. Mas aí entra um detalhe: os questionários da Harris Interactive foram aplicados somente via internet, um método não muito recomendado para pesquisas.

Little Nemo, de Winsor McCay, uma das tiras mais importantes da história dos quadrinhos, vai ganhar nova edição nacional no ano que vem. A informação é do editor André Conti, da Quadrinhos na Cia.
Enquanto a publicação no Brasil é planejada (as tiras já saíram aqui em várias coletâneas, mas nunca completas), a mesma Sunday Press está preparando uma versão das HQs originais para o iPad, que estará disponível em novembro. As tiras completas estarão divididas em três volumes, que custarão de 3,99 a 4,99 dólares (R$ 7 a 8,50).

Fonte: texto e imagens www.omelet.com.br