sábado, 13 de outubro de 2012

Fotógrafos - Weegee

 Weegee 1899-1968

 Arthur Fellig,Weegee, era um tipo estranho. Tinha um aspecto desmazelado e ao mesmo tempo extravagante. Vivia de noite, tendo por casa o automóvel.A sua ferramenta de trabalho, para além do inseparável automóvel, era uma Speed Graphic, a câmara mais famosa entre os fotojornalistas americanos. Com ela percorreu as ruas novaiorquinas nos anos que sucederam à Lei Seca, as décadas de 30' e 40', captando desapiedadamente o lado negro e marginal da cidade que nunca dorme. Weegee foi o fotógrafo de Nova Iorque.

Era lá que fazia quase toda a sua vida, inclusivamente dormir. No rádio sintonizava as comunicações da polícia e quando ouvia relatos de algum desastre ou crime metia-se logo a caminho para o local. Quase sempre era o primeiro a chegar e, por isso, a suas fotografias se tornaram únicas. De regresso ao automóvel sentava-se na bagageira a escrever à máquina. Dizem que era também lá que revelava as fotografias.
 
A sua ferramenta de trabalho, para além do inseparável automóvel, era uma Speed Graphic, a câmara mais famosa entre os fotojornalistas americanos. Com ela percorreu as ruas novaiorquinas nos anos que sucederam à Lei Seca, as décadas de 30' e 40', captando desapiedadamente o lado negro e marginal da cidade que nunca dorme. Weegee foi o fotógrafo de Nova Iorque.Negras eram também as suas fotografias, de um negro absoluto, algo fantasmagóricas e fortemente contrastadas, resultado de uma opção estética deliberada (recorria ao flash mesmo de dia). Possuía um forte sentido estético e cenográfico. As suas imagens não eram neutras ou inocentes; eram agressivas, chocantes, cáusticas, sarcásticas, por vezes, e tinham uma forte carga simbólica. Weegee sabia o que queria.

Durante dez anos assim viveu e fotografou este fotojornalista. Depois partiu para outros voos. Em 1946 publicou o livro Naked City, onde deu a ver ao público as imagens nuas e cruas que captou nessa década e que esculpiram definitivamente a sua fama.

http://obviousmag.org/archives/2007/11/nova_iorque_nua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.