sábado, 10 de agosto de 2013

Caravaggio

Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571 – 1610) pintor italiano atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, entre 1593 e 1610. É normalmente identificado como um artista barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante.

Uma das características mais importantes de suas pinturas é retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma: vendedores, músicos ambulantes, ciganos, prostitutas. Outra característica marcante são os efeitos de iluminação criados pelo jogo de luzes e sombras, que causam um impacto realista em seus quadros.

Ele geralmente usava um fundo escuro e agrupava a cena em primeiro plano com focos de luz sobre os detalhes, ressaltando principalmente os rostos. Estes efeitos receberam o nome de tenebrismo.O uso de sombra e luz é marcante em seus quadros e atrai o observador para dentro da cena - como fica bem demonstrado em A ceia de Emaús.

Considerado tanto fascinante quanto turbulento, o artista estava sempre envolvido em duelos e discussões. "Não sou um pintor valentão, como me chamam, mas sim um pintor valente, isto é, que sabe pintar bem e imitar bem as coisas naturais", disse Caravaggio perante o tribunal que julgava sua primeira acusação de perturbar a ordem pública.


sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Exposição - Dostoiévski

Exposição exibe 64 gravuras feitas para livros de Dostoiévski

O Museu Lasar Segall (zona sul de São Paulo) inaugurou no sábado (27/7) a exposição "Noites Brancas: Dostoiévski Ilustrado".

Nela é exibida uma série de litografias que Lasar Segall (1891-1957), artista lituano naturalizado brasileiro, fez em 1917 baseado na novela "Uma Criatura Dócil", do escritor russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881) -criador de "Crime e Castigo", "O Jogador" e "O Idiota".

Exposição Noites brancas: Dostoiévski ilustrado
de 27 de julho a 29 de setembro de 2013
Diariamente das 11h00 às 19h00
Fechado às terças-feiras


Museu Lasar Segall
Rua Berta, 111 - São Paulo -Capital

Mais informações: http://migre.me/fHnnq

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Boécio

“Tudo é conhecido, não conforme si mesmo, mas de acordo com a capacidade do conhecedor.”

"Se tivesses ficado calado, terias continuado filósofo."

"A avareza torna odioso o homem; a liberalidade torna-o estimado."

"Em toda a adversidade do destino, a condição que gera mais infelicidade é o fato de se ter sido feliz."

"Inconstância é minha essência."

"Os bons momentos passam, mas os maus também. Mutabilidade é nossa tragédia, mas também nossa esperança. Os piores momentos, e os melhores, sempre passam."

"A verdadeira e perfeita felicidade é aquela que torna um homem completamente independente, poderoso, respeitável, ilustre e feliz."

"Estranha felicidade esta, proporcionada pelos bens terrestres: só se pode possuí-la ao custo da própria tranquilidade!"

"Mesmo quando o mérito está na origem da glória, o que ela pode acrescentar na consciência do sábio, que avalia o que é bom ou não para si, e não se apega ao rumor do público, mas à verdade de sua consciência?"

"Os mortais têm todos uma única preocupação pela qual não medem esforços; seja qual for o caminho tomado, o objetivo é sempre o mesmo: a felicidade."

"Quanto aos amigos, são o tesouro mais sagrado que temos, pois eles nos foram dados pela virtude e não pela Fortuna."

"Somente a bondade pode elevar um homem acima da natureza humana, a maldade rebaixa os que a ela se aplicam para aquém do nível humano."

"Uma consciência, quando se vangloria muito de si mesma, diminui cada vez mais o seu mérito e recebe em troca só o prêmio da fama."


Anício Mânlio Torquato Severino Boécio (480 — 524 ou 525), mais conhecido simplesmente por Boécio, foi um filósofo, estadista e teólogo romano que se notabilizou pela sua tradução e comentário do Isagoge de Porfírio, obra que se transformou num dos textos mais influentes da Filosofia medieval europeia. Traduziu, comentou ou resumiu, entre outras obras dos clássicos gregos, para além do Isagoge de Porfírio e do Organon de Aristóteles, vários tratados sobre matemática, lógica e teologia.

Sendo senador de Roma, no ano de 510 foi nomeado cônsul e em 520 foi elevado a chefe do governo e dos serviços da corte pelo rei ostrogodo Teodorico o Grande. Pouco depois, devido a desacordos políticos e por ter apoiado um senador apontado pelo rei como traidor, foi ele próprio acusado de traição a favor do Império Bizantino e de magia, sendo subsequentemente torturado, condenado à morte e executado. 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Federico Fellini

Federico Fellini (1920 — 1993) foi um dos mais importantes cineastas italianos.

