quinta-feira, 23 de maio de 2013

Concurso de fotografia Alemanha no Brasil




A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, em parceria com o DZT (Centro de Turismo Alemão) e o Club Transatlântico, promove o concurso de fotografia "Alemanha no Brasil: um espelho em fotos". O projeto faz parte das atividades da Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014, e busca a aproximação dos dois países por meio da fotografia e do turismo. O objetivo do concurso é a interpretação de cinco fotos-base, promovendo um espaço criativo para os brasileiros, estimulando o turismo, a interação entre as duas culturas e destacando a presença alemã no Brasil.


Os autores dos cinco melhores trabalhos ganharão uma viagem ao país europeu, com tour pelos locais apresentados nas fotos-base. Os participantes devem ser brasileiros ou residentes no Brasil, e poderão concorrer com fotografias que abordem, representem ou mais se aproximem dessas fotografias, categorizadas em temas:


Cultura

Economia

Esporte

Sociedade

Turismo


As fotos válidas para o concurso devem ser feitas em território brasileiro.

Cada uma das cinco categorias terá um vencedor, escolhido a partir de duas etapas: votação pública online no hotsite do concurso (www.alemanhanobrasil.com.br) de 16 de maio a 2 de setembro e posterior avaliação de banca julgadora liderada pelo artista e fotógrafo Caio Reisewitz.

O prêmio é uma viagem de 10 dias para a Alemanha com tour guiado por profissionais do DZT pelos locais apresentados nas fotografias originais.

Ao final do concurso, será organizada ainda uma exposição no Club Transatlântico, em São Paulo, com as fotos originais, as fotos premiadas e as fotos tiradas pelos ganhadores em sua viagem.


Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.alemanhanobrasil.com.br/participe e fazer o cadastro. Ao registrar-se, cada participante poderá concorrer com até três fotografias para cada categoria, enviando esse limite de arquivos no tamanho de 3 a 5 megabytes por imagem a qualquer tempo e hora entre 16 de maio e 30 de agosto.









Cronograma

- Lançamento e início do concurso: 16 maio de 2013

- Prazo de inscrição: 16 de maio a 30 de agosto de 2013

- Votação online: 16 de maio a 2 de setembro de 2013

- Comunicado aos selecionados em votação pública: 4 de setembro de 2013

- Avaliação da banca julgadora: entre 5 e 11 de setembro

- Comunicado aos vencedores: 12 de setembro

- Cerimônia de premiação: 26 de setembro

- Viagem à Alemanha: ida em 28 de setembro e volta em 6 de outubro

- Vernissage da exposição: 28 de novembro de 2013


quarta-feira, 22 de maio de 2013

terça-feira, 21 de maio de 2013

Technews - FotoDNA

A artista Heather Dewey-Hagborg, que mora atualmente no Brooklyn, em Nova York, coleta unhas cortadas, fios de cabelo, chicletes mastigados e bitucas de cigarros para obter o DNA de alguém.E com esse tipo de material ela tenta recriar o rosto da pessoa que colou o chiclete no ponto de ônibus, baseado em seu código genético. As esculturas são modeladas em um software criado por Dewey-Hagborg e, depois, produzidas em impressoras 3D.

Infelizmente, o rosto não é exatamente igual ao do detentor do fio de cabelo ou do toco de cigarro, já que a artista leva em conta apenas três traços para a construção da escultura: sexo, cor dos olhos e etnicidade proveniente da mãe.

De acordo com a Discovery News, novas marcas genéticas serão adicionadas em breve, como forma de expandir o projeto. Entre elas estão a presença de sardas ou a possibilidade de a pessoa ser ou não obesa, o que tornaria o resultado final mais realista.

Fonte: Texto resumido e adaptado - Discovery News

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Augusto Malta


Augusto César Malta de Campos (1864-1957)

Foi um dos mais importantes fotógrafos do Brasil no final do século XIX e início do século XX. Seu trabalho como fotógrafo oficial do Distrito Federal (então no Rio de Janeiro) entre as décadas de 1900 e 1930, nomeado por Pereira Passos, permitiu criar um gigantesco acervo que documentou as transformações pelas quais passou a capital do Brasil no início do século XX.

Nascido na província de Alagoas, mudou-se para a Corte Imperial aos 24 anos, em 1888, e foi trabalhar com comércio de tecidos. No ano seguinte, foi proclamada a República e o Rio passou a ser "Distrito Federal". A partir de 1900, Malta interessou-se pela fotografia, então praticada e divulgada na cidade por Marc Ferrez e exerceu a atividade como amador. Em 1903, foi nomeado fotógrafo oficial da Intendência do Distrito Federal por Pereira Passos, de quem se tornou amigo pessoal. Exerceu o cargo até 1936.

Entre os fatos documentados por sua obra estão a demolição do Morro do Castelo, a Revolta da Vacina, a inauguração da Avenida Central (hoje Rio Branco), a Exposição Nacional de 1908, a Exposição Internacional do Centenário da Independência, em 1922 e a inauguração da estátua do Cristo Redentor. Também registrou imagens da vida cotidiana, a arquitetura, as alterações urbanísticas (como as primeiras favelas), manifestações culturais como festas, o carnaval, as "Batalhas das Flores" e desfiles cívicos e militares.

A maior parte de suas fotografias encontra-se dividida entre o Museu da Imagem e do Som e o Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. São, ao todo, 80 mil fotos, incluindo 2.600 negativos em vidro e 40 panorâmicas.

Faleceu com 93 anos de idade, no Hospital da Ordem Terceira da Penitência, no Rio de Janeiro.

domingo, 19 de maio de 2013

Fernando Pessoa


Deus costuma usar a solidão
Para nos ensinar sobre a convivência.
Às vezes, usa a raiva para que possamos
Compreender o infinito valor da paz.
Outras vezes usa o tédio, quando quer
nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
sobre a responsabilidade do que dizemos.
Às vezes usa o cansaço, para que possamos
Compreender o valor do despertar.
Outras vezes usa a doença, quando quer
Nos mostrar a importância da saúde.
Deus costuma usar o fogo,
para nos ensinar a andar sobre a água.
Às vezes, usa a terra, para que possamos
Compreender o valor do ar.
Outras vezes usa a morte, quando quer
Nos mostrar a importância da vida.

Fernando Pessoa