quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pioneiros - Salomon

Erich Salomon
(Fotógrafo alemão)
28-4-1886, Berlim
7-7-1944, campo de concentração de Auschwitz

Advogado de profissão, foi um dos pioneiros da reportagem fotográfica. Salomon utilizou câmeras de pequeno formato, com objetivas muito luminosas na época (2/85 mm), que permitiam tirar fotografias sem tripé e com pouco tempo de exposição. Criou, deste modo, o instantâneo como gênero por excelência do jornalismo fotográfico. Salomon especializou-se em fotografias de fatos políticos e culturais. Sua obra Contemporâneos Ilustres em Momentos de Descanso (1931) tornou-o célebre. Em 1934, fugiu para a Holanda, de onde foi deportado para Auschwitz, no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

Dr Erich Salomon, que ao “conseguir introduzir-se”, na segunda conferência de Haia (1930), fotografou ministros alemães e franceses a negociarem e discutirem noite dentro, o pagamento da divida de guerra alemã. Se no início da famosa sequência fotográfica a discussão é acesa e o empenho de todos é visível, no final da noite, depois de muitas horas de negociação, mesmo sob a névoa do fumo dos charutos, poucos resistem acordados. Evidentemente ninguém gostava de ser surpreendido em flagrante delito de sonolência durante sessões tão importantes. Gustav Stresemann,o infatigável ministro dos Negócios Estrangeiros alemão acaba por confessar a Salomon: “Antes, podíamos ir à Sociedade das Nações e dormitar um pouco, mas depois que você se tornou fotógrafo, é terrível, nem ousamos fazê-lo, só o fato de saber que podemos ser apanhados em flagrante, mantêm-nos despertos”.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fotógrafos - Stahl

AUGUSTO STAHL (Bergamo, 23 de Maio de 1828 — Alsácia, 30 de Outubro de 1877)

Chegou ao Recife em 1853, registrando entre outros aspectos da vida Pernambucana, a construção da estrada de ferro Recife-Cabo e a visita de Dom Pedro II à cidade em 1859 – ocasião em que presenteou o soberano com um exemplar de seu excelente Memorandum Pittoresco de Pernambuco, contendo 34 fotografias do estado, feitas entre 1854 e 1859. Inicialmente associado à Adolpho Schmidt e Germano Wanhschaffe sob a razão social de Sthal, Schmidt & Companhia, tranferiu-se para o Rio de Janeiro em 1861, passando a identificar a partir de 1863 como Stahl & Wanhschaffe Photographos da Casa Imperial, título que lhes foi outorgado em 21 de abril do mesmo ano. Posteriormente atuando por conta própria, distinguiu-se por um olhar sofisticado e ousado mais próximo da visão contemporânea do que das normas vigentes em seu tempo.

Atuou em Pernambuco até 1861, transferindo-se para o Rio de Janeiro e recebendo do imperador D. Pedro II o título de Photographo da Casa Imperial, em 21 de Abril de 1862. Fotógrafo paisagista, Stahl demonstrou interesse pela natureza tropical. Também documentou a construção da segunda estrada de ferro brasileira e a visita de Dom Pedro II ao Recife, em 1858. Participou de várias exposições fotográficas na década de 1860. É conhecido também por ter retratado o cotidiano do negro escravo.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

4º Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural


4º Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural

Inscrições para a quarta edição do prêmio poderão ser feitas entre os dias 7 de novembro e 8 de dezembro

Fotógrafos, amadores e profissionais, de todo o estado já podem se preparar para o 4º Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). O tema deste ano é O Retrato Fotográfico, cujo objetivo é mostrar o “ser” pernambucano, famoso ou anônimo, e sua representação como integrante de um povo. As 12 melhores imagens, selecionadas por uma comissão julgadora, receberão, cada uma, um premio no valor de R$ 3,5 mil. Além da premiação em dinheiro, as fotos farão parte do acervo da Fundarpe, que poderá publicá-las em calendários e agendas da instituição e exibi-las em mostras.

[ IV Concurso de Fotografia Pernambuco Nação Cultural ] - REGULAMENTO

Podem participar do concurso pessoa física ou jurídica, domiciliada em Pernambuco há, pelo menos, um ano. Cada fotógrafo ou empresa poderá ter, no máximo, duas fotografias premiadas.

As inscrições deverão ser feitas no período de 7 de novembro a 8 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Protocolo Geral da sede da Fundarpe (Rua da Aurora, 463 – Boa Vista – Recife - PE). O documento deve ser direcionado à Coordenadoria de Fotografia. Também serão admitidas inscrições via correio, postadas até o dia 8 de dezembro, como encomenda normal ou Sedex, destinada ao endereço da Fundarpe indicado no edital.