Fellini ficou eternizado pela poesia de seus filmes que mesmo quando faziam sérias críticas à sociedade, não deixavam a magia do cinema desaparecer. Fellini ficou famoso pela estrutura cult de seus filmes. Geralmente fazia críticas ao totalitarismo, marxismo, à Igreja Católica (Fellini chegou às vezes até a elogiá-la apesar das críticas que ele fazia à Igreja), capitalismo e a influência americana nos costumes de outros países, principalmente na Itália.

Começou como jornalista em Florença, na revista de humor "Marc Aurelio", demonstrando ser excelente desenhista e caricaturista. Logo depois, passou a escrever pequenos roteiros e piadas para comediantes. Seus mestres no cinema foram Rossellini, para quem trabalhou em vários projetos.

Fellini escrevia roteiros, mas sempre a contragosto. Dizia que era uma pena transformar em palavras o que, na verdade, deveria ser transportado diretamente da sua imaginação para o filme. Gostava de improvisar, de trabalhar com não-atores e de não planejar muito sistematicamente sua rotina de trabalho.

Fellini não se sentia à vontade com cobranças ideológicas: "Minha natureza não é política; e o discurso político me confunde na maioria das vezes. Não o compreendo. Mas confesso isso como uma fraqueza, como uma de minhas carências."

Serviços online para criar portfólio na internet

Cada serviço online pode se adaptar da melhor forma para um tipo de conteúdo diferente. Por isso, segue uma lista de sites em que você pode se cadastrar (gratuitamente ou pagando pacotes) para montar sua pasta virtual.


1 - Kawek

O site, em português, permite cadastrar até 30 álbuns, cada um com capacidade para 20 imagens, materiais em Flash ou vídeos.
Com este portfólio online, além de publicar os trabalhos é possível escrever sobre eles, personalizar sua página (definindo as cores, editando o plano de fundo, organizando a diagramação dos itens etc.) e obter estatísticas com a sua conta Google Analytics.

2 - Wix

Além de disponibilizar em vídeo um passo a passo de como criar a sua página, este site tem como grande aliado o “Editor Grátis Wix”, que permite montar portfólios de maneira simples e com praticidade.
Também é possível construir galerias, adicionar quantas páginas você quiser, fazer upload de fotos do seu computador — que servirão como plano de fundo do template — e utilizar páginas pré-fabricadas para facilitar todo o processo.

3 - Carbonmade

Na lista dos mais conhecidos, o Carbonmade possui cerca de 480 mil portfólios registrados e permite que você defina o seu URL: “seu nome.carbonmade.com”.


4 - Coroflot

Através do Coroflot, você pode divulgar seu portfólio e, de quebra, ficar atento e se candidatar a vagas de emprego. Ele também permite ver a quantidade de visitas no seu perfil e nos trabalhos, além de possuir um número ilimitado de uploads de arquivos.


5 - Dribbble

O Dribbble é uma plataforma para que seus trabalhos sejam apresentados a partir de screenshots. Com ele, os visitantes podem postar comentários sobre os materiais expostos, além de “curtir” e twittar sobre o trabalho.

6 - Behance

Os desenvolvedores do Behance alegam que o site adquire uma circulação de visitantes 15 vezes maior que outros domínios. Ele permite publicar textos, imagens, áudio e vídeos, transformando o seu portfólio em uma galeria online.

7 - Worksimple

Funcionando quase como uma rede social, o Worksimple permite que você divida — além do portfólio, detalhando cada trabalho — seus objetivos profissionais e o foco da sua carreira.

8 - DeviantArt

Com muitos usuários, o DeviantArt é uma boa ferramenta para designers, arquitetos e demais profissionais que utilizam a junção “criatividade + imagem” para crescer profissionalmente.
O site se considera a maior comunidade mundial de arte online, apresentando 197 milhões de peças e contando com mais de 20 milhões de artistas e apreciadores de arte registrados. Em outras palavras: um serviço bastante conhecido e útil para divulgação de trabalhos artísticos.

9 - Krop

O Krop permite organizar um portfólio online a partir de modelos pré-definidos, além de dar a opção de adicionar um currículo à página.

