terça-feira, 30 de julho de 2013

François Truffaut

François Truffaut (1932 — 1984) cineasta francês. Um dos fundadores do movimento cinematográfico conhecido como Nouvelle Vague e um dos maiores ícones da história do cinema do século XX, em quase 25 anos de carreira como diretor Truffaut dirigiu 26 filmes, conseguindo conciliar um grande sucesso de público e de crítica na maior parte deles.

Menino problema, cinéfilo radical, crítico de cinema militante e, aos 27 anos, diretor consagrado no Festival de Cannes com seu primeiro longa “Os Incompreendidos” (Les 400 Coups, 1959), François Truffaut deu aos seus filmes muito do que vivia na própria vida.

Como crítico e membro fundador da revista Cahiers du Cinema, questionou com fúria juvenil o cinema francês vigente na época, abrindo espaço para a "Nouvelle Vague” que aconteceu principalmente com ele mesmo, Jean Luc Godard, Eric Rhomer, Alain Resnais e Claude Chabrol. O movimento rompia com o sistema tradicional implantado pela industria cinematográfica e defendia a produção de filmes autorais, intimistas e de baixo orçamento, com a idéia de que o diretor é o principal criador de um filme e deve ter total liberdade para concebê-lo.

Junto com Jean-Luc Godard, Truffaut foi uma das mais influentes figuras do novo cinema francês e inspirou cineastas como Steven Spielberg, Quentin Tarantino, Brian De Palma e Martin Scorsese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.