A proposta maior do concurso é incentivar a criatividade e a difusão da produção fotográfica pernambucana. “Os fotógrafos têm uma carência muito grande de prêmios como este. O nosso prêmio, além de promover fotos inéditas no estado, aborda temáticas diversas e interessantes que estimulam a expressão artística. Como é aberto para todas as regiões do estado, o prêmio está trazendo novos nomes para a cena, revelando novos fotógrafos. O concurso já está na sua quarta edição. No ano passado tivemos mais de 300 inscrições, o que demonstra que se trata de um prêmio já consolidado”, diz Geyson Magno, coordenador de Fotografia da Fundarpe.

Mais informações: http://www.fundarpe.pe.gov.br/retrato-e-tema-do-concurso-de-fotografia-pernambuco-nacao-cultural

Technews

A MSI anunciou nesta semana um novo laptop com suporte para tecnologia 3D, o FR600 3D.
De acordo com a empresa, o laptop possui tela de 15.6 polegadas, vem equipado com processador Intel Core i5, até 8 GB de memória RAM, vídeo Intel HD, e saídas HDMI e VGA.
Além disso, o FR600 3D vem com gravador de DVD, disco rígido com 320/500/640 GB de capacidade, webcam com suporte para gravação de vídeos em alta definição (720p), portas USB e eSATA, e suporte para redes sem fio.
A empresa ainda não divulgou o preço e nem quando ele estará disponível.

A Apple anunciou nesta semana que o lançamento do iPhone 4 branco foi adiado novamente. De acordo com o anúncio, o aparelho será lançado apenas durante a primavera norte-americana em 2011.
Este não é o primeiro adiamento do iPhone 4 branco. Em julho deste ano, a Apple informou que o aparelho seria lançado até o final de 2010.
Os motivos para o novo adiamento não foram divulgados pela Apple.

A LG anunciou nesta semana o lançamento do BE12LU30, seu novo gravador de discos Blu-ray externo.
De acordo com a empresa, o drive possui interface USB 2.0 e eSATA, buffer de 4 MB, suporte para a tecnologia LightScribe e velocidades de gravação de até 12X para discos Blu-ray e 16X para DVDs.
O BE12LU30 vem com os softwares Cyberlink PowerProducer, PowerBackup, PowerDVD, Power2Go, já está disponível na Europa por €168 e chegará aos EUA no final do ano.

Fonte: texto e imagens www.baboo.com.br

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Guia de Profissões - Engenharias


Parte III

Engenharia Industrial
A Engenharia Industrial reúne os conhecimentos e as técnicas destinadas a melhorar o desempenho de homens e máquinas através do aperfeiçoamento das linhas de produção e da economia de matérias primas e equipamentos. O Eng. Industrial acompanha o processo industrial na fase posterior ao trabalho do Eng. de Produção.

Engenharia Mecânica
O Engenheiro Mecânico é responsável pelo planejamento e supervisão da fabricação de máquinas, motores, veículos e produtos da indústria mecânica. É ele quem faz o controle da qualidade desses produtos.

Engenharia Mecatrônica
O engenheiro Mecatrônico alia o estudo dos componentes mecânicos e eletrônicos com os equipamentos e processos industriais. O nome é uma fusão de Mecânica com eletrônica. Ele é o profissional o responsável pela automação industrial. Ele projeta , opera e dá manutenção aos chamados robôs industriais, equipamentos do processo de automação programando máquinas, coordenando engenheiros mecânicos e eletrônicos na realização de projetos desta área.

Engenharia Metalúrgica
O Engenheiro Metalúrgico é o responsável pela elaboração, execução e direção de projetos referentes à produção e ao tratamento de metais. É ele quem organiza e orienta a fabricação de metais ferrosos e não ferrosos. Pesquisa e desenvolve tecnologias de transformação dos metais. Orienta e controla todas as fases do processo de sua fabricação até o emprego na indústria.

Engenharia Naval
O Engenheiro Naval é o profissional que desenvolve técnicas de execução que possibilitam a montagem, manutenção e reparo de embarcações, dos equipamentos e das instalações projetadas. As funções são próximas as do engenheiro mecânico relacionadas com a indústria naval. É o responsável por projetos e construção de máquinas marítimas, motores e equipamentos mecânicos para embarcações. Pesquisa novas técnicas de manuseio de cargas de navios e guindastes, e técnicas de proteção e fortalecimento dos cascos dos navios contra impactos em sua estrutura.

Engenharia Química
O Engenheiro Químico trabalha com a fabricação de produtos químicos ou produtos sujeitos a tratamento químico . É o responsável pelo projeto de construção, montagem e funcionamento de novas instalações e fábricas onde se realizarão o preparo ou o tratamento químico. Ele também estuda os processos de produção já empregados em indústrias ou em laboratórios.

Engenharia Sanitária
A Engenheiro Sanitária tem como princípio estudar e aplicar conhecimentos e técnicas relacionadas à construção e ampliação de estações de tratamento de água e esgoto. O Engenheiro sanitarista trabalha em função das necessidades sociais da comunidade ou cidade.