10 - Flickr

Muitos podem vê-lo apenas como um site para publicação de fotos, mas o Flickr também pode ser uma boa forma de divulgar trabalhos, basicamente os que envolvam imagens — como peças publicitárias, logos, ilustrações, entre outros.

11 - 500px

O 500px provavelmente segue o Flickr na lista de sites preferidos dos fotógrafos. A grande vantagem aqui é que, além de mostrar suas fotografias com facilidade, você ainda pode vender suas obras pelo próprio site.


12 - Designrelated

O Designrelated funciona de forma semelhante ao Behance. Nele, você pode encontrar profissionais, buscar inspirações e mostrar seu trabalho. As diferenças entre os dois serviços estão nas formas de interação e layouts de páginas.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Viagem do Duque de Saxe


Augusto Riedel

Augusto Riedel (Alemanha 1836 - s.l. ca.1877).

Fotógrafo ativo no Brasil entre as décadas de 1860 e 1880. Alemão, possuiu estúdio à rua Direita nº 24 em São Paulo (SP), na década de 1860, sendo dotado de talento indiscutível. Foi autor do excelente álbum intitulado Viagem de S. S. A. A. Reaes Duque de Saxe e Seu Augusto irmão Luiz Philippe ao interior do Brazil, que congregava as fotografias realizadas durante a viagem do genro do imperador Pedro II, Dom Luis Augusto de Saxe Coburgo e Gotha, marido da princesa Leopoldina, às províncias de Minas Gerais, Bahia e Alagoas em 1868.

Teve ainda diversas vistas de sua autoria incluídas pelo barão do Rio Branco no Album de vues du Brésil, integrante do livro Le Brésil, de Levasseur, publicado em Paris por ocasião da Exposição Universal de 1889, obra fundamental da fase de transição do período imperial para o republicano.

O pouco que se sabe sobre este fotógrafo atuante no Brasil do século 19 pode ser visto no link a seguir do google books:

http://migre.me/fEVLv

domingo, 4 de agosto de 2013

Ezra Pound

E ASSIM EM NÍNIVE

"Sim! Sou um poeta e sobre minha tumba
Donzelas hão de espalhar pétalas de rosas
E os homens, mirto, antes que a noite
Degole o dia com a espada escura.

"Veja! não cabe a mim
Nem a ti objetar,
Pois o costume é antigo
E aqui em Nínive já observei
Mais de um cantor passar e ir habitar
O horto sombrio onde ninguém perturba
Seu sono ou canto.
E mais de um cantou suas canções
Com mais arte e mais alma do que eu;
E mais de um agora sobrepassa
Com seu laurel de flores
Minha beleza combalida pelas ondas,
Mas eu sou poeta e sobre minha tumba
Todos os homens hão de espalhar pétalas de rosas
Antes que a noite mate a luz
Com sua espada azul.

"Não é, Ruaana, que eu soe mais alto
Ou mais doce que os outros. É que eu
Sou um Poeta, e bebo vida
Como os homens menores bebem vinho."

(tradução de Augusto de Campos)

SAUDAÇÃO

Oh geração dos afetados consumados
          e consumadamente deslocados,
Tenho visto pescadores em piqueniques ao sol,
Tenho-os visto, com suas famílias mal-amanhadas,
Tenho visto seus sorrisos transbordantes de dentes
          e escutado seus risos desengraçados.
E eu sou mais feliz que vós,
E eles eram mais felizes do que eu;
E os peixes nadam no lago
          e não possuem nem o que vestir.

(tradução de Mário Faustino)


Ezra Weston Loomis Pound (1885 — 1972) poeta, músico e crítico literário americano que, junto com T. S. Eliot, foi uma das maiores figuras do movimento modernista da poesia do início do século XX. Ele foi o motor de diversos movimentos modernistas, notadamente do Imagismo e do Vorticismo.
Sua obra, carregada de citações e alusões históricas, permanece uma das mais controversas da poesia deste século. A influência de Ezra Pound e do seu projeto de renovação da linguagem poética fez-se sentir em Joyce, Yeats, William Carlos Williams e particularmente em T. S. Eliot, que submeteu o manuscrito da sua obra The Waste Land à apreciação de Pound antes de o publicar em 1922. As correções feitas por Pound mereceram-lhe a dedicatória de Eliot: "For Ezra Pound, il miglior fabbro" (A Ezra Pound, o melhor artífice).