segunda-feira, 17 de junho de 2013

Pedro Hees

Pedro Hees (Alemanha 1841 - Petrópolis RJ 1880). Fotógrafo. De biografia pouco conhecida, é marceneiro antes de se tornar fotógrafo e de abrir um bem sucedido estúdio na Praça Dom Afonso 8 (atual Liberdade), em Petrópolis, Rio de Janeiro, 1870. É retratista, mas demonstra um interesse especial pela fotografia paisagística, tendo documentado praticamente todas as ruas da cidade no período situado entre 1865 e 1875. Com sua morte prematura em 1880, quando contava apenas com 39 anos de idade, dois de seus doze filhos, Numa e Otto, o sucedem à frente de seu estabelecimento. Uma parte do trabalho de Pedro Hees pode ser conferido na publicação "Vistas de Petrópolis".

A família Hees também marcou a fotografia de Petrópolis, tendo contato estreito com o Imperador. O alemão Pedro Hees trabalhou de 1870 até sua morte prematura aos 39 anos, em 1880, quando deixou viúva e doze filhos, alguns dos quais assumiram o estúdio. Entre eles destacou-se Otto, de carreira bastante produtiva, que se notabilizou como o autor da última foto da Família Imperial no Brasil, tirada na escadaria do Palácio da Princesa Isabel em Petrópolis, poucos dias antes da Proclamação da República e conseqüente banimento de Dom Pedro II".Otto Hees (Petrópolis RJ 1870 - idem 1941). Fotógrafo.
É exímio retratista, autor de dois trabalhos de grande importância histórica: a última fotografia da família imperial em Petrópolis, tirada poucos dias antes
da Proclamação da República e o consequente banimento destes do país; e a assinatura do Tratado de Petrópolis (que assegura a posse do Acre ao Brasil), na residência do barão de Rio Branco, na mesma cidade, em 17 de novembro de 1903. A partir de meados da primeira década do século XX, orienta-se para a política, sendo inicialmente vereador e, sucessivamente: juiz de paz, secretário executivo do município e delegado de polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.