sábado, 20 de julho de 2013

Monet

Oscar-Claude Monet (1840 — 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.

O começo de sua carreira artística foi marcado por dificuldades financeiras. Porém, na década de 1870, começou a obter sucesso. Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza. Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes. Neste contexto artístico, podemos citar a série de pinturas que realizou sobre a catedral de Rouen (1892-1894), onde o artista retratou a construção em diversos momentos do dia, com variações de luminosidade.

O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, Impressão, nascer do sol", quando de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy: "Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha.A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.

A leitura da pintura impressionista é muito válida para os fotógrafos, pois as análises e descrições destes pintores sobre os efeitos da incidência da luz, nos variados horários do dia e em épocas diferentes do ano, nos objetos retratados, serviram de base para os grandes fotógrafos da século 20 criarem suas obras.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.