segunda-feira, 10 de junho de 2013

Fotógrafos - Georg Leuzinger


Georg Leuzinger (1813-1892), nascido em Cantão de Glaris, Suíça, também conhecido como Georges Leuzinger, foi um fotógrafo suíço que realizou uma série de fotografias paisagísticas do Rio de Janeiro, especialmente das regiões serranas. Ele chegou ao Brasil com apenas 19 anos, em 1832.

Supõe-se que deve ter vindo para as terras latino americanas provavelmente pelo pedido de seu tio Jean Jacques Leuzinger, proprietário de uma casa de comissões e exportações. E foi aqui no Brasil que o jovem iniciou sua longa carreira comercial na capital do Império. Em 1840, adquiriu a papelaria e oficina de encadernação de Jean Charles Bouvier.



Após alguns anos, ampliou as atividades da casa montando uma oficina de estamparia e gravura. Nos anos de 1850, já contava também com uma tipografia e litografia. Já estava no ramo das artes gráficas quando se interessou pela fotografia. O estabelecimento de Leuzinger publicou obras editorias importantes, como o Catálogo da Exposição de História do Brasil, considerada até como "o maior monumento bibliográfico da história do Brasil até hoje erguido." Georges Leuzinger faleceu no Rio de Janeiro em 1892.

Estas são somente algumas informações sobre este fotógrafo, pois muitas se perderam ou não foram registradas de maneira apropriada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.