segunda-feira, 1 de julho de 2013

Guilherme Gaensly

Guilherme Gaensly, nascido Wilhelm Gänsli, (Wohlhausen, 1843 — São Paulo, 1928) foi um fotógrafo suíço-brasileiro que se dedicou ao retrato e à documentação inicialmente na Bahia até meados da década de 1880 e posteriormente em São Paulo, onde foi um dos mais ativos autores de cartões-postais da cidade entre 1895 e 1925.

Não há, entretanto, registro do seu rosto e poucas informações acerca de sua vida, fora o notável acervo fotográfico deixado.

Guilherme Gaensly inicialmente atuou em Salvador, em 1871, com a Abre a
Photographia Premiada, na estrada do Manguinho, em sociedade com Waldemar Lange e J. Scheier. Em 1877 transferiu-se para a Ladeira de São Bento, com a denominação de Photographia do Commercio, e em 1882 associou-se a Rodolpho Lindemann, transferindo seu estúdio para o Largo do Theatro. No período de 1882 a 1884 elaborou o Álbum da Estrada de Ferro Central de Alagoas, Maceió e Vila Imperatriz.Em 1895 mudou-se para São Paulo, onde teve fotos publicadas no livro São Paulo 1895, de Gustavo König Wald, e viria a tornar-se nas duas décadas seguintes o mais destacado paisagista do estado de São Paulo, onde acompanhou o vertiginoso processo que transformou a São Paulo do final do século XIX na grande metrópole das primeiras décadas do século XX. 


No período de 1900 a 1910 a firma, na Rua Boa Vista, editou várias séries de cartões postais sobre a cidade de São Paulo, as melhores de seu tempo. A residência Von Büllow, dada sua posição e altura, serviu de plataforma para fotos panorâmicas da Paulista, integrantes de uma série surgida nos primeiros anos do século XX, com cem vistas de São Paulo. Também fotografou a cultura cafeeira de Araraquara, Ribeirão Preto, Campinas, São Manoel, Santa Cruz das Palmeiras, do café do interior do estado e do Porto de Santos. Trabalhou intensamente até 1921, e neste período Gaensly produziu milhares de imagens que se tornaram ícones de representação da cidade de São Paulo do início daquele século.

Gaensly colaborou durante 25 anos com a São Paulo Tramway Light and Power Company (atual EletroPaulo), o que lhe deu a chance de aprimorar seu enorme pendor para a paisagem, expresso na ampla documentação do processo de modernização da cidade de São Paulo
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