quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Design



São as técnicas usadas na criação e no desenvolvimento de projetos gráficos e de comunicação visual e na concepção artística de peças e objetos.

Curso
O currículo do bacharelado é generalista e possui disciplinas que transitam tanto na área gráfica como na de produto. Assim, o aluno estuda desenho técnico, informática, ergonomia, protótipos, ilustração, modelagem 3D, fotografia, marketing e design, estética, processos gráficos e design gráfico. Alguns cursos possuem direcionamento para uma área, que pode ser design de produto ou design gráfico. Nesse caso, as disciplinas mudam de acordo com a ênfase. Em design gráfico, por exemplo, estudam-se tipografia, computação gráfica, fotografia, identidade visual, entre outras disciplinas. Já em design de produto, o curso possui matérias como projeto de produto, embalagens, materiais industriais, modelagem 3D etc.
Duração média: quatro anos.

Mercado de Trabalho

O mercado está aquecido tanto para os bacharéis como para os tecnólogos. "Nos últimos anos tivemos a entrada de muitos artigos chineses no Brasil. Com isso, as empresas nacionais precisaram inovar os seus produtos, oferecendo um design diferente daquilo que já existia", diz Bruno Manoel Neves, coordenador do curso tecnológico em Design de Produto do IF-SC, de Florianópolis. O mesmo acontece com as grandes e médias empresas que procuram o trabalho do designer gráfico para criar logomarcas e embalagens ou reformar o desenho de logomarcas já em uso. Seja nas grandes indústrias, seja nas empresas familiares, a necessidade de inovação do mercado tornou o designer uma peça-chave nas empresas, o que faz aumentar a procura pelo profissional. Além disso, essa profissão permite atuação em áreas muito diversas, desde criação de embalagens até design de móveis, joias, calçados, moda, utensílios, entre outros, o que facilita a entrada do profissional no mercado de trabalho. Departamentos de marketing e criação de grandes empresas, editoras e escritórios de design são os maiores empregadores do profissional. Na área gráfica, a demanda também é muito boa, já que o país tem cerca de 20 mil gráficas. "A maior procura está na área de gerenciamento da produção, gestão da qualidade, controle de processos e de custos e orçamentos", diz José Pires de Araújo Júnior, coordenador de estágios e professor do curso tecnológico em Produção Gráfica da Faculdade Senai de Tecnologia Gráfica, de São Paulo. O profissional é bastante requisitado no Sudeste, que tem um importante parque gráfico e conta com grande número de multinacionais dos ramos alimentício e têxtil. Na capital paulista, também estão os principais escritórios de design do país. Na Região Sul, os postos de trabalho se expandem a cada ano, por causa do grande parque gráfico e do desenvolvimento do setor industrial, principalmente nos setores têxteis, de calçados e utilidades domésticas.

Salário inicial: R$ 2.000,00 (fonte: prof. Bruno Manoel Neves, do IF-SC).
Fonte: texto resumido de guiadoestudante.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.