quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Auguste Comte

"O tempo corresponde a regular o presente a partir do futuro deduzido do passado."

"A moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas."

"A liberdade é o direito de fazer o próprio dever."

"Não se conhece completamente uma ciência enquanto não se souber da sua história."

"O progresso não é mais do que o desenvolvimento da ordem."

"Viver para os outros é não somente a lei do dever como da felicidade."

"Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto."

"Não existe sociedade sem governo, assim como governo sem sociedade."

"Saber para prever, a fim de poder."

"Nada é mais oposto às belas-artes do que a visão estreita, o movimento demasiado analítico e o abuso do raciocínio, próprios ao nosso regime científico, aliás tão funesto ao desenvolvimento moral, primeira fonte de toda a disposição estética."


"A arte reconduz suavemente à realidade as contemplações demasiado abstratas do teórico, enquanto impele com nobreza o prático para as especulações desinteressadas."

"Como a arte deve sobretudo desenvolver em nós o sentimento da perfeição, jamais tolera a mediocridade: o verdadeiro gosto sempre supõe um vivo desgosto."

"Mesmo que a terra fosse dentro de pouco tempo abalada por um choque celeste, viver para o outro, subordinar a personalidade à sociabilidade, não cessariam de constituir até ao fim o bem e o dever supremos."


Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798 — 1857) foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo.

Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas.

O filósofo viveu num período da história francesa em que se alternavam regimes despóticos e revoluções. A turbulência levou não só a um descontentamento geral com a política como a uma crise dos valores tradicionais. Comte procurou dar uma resposta a esse estado de ânimo pela combinação de elementos da obra de pensadores anteriores a ele e também de alguns contemporâneos, resultando num corpo teórico a que chamou de positivismo.

Um dos fundamentos do positivismo é a idéia de que tudo o que se refere ao saber humano pode ser sistematizado segundo os princípios adotados como critério de verdade para as ciências exatas e biológicas. Isso se aplicaria também aos fenômenos sociais, que deveriam ser reduzidos a leis gerais como as da física. Para Comte, a análise científica aplicada à sociedade é o cerne da sociologia, cujo objetivo seria o planejamento da organização social e política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado, sua opinião é importante para nós.