Engenharia Têxtil
O Engenheiro Têxtil é o responsável pela a fiscalização e desenvolvimento dos processos de produção e serviços de manutenção aplicados à fabricação e tratamento de fibras, fios, tecidos e confecções têxteis. Ele faz o controle de qualidade dos fios, fibras e tecidos acabados, registra e prepara catálogos do material produzido, além de planejar produções futuras, e realiza pesquisas de matérias primas.

Fonte: http://www.guiadasprofissoes.com.br

Séries Anos 70

10° Lugar - Isis

A inclusão da série "Poderosa Ísis' nesse blog vem com a intenção de homenagear uma das primeiras séries live-action com uma heroína.

9° Lugar - Hart to Hart

"Casal 20" foi uma série de TV estadunidense que foi ao ar entre 1979 e 1984. O grande diferencial dela é que foi criada por nada menos que Sidney Sheldon.

8° Lugar - Shazam!

A série mostra as aventuras do incrível Capitão Marvel (que é da DC e não da Marvel comics). Apesar do personagem gritar "Shazam!" e essa é uma das poucas partes fieis ao quadrinho.

7° Lugar - Wonder Woman

Então veio a grande musa da DC para a TV Americana. Após o sucesso de Superman nos anos 50 e Batman nos anos 60, Mulher Maravilha apareceu para deixar a DC no domínio.

6° Lugar - Charlie´s Angels

Traduzida para o português como "As Panteras" a série "Charlie´s Angels" traz três belas, corajosas e inteligentes mulheres que trabalham na Agência de Detetives Charles Townsend, comandada pelo misterioso chefe que jamais aparece.

5° Lugar - Land of the Lost

Após o sucesso da série "Terra de Gigantes" dos anos 60, a série "O Elo Perdido" foi lançada por lá focando o publico infantil. Foi exibida pelo SBT nos anos 80.

4° Lugar - Planet of the Apes

A série Planeta dos Macacos foi criada pela CBS, em 1974, baseada no longa metragem de mesmo nome, de 1968.

3° Lugar - The Incredible Hulk

Talvez um dos motivos da DC ter dificuldades para emplacar novas séries, possivelmente foi devido ao Hulk. A Marvel Comics invadiu o mecado de quadrinhos no final dos anos 50 e foi reestruturada no início dos anos 70.

2° Lugar - Kung Fu

Estrelada por David Carradine, o Bill de Kill Bill, a série durou 4 temporadas e atraiu vários fãs para o universo das artes marciais.

1° Lugar - M*A*S*H

Essa possívelmente é a primeira de todas as séries sarcásticas americanas bem-sucedidas e mais elogiadas inspirando muitas outras (leia aqui "Scrubs", "Cugar Town" e "Friends").

Fonte: http://conquistadofuturo.blogspot.com

domingo, 31 de outubro de 2010

Khoda

Khoda from Reza Dolatabadi on Vimeo.

Simplesmente maravilhoso!

Quadrinhos - Curtas

A Marvel Comics divulgou a primeira imagem de Onslaught Unleashed, minissérie prevista para fevereiro de 2011 nos EUA e que traz de volta o vilão Massacre.
Não se sabe ainda se minissérie afetará todo o Universo Marvel e como o vilão vai voltar. As únicas informações divulgadas sobre a HQ é que ela terá roteiro de Sean McKeever, arte do português Filipe Andrade e capa de Humberto Ramos.
Massacre foi o pivô do grande evento da Marvel entre 1996 e 1997. Segundo sua confusa origem, era uma projeção psiônica do lado negro do Professor X, misturado ao lado negro de Magneto.

É raro um encontro do universo da Vertigo com os personagens do Universo DC. Ainda mais rara é a utilização dos personagens da série Sandman em outro contexto (por mais que a DC Comics seja detentora dos direitos, sempre pede autorização, por cortesia, ao criador Neil Gaiman).
Action Comics 894, que saiu esta semana nos EUA, foi uma destas raridades. Na nova fase da revista, o protagonista é Lex Luthor, que está numa jornada pelo mundo em busca de poder. A busca leva-o a encarar a Morte – literalmente.
A edição abre com “agradecimentos muito especiais” a Gaiman nos créditos, que colaborou no roteiro escrevendo as falas de Morte junto ao roteirista da edição, o também britânico Paul Cornell. A arte é de Pete Woods.

A linha de minisséries Zumbis Marvel – criada, não por acaso, pelo especialista em zumbis Robert Kirkman, autor de Os Mortos-Vivos – não para de render títulos na editora do Homem-Aranha. Após a conclusão de Marvel Zombies 5 (sim, o universo paralelo já está na quinta minissérie), este mês nos EUA, os zumbis terão que ir buscar vítimas em outro universo.
A minissérie, que estreia em março nos EUA, começa quando um cientista louco transforma os seres mais poderosos da Terra em monstros canibais. Uma equipe de resgate vai ter que achar uma forma de conter os monstros por ali mesmo – antes que o vírus se espalhe por toda a Terra.
O roteiro é de Frank Marraffino e a arte de Fernando Blanco.

Fonte: texto e imagens www.omelet.com.br